08 maio 2010

MEC anuncia aumento do prazo para renegociação dos inadimplentes no FIES

O Ministério da Educação (MEC) garantiu o benefício do aumento de prazo para pagamento das dívidas do Fies a todos contratos que estão inadimplentes. Segundo o Secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim, a renegociação deverá ser feita diretamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e não mais com a CEF. Em um prazo entre 60 e 90 dias, o MEC colocará um simulador na página com todos os contratos para consulta.

Pelo simulador, o beneficiário do Fies poderá verificar de quanto será o valor da parcela, calculadas a partir do novo prazo para quitação do saldo devedor. Paim ainda foi taxativo que é do interesse do Governo facilitar a renegociação das dívidas para reduzir também a inadimplência. Estima-se que 30% dos contratos estejam inadimplentes.

Na prática -
Com o aumento do prazo, as parcelas terão uma redução significativa. Por exemplo, um aluno que, pelo contrato antigo, usou o Fies e cursou graduação de 4 anos, teria até 8 anos para quitar o saldo devedor, mais os doze meses que são referentes ao período de carência. Com o novo critério, o tempo total passa para 12 anos, portanto quem já pagou 6 anos e teria ainda 2 anos para quitar o saldo devedor, agora terá 6 anos. Dessa forma, haverá uma redução no valor da parcela mensal, já que estará mantido o mesmo valor do saldo devedor mas diluído em um maior número de prestações.


Fonte: O Globo OnLine

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons