07 abril 2010

ENEM e revalidação de diplomas são temas de encontro da Comissão de Ensino Médico


Dr. Jeancarlo Cavalcante compondo a mesa

A Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM) debateu, na tarde desta terça-feira (6 de abril), projetos que tramitam no Congresso trazendo novas propostas sobre revalidação de diplomas.

Além de analisarem o projeto-piloto de revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior, dos Ministérios da Educação e da Saúde foram mencionados outros projetos que tramitam no país. A entidade estuda o posicionamento com relação a eles. Um exemplo é o PLS 400/2007, que altera as diretrizes e bases da educação nacional, de forma a permitir que universidades e centros universitários, públicos ou privados, possam revalidar diplomas expedidos por universidades estrangeiras.

O coordenador da Comissão e vice-presidente do CFM, Carlos Vital, sugeriu um encontro com a Comissão de Assuntos Políticos da entidade para melhor conhecimento da tramitação desses projetos e das ações desenvolvidas pela citada comissão.

Membros da Comissão avaliaram também a programação do Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM 2010), que ocorrerá de 27 a 30 de julho, com relação aos temas sobre ensino médico e participação dos membros da comissão.

Outros temas debatidos foram: engajamento dos estudantes pela aprovação do projeto que regulamenta a Medicina, interiorização do médico, residência, pós-graduação, descentralização da residência, interação com a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), bem como a avaliação das entidades médicas sobre a classificação das escolas médicas, instituindo-se um critério de classificação das mesmas, como fonte consultiva para a sociedade.

Compareceram Carlos Vital (CFM), Henrique Batista e Silva (CFM), Dalvélio de Paiva Madruga (CFM), Mauro Asato (CFM), Jeancarlo Fernandes Cavalcante (CFM), Lúcio Flávio Gonzaga (CFM), Cid Carvalhaes (Representante da Federação Nacional de Médicos na Comissão Nacional de Residência Médica) e Janice Painkow (Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins).


Fonte: Portal Médico

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons