28 fevereiro 2010

Boa semana pra todos!


Obs.:
Teremos hoje a apresentação do 1º grupo de "Seminário de Integração IV"!!!

Suspeitos de aplicar trote violento são proibidos de pegar diploma

Dois alunos de Medicina não puderam colar grau em Taubaté. Eles foram denunciados por trote violento em fevereiro deste ano.

Dois alunos de medicina da Universidade de Taubaté (Unitau) foram impedidos de receber o diploma durante a festa de formatura da turma realizada na noite desta quarta-feira (11), em Taubaté, a 140 km de São Paulo. Os dois não puderam colar grau porque são suspeitos de aplicar trotes violentos em calouros da universidade no início deste ano.
Durante o trote, feito em fevereiro, os alunos novatos foram obrigados a sentar em água suja, a ficar de joelhos por muito tempo e a dirigir de maneira arriscada pela Rodovia Presidente Dutra, que corta a cidade. O caso foi denunciado e resultou em uma sindicância interna da Unitau, que identificou nove responsáveis. Todos foram punidos com suspensão de dois meses.
A medida foi adotada pela Unitau porque, segundo a instituição, as últimas decisões da Justiça determinavam que os dois estudantes permanecessem afastados de todas as atividades acadêmicas, o que incluía a formatura. A medida foi contestada pelo advogado dos estudantes. Segundo ele, a medida não poderia ter sido tomada porque ainda não há uma decisão final da Justiça sobre o caso. Ele recorreu da decisão.

Prorrogado prazo para pagamento das Camisas do CA

ATENÇÃO!!!

Atendendo ao pedido de alguns colegas, entrei em contato com o CAMEDUnP e eles concordaram em adiar o prazo final de pagamento das camisas para sexta-feira dia 05 de março. Prazo final para comprar e pagar as camisas, prestação de contas dos Líderes junto ao CA, fechamento do livro caixa e autorização dos pedidos junto a Artkamisetas.
Informativo do Centro Acadêmico via email:
Pessoal,
Diante dos pedidos feitos pelos líderes de sala, o prazo para as compras e prestação de contas das camisas do C.A. foram adiados para a próxima sexta-feira (05/03/2010).
Atenciosamente,
CAMEDUnP - Centro Acadêmico de Medicina da UnP
Gestão 2010: "Avançando para ser referência"

"QUE MÉDICO SERÁ VOCÊ?"

Dirijo-me, nesta oportunidade, a todos que desejam ser médicos. Tanto aos que pretendem entrar na faculdade, como aos que nela estudam. Faço isto sustentado pela vivência de mais de três décadas dedicadas à prática médica.

Sei que a profissão médica tem todos os motivos para despertar interesse. Todas as famílias gostariam de ter um parente médico. É desses profissionais que necessitamos nos momentos mais difíceis de nossa existência. E a despeito de tantas mudanças comportamentais, a lendária figura vestida de branco nos remete, quando enfermos, a possibilidade de recuperação da saúde, o bem maior.

Realmente, é alentador e emocionante ouvir daqueles que tratamos, expressões de gratidão por lhe termos amenizado sofrimentos, curado, salvado a vida. Nesses momentos, mais que em qualquer outros, chegamos à conclusão de que, apesar de tudo, vale a pena ser médico.

Mas nem tudo é reconhecimento e afagos de gratidão nesse penoso caminho do exercício da medicina. Por isto, você que almeja ser médico, não imagine um destino somente glamoroso como o que, às vezes, a ficção mostra. A vida real tem amargores que exige preparo para seu enfrentamento.

Quem, como eu, vem de uma longa caminhada, cumpre seu dever humanístico e ético sinalizando para os que vêem atrás as armadilhas dessa espinhosa estrada. Para que estejamos preparados para esse enfrentamento (atenção: não é um passeio, é um embate; um enfrentamento, portanto) é preciso que nos municiemos de aptidões e ferramentas (armas) que nos possibilitem chegar a nosso melhor destino sem tantos percalços e sofrimentos. Desde logo é bom que se saiba que não há meio de fazer essa travessia impunemente. Haverá dor, momentos de desânimo e até de desespero. É preciso, portanto, estar preparado para não sucumbir a eles. A missão precisa ser cumprida para que não naufraguemos no rio das frustrações. Um médico frustrado é um perigo para os que dele dependem para recobrar a saúde. A medicina, alerta Ivo Pitanguy, nome maior de nossa cirurgia plástica, "nos causa terríveis incômodos. Mas, paradoxalmente, o homem que pode escolher seus incômodos é um homem livre".

Em primeiro lugar, se pergunte: quero mesmo ser médico? Por que motivo? Meus motivos são consistentes, tenho convicção deles? Estou disposto a estudar medicina enquanto continuar atuado? Estou disposto a abrir mão, em muitas ocasiões, de minha privacidade, de meu laser, de meu repouso, de meu bem-estar? Se todas as respostas foram positivas e você for uma pessoa do bem, que goste de gente, então você é um bom candidato a ser um médico como deve ser. Vá em frente! Do contrário, é melhor optar por outra profissão. Você sofrerá muito e fará muita gente sofrer. Desista!

Considerando-se em condições de estudar medicina, lembre-se de que o médico que você será começa a se plasmar desde o primeiro período de aulas na faculdade. As matérias ditas básicas, consideradas chatas e até rejeitadas por alguns, saiba que são o alicerce que sustentarão sua formação. Relegá-las, não lhes dando a atenção necessária, é um erro que repercutirá em todo seu aprendizado e, depois, em sua prática profissional. A fragilidade do alicerce, como se sabe, coloca em risco tudo que sobre ele se assentar.

Lembre-se de que você está se preparando para ser um profissional, portanto seus conhecimentos precisam ser bem assimilados. Tidos em mente sempre que deles necessitar. Aqueles que estudam somente para obter notas que lhes garantam aprovação nas provas, primam pela superficialidade. Logo, não sedimentam adequadamente o conhecimento. São os estudantes de véspera de exame, que viram a madrugada tentando recuperar o tempo que não estudaram. São imediatistas. A seguir as provas, o pouco do que acharam que aprenderam é esquecido.

É preciso saber colocar em prática o que se aprendeu na teoria. Há profissionais que sabem e até verbalizam bem seus conhecimentos, todavia deixam muito a desejar quando tentam transformá-los em atos. Faltou colocar a mão na massa, ou seja: no enfermo. Freqüentar serviços médicos de qualidade é fundamental. Por vezes é mais difícil desaprender que aprender. Quem cria vícios, aprendidos geralmente em pronto-socorros e hospitais sem compromisso com a qualidade, terá dificuldade em se ver livre deles. Procure separar o joio do trigo, identificando onde e com quem vale pena buscar conhecimentos. Hipócrates (460-377 a.C.), nos primórdios da medicina científica, escreveu: “Há, verdadeiramente, duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em que crer que se sabe reside a ignorância”.

Saiba, desde logo, que não se aprende medicina tão-somente nos textos médicos, Pedro Nava (1903-198), médico e escritor mineiro de nomeada, escreveu: “Medicina, antes de mais nada, é conhecimento humano. E este está também nos livros de patologia e clínica como na obra de Proust, Flaubert, Balzac, Rabelais, poetas de hoje e de ontem, nos modernos como nos antigos”. É, portanto, indispensável para a adequada formação profissional, que o médico tenha cultura humanística. Só assim terá como vislumbrar os múltiplos aspectos que envolvem o ser que vai tratar. A formação predominantemente somática e mecanicista deixa uma lacuna vital na concepção dos estudantes de medicina acerca dos humanos. Seres que não máquinas que podem ser consertadas sem a concepção do todo. “É necessário que o aparelho formador dê forte ênfase à formação humanística do médico”, enfatizou Waldir Paiva Mesquita, quando presidente do Conselho Federal de Medicina.

Os aspectos psicológicos, que ou são causas ou repercutem no enfermo, devem merecer, sempre, a cuidadosa atenção médica. A relação médico-paciente, que deveria ser motivo de reiteradas abordagens, não recebe a atenção devida na grade curricular das faculdades de medicina. Há professores que sequer fazem referência ao tema, este que é absolutamente essencial para encurtar o caminho que leva a melhora e a cura dos pacientes. Platão (428 ou27/347 a.C.), filósofo grego, há 25 séculos, escreveu que: “O maior erro dos médicos é tentar curar o corpo sem procurar curar a alma. Entretanto, corpo e alma são um e não podem ser tratados separadamente”.

O médico precisa ter consciência de que ele próprio pode ser remédio ou veneno conforme se conduzir frente aos doentes que trata. Caso se relacione adequadamente com seu paciente, despertará nele a confiança que funcionará como efeito placebo. Antes mesmo de o tratamento por ele prescrito ter condições científicas de provocar resultado satisfatório, o enfermo já apresentará melhoras. Isto precisa ser aprendido nos bancos da faculdade e praticado desde o primeiro paciente atendido. Portanto, um importante fator do processo de cura é o próprio médico, conforme deduziu o famoso médico Paracelso (1493-1541): “A personalidade do médico pode funcionar mais poderosamente sobre o paciente que as drogas empregadas”.

O médico que você será, futuro colega, dependerá, em essência, de como você é, de seu perfil psicológico, de seu jeito de ser. Há pessoas que têm erros essenciais de caráter, de conduta. Estas jamais deveriam escolher a medicina como profissão. Mas, infelizmente, nenhuma profissão está livre delas.

É impossível ser um bom médico sem ser um bom cidadão. É impossível ser um bom médico sem ser responsável, disciplinado, estudioso, observador atento. É impossível ser um bom médico sem amar a medicina, sem gostar de gente, sem cultivar a solidariedade, a compaixão pelo próximo. O bom médico precisa ser, visceralmente, um benfeitor. Ou será apenas um mero receitante de tratamentos. Jamais um verdadeiro médico. E um médico que não é verdadeiro, é melhor que não seja médico. Pelo bem da humanidade. Pense nisto e decida que médico você será.



Por Viriato Moura
Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia
e Diretor-Geral do Complexo Hospitalar Central

27 fevereiro 2010

[Novo Endereço] Setores Administrativos UnP

ATENÇÃO

Os Setores Administrativos da UnP mudou de endereço. Setores que funcionavam nos Campi da Floriano Peixoto e Nascimento de Castro (Setor do Fies/ProUni, Call Center, Reitoria, Ouvidoria, Tesouraria, Setor Jurídico, etc.) agora passam a funcionar no Campus da Roberto Freire (antigo Shopping Orla Sul).

26 fevereiro 2010

Quer ver Jesus?



  1. Olhe fixamente nos 4 pontinhos pretos (centrais) do desenho e conte até 10 (olhando bem para os pontinhos);
  2. Logo em seguida olhe para uma parede branca e pisque os olhos várias vezes (quanto mais você piscar os olhos melhor será sua visualização);
  3. Observe a imagem que aparece na parede.

Projeto obriga hospitais do SUS a oferecerem estágios

Edmar Moreira: a medida contribuirá para a formação acadêmica
e também para os serviços de saúde.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6734/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que obriga os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou que recebem recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pró-hosp) a oferecer estágios. As oportunidades de aprendizado serão direcionadas aos estudantes universitários da área de ciências da saúde.
Pelo texto, os hospitais deverão divulgar semestralmente, por meio de edital, os requisitos do processo seletivo para o preenchimento das vagas oferecidas.
Edmar Moreira lembra que a medida contribuirá tanto para a formação acadêmica dos alunos quanto para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde prestados.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:

Fonte: www.camara.gov.br

Santa Catarina sedia encontro de Conselhos de Medicina


Lideranças médicas de todo o país se reúnem em Florianópolis para discutir o futuro da Medicina e da assistência oferecida à população

Uma profunda avaliação sobre o futuro do exercício da Medicina no país, incluindo uma análise da melhora da assistência oferecida pelas redes pública e privada, farão parte da pauta do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2010. A reunião ocorre de 3 a 5 de março, em Florianópolis (SC). Será uma oportunidade para algumas das principais lideranças da categoria trocarem impressões sobre os desafios que se apresentam e que devem ser superados com o objetivo de beneficiar toda a sociedade.

A programação inclui discussões sobre pontos de grande interesse para a sociedade:

- Os cuidados paliativos (a assistência oferecida aos pacientes com quadros agudos e com poucas possibilidades de cura ou recuperação);

- Os problemas relacionados à assistência pré-hospitalar e à medicina de urgência;

- O avanço do projeto de lei que regulamentação da Medicina, ou seja, estabelece como sendo de exclusividade dos médicos a realização de diagnóstico e a prescrição de tratamento;

- A criação de uma carreira de estado para os médicos, com critérios semelhantes aos adotados para juízes e procuradores de justiça;

- Os conflitos entre médicos peritos e assistentes;

- A aplicabilidade do novo Código de Ética Médica, que entra em vigor nas próximas semanas, implementando novos parâmetros na relação entre os médicos e seus pacientes.


Entre os conferencistas esperados estão os escritores Moacyr Scliar e Rubem Alves, alem dos professores da Universidade do Porto, Rui Nunes, e da presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos de Portugal, Isabel Caixeiro. Também são aguardadas as participações dos presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral; da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Paulo Argollo Mendes; da Sociedade Brasileira de Medicina Legal, Railton Bezerra; da Associação Nacional de Médicos Peritos, Luiz Carlos de Teive Argollo; e da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas, Cláudio José Trezub.


25 fevereiro 2010

[parasito] Introdução a parasitologia



Clique na imagem abaixo para acessar o arquivo

Enade 2010 vai avaliar 450 mil universitários do país

Cerca de 450 mil estudantes distribuídos por 4,5 mil cursos deverão se submeter ao Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - este ano. A portaria que estabelece o Enade 2010 foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Serão avaliados estudantes dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Neste ano, os estudantes dos cursos superiores de tecnologia em Agronegócios, Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental serão avaliados pela primeira vez.

Estão habilitados ao Enade 2010 os estudantes ingressantes que até o dia 02 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22%, inclusive, da carga horária mínima do currículo do curso da IES, e os estudantes concluintes que concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010.

Para os cursos dos cursos superiores de tecnologia com carga horária mínima de até 2.000 horas, serão considerados ingressantes aqueles que, até o dia 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 25%, inclusive, da carga horária mínima do currículo e serão considerados concluintes aqueles que até o dia 2 de agosto tiverem concluído pelo menos 75% da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010.

Estão dispensados do Enade 2010 os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2010 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2010 em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

A portaria publicada hoje prevê ainda a aplicação de provas em municípios onde há pólos de apoio presencial credenciados pelo MEC. Com isso, o atendimento aos estudantes de cursos de graduação na modalidade de educação a distância avaliados em 2010 será ampliado.

A prova do Enade 2010 será aplicada no dia 07 de novembro, com início às 13 horas (horário de Brasília).

Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC


JORNADA DE TRAUMA (da UFRN)

Jornada Interdisciplinar de Traumatologia do Rio Grande do Norte


A Jornada de Traumatologia, que acontecerá em Natal/RN nos dias 15 e 16 de maio de 2010, no Vila Hall - Hotel Vila do Mar, abordará a importância do conhecimento multidisciplinar na Traumatologia e na pesquisa nessa área, tendo em vista a relevância e frequência de tal temática para o meio acadêmico e para a vida profissional daqueles que trabalham na área da saúde.Com o tema “Trauma”, o evento em questão propicia discutir os aspectos técnicos, éticos, sociais e educacionais através das áreas de: Medicina de Urgência, Cardiologia, Ortopedia, Cirurgia Torácica, Cirurgia Abdominal, Neurocirurgia, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Saúde Esportiva, Cirurgia Plástica e Cirurgia Geral.




Maiores informações e inscrições na UnP com Ana Carolina Bezerra (4º período de Medicina).

Médicos brigam durante parto e bebê nasce morto

Médicos discutiram e se agrediram por causa do horário do plantão e tiveram de ser retirados da sala de parto pelos seguranças

Uma família acusa dois médicos do hospital municipal de Ivinhema (MS) de brigar durante o parto de uma criança. O bebê nasceu morto.

A mãe do bebê, Gislaine de Matos Rodrigues, foi internada no domingo (21) pelo médico com quem fez o pré-natal. Ela conta que pediu ao médico para que fizesse o parto, que estava previsto para segunda-feira (22). O médico informou que não estaria de plantão, mas, diante do pedido da mãe, ele poderia fazer o parto.

A paciente entrou em trabalho de parto na noite a segunda-feira (22). O médico solicitado por ela foi chamado quando a paciente entrou em trabalho de parto, na noite de segunda-feira (22). Quando médico e paciente estavam no centro cirúrgico, na madrugada de terça-feira, outro médico invadiu o local e disse que, como o plantão era dele, não aceitaria que outra pessoa realizasse o parto.

Os dois começaram a discutir e chegaram a se agredir fisicamente. A mãe contou que pedia para que eles parassem, pois o bebê estava nascendo, mas os médicos continuavam brigando. Eles só foram retirados da sala por seguranças do hospital.

Um terceiro médico foi chamado para terminar de fazer o parto. A mãe foi levada para outra sala do hospital, mas a criança já havia morrido. O atestado de óbito informa que o bebê morreu de asfixia. O corpo da criança foi levado para Nova Andradina, onde seria submetido a uma autopsia.

Médicos dispensados

Em nota, a Prefeitura de Ivinhema informou que os dois médicos foram dispensados. Foi instaurada uma auditoria médica do Sistema Único de Saúde para investigar o caso. O Conselho Regional de Medicina do Estado também foi comunicado sobre o caso.

Ainda em nota, o município informa que vai prestar todo o apoio à família e que uma psicóloga vai fazer o acompanhamento permanente da mãe da criança.

A polícia de Ivinhema vai investigar a responsabilidade dos médicos no caso.


Adultos de 30 a 39 anos também serão vacinados contra a gripe suína

O Ministério da Saúde anunciou hoje (25) que adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos também vão receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A campanha de imunização começa no dia 8 de março e inclui ainda profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias).

De acordo com a pasta, a ampliação do público-alvo a ser imunizado antes do início do próximo inverno, em junho, representa um aumento de 30 milhões de doses da vacina, totalizando 113 milhões. Para a compra das novas doses, foram destinados R$ 300 milhões, liberados por medida provisória.

“Em novembro, quando fizemos a compra da vacina, houve um aumento de oferta no mercado internacional. Sobrou vacina e pudemos ter acesso a um número de doses maior”, explicou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “Vamos ter estoque estratégico, monitorando o que vai acontecer durante o processo para tomar outras medidas”, acrescentou.

A definição da nova faixa etária, segundo o ministério, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes, além dos que já haviam sido priorizados. A expectativa é imunizar 91 milhões de pessoas contra a doença. Parte das 113 milhões de doses será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno no país.

Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos - 22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio
Pessoas de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio



Fonte: Agência Brasil

Triste Realidade!


23 fevereiro 2010

Resultado final para estágio da LIGA

24 de fevereiro de 2010, às 15h40min
Resultado final do processo seletivo para estágio no HLA

Confira a lista de aprovados no Processo Seletivo para estágio no HLA:
CLASSIFICAÇÃO / NOTA

1º Gustavo da Paz Vianna de Lima - 9,6
2º Teresa Raquel de Lima Costa - 9,4
3º Ariadne Cruz de Oliveira - 9,2
4º Bruno Henrique Soares Pessoa - 9,2
5º Pedro Aquino Ferreira Paulo - 9,0
6º Maraly Oliveira de Santana - 9,0
7º Marcos Saboia Cardozo Pires - 8,8
8º Ana Raquel de Carvalho Oliveira - 8,6
9º Julio Cesar Andriotti Borges - 8,6
10º Arthur Caldas Leite Raposo - 8,6
11º Carlos Eduardo Correia de Araújo - 8,6
12º Marina Luiza Souza do Nascimento - 8,6
13º Carla Andreia Pontes Staudinger - 8,6
14º Rodolfo de Lima e Silva - 8,6
15º Renata Mendes Vieira - 8,4
16º Eliezer Laurindo da Silva Júnior - 8,4
17º Mariana Soares de Lima - 8,4
18º Priscilla Leite Antunes - 8,4
19º Uélida Jordão Faria - 8,4
20º Carla Percilia Oliveira de Lucena - 8,2
21º Clarissa Barreto Fernandes de Lima - 8,2
22º Bruno Henrique Costa Gomes de Holanda - 8,2
23º Ana Luiza Braga Brito de Macêdo - 8,2
24º Gleika de Araújo Maia - 8,0
25º Victor Lopes Miranda Almeida Mendes - 8,0
26º Ana Cecília da Cunha Bezerra - 8,0
27º Rebeca Assunção Mattjie - 8,0
28º Caroline Lima Venancio - 8,0
29º Emanuela Simone Cunha de Menezes - 7,8
30º Sarah Regina de Paula Sousa - 7,8
Dr. Isabel Cristina Pinheiro de Almeida
Coordenadora do Curso
Nota do Blog:
das 30 vagas do concurso, 18 foram alunos Medicina UnP. PARABÉNS!!!

Filhos de portadoras de HIV poderão receber leite em pó

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6717/09, do Senado, que torna obrigatória a distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de leite em pó para os filhos de mães portadoras do HIV ou doentes de aids.

A distribuição, de acordo com a proposta, ocorrerá durante os dois primeiros anos de vida da criança. O projeto inclui esse benefício na Lei 9313/96, que determina a distribuição gratuita de medicamentos para esses pacientes.

Autor da proposta, o ex-senador Mauro Miranda argumenta que, como o aleitamento materno aumenta o risco de transmissão do vírus da mãe infectada para o filho, o leite deveria ser disponibilizado para as mães sem recursos.

Tramitação
A matéria tramita de forma conclusiva pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
PL-6717/2009


Fonte: Agência Câmara

Sete Calouros sofrem trote violento no interior de São Paulo

Sete calouros do Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), na região de Ribeirão Preto (SP), sofreram um trote violento ontem (22), na primeira noite de aula.

Os alunos, todos da cidade vizinha Jaborandi, com cerca de 6.700 habitantes, desceram de um dos dois ônibus da prefeitura, em frente à instituição, e dois veteranos que estavam no mesmo veículo, jogaram um produto líquido, que seria creolina. Em contato com a pele, os corpos dos estudantes sofreram queimaduras de primeiro grau.

Carla Fernanda Miguel, 18, estudante do Unifeb, sofreu queimaduras no rosto e no corpo durante trote

As vítimas foram levadas ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Barretos e liberadas após os atendimentos. Três estudantes preferem deixar o caso de lado, mas um deles vai levar o caso à Justiça. A direção da universidade alega que, apesar do incidente ter ocorrido fora do campus, o Conselho Universitário analisará o caso e os responsáveis poderão ser advertidos ou até expulsos.

O reitor da Unifeb, Álvaro Fernandez Gomes, lamentou o incidente, pois a instituição reforçou a segurança interna (com monitores e até filmagens) e solicitou o reforço da Polícia Militar para o lado externo.

Gomes informou que a universidade enviará um comunicado às vítimas, repudiando o fato ocorrido, e que solicitará a elas as identificações dos agressores, para que o Conselho Universitário possa analisar o caso. A instituição tem 4.500 alunos, sendo 1.200 calouros neste ano.


Fonte: Agência Estado


Adendo:
Enquanto isso os Calouros de Medicina da UnP estão apenas "criando" um Ovo.

Jornal DeFato considera milagre contratar médicos para o interior

Eu li no Jornal DeFato a seguinte frase: "Se nas cidades pólos do interior potiguar como Assú, Apodi e Pau dos Ferros é complicado segurar esses profissionais, nas cidades de menos de 20 mil habitantes é praticamente um milagre".

Essa é uma realidade vivida em nosso estado, e ao que sabemos em todo o país. A maioria dos médicos recém-formados e os já formados há anos preferem o conforto de morar em capitais ou cidades mais bem estruturadas que morar no interior do estado.

Quem é do interior sabe que só é realmente prazeroso passar umas férias ou visitar parentes, mas morar em cidades pequenas, que não oferecem o mínimo de lazer chega a ser entediante.

Do que adianta ganhar bem, se não temos onde gastar?

A diferença é para quem gosta de política e vive envolvido, aí sim vai ter muito o que fazer e o que falar.

Portfólio vem aí...

Pois é pessoal, o semestre começou ontem e com ele a alegria de construir mais um portfólio sobre nossas vivências e 'reflexões' sobre o PAAB IV.

Apesar dos professores insistirem em todo semestre que o portfólio deve ser padronizado, o que vemos na prática é que a cada nova equipe de tutores, mudam também as exigências na confecção dos mesmos.

No primeiro eram mais fotos, no segundo fotos e conteúdo escrito, no terceiro mais conteúdo escrito e novamente voltamos a fase das fotos e conteúdo escrito.

Portanto, se preparem e aproveitem o tempo livre de início de semestre para começar o portfólio. Pois é, apesar de ter sido apenas o primeiro dia de aula, que serviu apenas para apresentação dos tutores e da disciplina, já temos que discorrer sobre nossas atividades nessa terça-feira.

Divirtam-se.

Ah, e a propósito, segue anexo material para consulta subtraído do Ministério da Saúde.

Clique na imagem abaixo para baixar o arquivo.

Camisas do CAMEDUnP 2010

Camisas vendida pelo Centro Acadêmico
Preço Único:
R$ 25,00








Obs.: Os modelos estão disponíveis em todos os tamanhos (PP, P, M, G, GG, XGG) e em dois formatos: 'camisa normal' ou 'baby-look'.Pagar ao responsável da turma até quinta-feira dia 4 de março.

URGENTE - Datas das Provas de Monitoria

Fiquei sabendo hoje que houveram alterações nas datas das provas de Monitoria para Medicina.

As provas serão:
Dia 26.02.10 (sexta-feira) - 18 h ás 20:00 horas
Dia 27.02.10 (sábado) - 08 h ás 10:00 horas
Dia 03.03.10 (quarta-feira) - 19 h às 21:00 horas -PAAB III, V e VI

As provas de monitoria do 'ciclo básico' serão aplicadas no dia 06.03.10.
Peço que verifiquem as datas nas coordenações.

Link do 4shared com todas as datas:
http://www.4shared.com/file/228296584/2715d1d0/MONITORIA_20101__Datas___Torqu.html


Atenciosamente,
CAMEDUnP - Gestão 2010 - ALIANÇA -
"Avançando para ser referência".

Índice de raios ultravioleta fica extremo em 15 cidades do Brasil

Os raios UV (ultravioleta) chegaram à condição extrema de radiação na manhã desta terça-feira em Brasília e em 14 capitais do país, segundo a Somar Meteorologia, marcando índice entre 11 e 14, numa escala cuja o máximo corresponde a 14. Para o período da tarde, mais capitais brasileiras podem alcançar marcação extrema, inclusive São Paulo.

Veja os índices ultravioleta registrados nas capitais do Brasil
Índice UV mede nível de radiação; saiba como se proteger

De acordo com o meteorologista Marcel Rocco, do Somar Meteorologia, a elevação do índice acontece devido a fatores como a estação do ano e a pouca nebulosidade, que causam a elevação do nível de raios solares que chegam à superfície da Terra. Além disso, ele aponta que essa é uma condição que se repetiu algumas vezes nas últimas semanas.

Para a médica Selma Cernea, coordenadora da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o alto índice registrado de raios UV aumenta o risco de danos à pele, que podem variar de uma vermelhidão até o aparecimento de manchas, envelhecimento e câncer de pele, se a exposição for feita por tempo prolongado, regularmente.

Os locais com índices mais elevados, às 10h, eram Brasília, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Natal, Palmas e Recife, com índice 14, seguidos por Rio de Janeiro e Vitória, com 13, e Porto Alegre, que tinham índice 11, considerado extremo.

De acordo com a escala, índices de 1 a 2 são considerados baixos; de três a cinco são apontados como moderados; seis e sete são altos; já entre oito e dez são considerados muito alto; enquanto os superiores a dez são apontados como extremos.

Na cidade de São Paulo, o índice era de 5 no horário, considerado moderado. Apesar disso, o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontava previsão de elevação do índice, podendo alcançar níveis extremos --de 11 a 14.

Para evitar problemas causados pelos raios ultravioletas as pessoas devem evitar exposição ao sol. Mas quando for necessário, devem usar protetor solar e roupas com cores claras, que refletem a radiação diminuindo o contato dela com a pele. Em casos de aparecimento de mancha na pele durante um tempo prolongado, a pessoa deve procurar um médico.

Fonte: Folha OnLine

22 fevereiro 2010

Assinado convênio entre a UnP e Saúde

A UnP e a Secretaria Estadual da Saúde Pública(Sesap) firmaram um convênio de cooperação técnica, no último dia 18. O acordo consolida uma parceria entre as duas instituições para desenvolver práticas no ensino, na pesquisa e na extensão.

Segundo as normas estabelecidas no convênio, a Sesap ficará responsável por oferecer a estrutura física para que os estudantes da UnP desenvolvam projetos de pesquisa, que tenham o objetivo de melhorar os serviços da rede de saúde oferecidos à população.

Durante a assinatura do convênio, a reitora da UnP, professora Sâmela Gomes, explicou que “quando a gente tem metas, independente de ser uma instituição pública ou privada, tem-se um modelo de gestão mais focado. Desta forma é possível se trabalhar melhor as necessidades da rede de saúde, da população, bem como exercer a missão da UnP que é formar futuros profissionais da saúde para a realidade da rede, que é o maior empregador destes”, enfatizou a reitora.

Além da reitora Sâmela Gomes, o evento contou com a presença do secretário estadual de saúde em exercício, João Albérico, da diretora da Escola da Saúde da UnP, Aparecida França, e do professor Ion de Andrade.O secretário João Albérico discorreu sobre a relevância do acordo. “Esse convênio é importante não só para a Sesap e a UnP, mas para o Rio Grande do Norte. Na medida que uma universidade privada faz parceria com órgãos públicos, só tende a melhorar a qualidade dos serviços. Essa parceria da UnP com os hospitais e laboratórios em todas as unidades da rede pública de saúde vai trazer muito frutos benéficos para a nossa população, para nossos estudantes e para os nossos pacientes, penso que é esse o caminho do desenvolvimento”.



Revisão de Anatomia

Wallpaper 2010.1 - Medicina UnP - 4º Período

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Médicos ameaçam endurecer greve

Caso não seja apresentada uma proposta considerada satisfatória, a categoria deve paralisar por uma hora o atendimento dos hospitais do Estado.


Por Melina França

Insatisfeitos com o rumo das negociações com a secretaria estadual de Saúde (Sesap), o Sindicato dos Médicos (Sinmed) ameaça endurecer a greve dos servidores nesta semana caso não seja apresentada nenhuma proposta satisfatória.

“Queremos, a cada dia semana, paralisar totalmente o atendimento de um hospital por uma hora”, afirma Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed. Segundo ele, a medida já foi implementada em outros movimentos grevistas da categoria e deu resultados.

Outra das ações dos médicos do Estado será a incorporação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). “Esses são os médicos que fazem a análise clínica dos óbitos registrados nos hospitais. Normalmente são temporários e ainda não recebem bem”, explica Geraldo Ferreira.

A categoria pretende pedir o apoio mesmo dos profissionais que pretendem pedir demissão. Insatisfeitos com suas condições de trabalho, fisioterapeutas e profissionais do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estudam a possibilidade de pedir demissão, segundo informou o presidente do Sinmed. “Não podemos perder esses profissionais, que com certeza podem dar mais peso às nossas reivindicações”, completa ele.

Os médicos do Estado têm assembleia marcada para as 19h30 da noite de hoje (22), na sede do sindicato da categoria. Na reunião, discutirão os rumos da greve e eventuais propostas encaminhadas pela Sesap.

Histórico

Os médicos do Estado estão em greve desde 4 de fevereiro. Eles reivindicam melhores condições de trabalho, , aumento no número de médicos por escala de plantão em cada unidade de atendimento e ainda reajuste salarial.

O salário atual de um médico que trabalha 40 horas semanais é de R$2.100, enquanto os que trabalham 20 horas semanais recebem R$ 1.050,00. A proposta da categoria é de que esses valores aumentem para R$ 5.000,00 (para 40 horas semanais) e R$ 2.500,00 (para 20 horas).



Aluna de Medicina realiza estágio na África

Amor à Medicina e determinação em ajudar o próximo. Esses foram alguns dos motivos que levaram a aluna Bruna Gimenes Rolim, do 8º termo (Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE), a passar 20 dias em estágio médico na Clínica CEML em Lubango, uma cidade localizada no sul da Angola, com cerca de 318 mil habitantes.

Bruna explicou que a idéia surgiu através de um amigo brasileiro que vive na África há dez anos e realiza trabalhos evangélicos. “Durante uma conversa, ele me falou sobre o médico canadense, Dr. Stephen Foster, que vive no país há 30 anos”.

No mês de janeiro, já na África e hospedada na casa do médico e de sua esposa, Bruna acompanhou de perto diversas cirurgias, onde auxiliava na instrumentação. “A falta de recursos é absurda. O governo local não libera medicação e muitas coisas são feitas no improviso. Apenas dois médicos cuidavam de toda clínica e três vezes na semana chegavam a fazer de 15 a 20 cirurgias por dia”.

Em uma dessas experiências médicas, a aluna disse ter ficado chocada com um episódio. “Um senhor de meia idade, com uma escara (ferida) na perna, que permanecia por muitos anos, teve que amputá-la. Logo após a cirurgia, ele dizia umas palavras no dialeto local que não consegui compreender. Perguntei então ao enfermeiro e ele me explicou que o homem agradecia a Deus e ao doutor porque agora, apesar da perna amputada, não sentiria mais dor”.

A rotina de trabalho era intensa, das 8h às 20h, e além do acompanhamento nas cirurgias, Bruna também realizava trabalhos nas áreas de emergência, pronto-socorro, enfermaria e visitas aos pacientes. A aluna conta que numa cidade próxima constatou que a situação era pior. “O único hospital de grande porte que sobrou depois da guerra não tinha nenhum médico. Os enfermeiros faziam os partos e a maioria dos atendimentos. O Dr. Stephen vai ao local uma vez por mês para fazer as cirurgias mais urgentes”.

De toda a experiência vivida na África, a estudante tirou uma lição para a vida inteira. “Apesar do sofrimento e todas as dificuldades dos angolanos, de guerras, perdas, fome, falta de estrutura, o povo é alegre, todos vivem sorrindo”.

Em relação aos planos para o futuro, Bruna pretende continuar fazendo trabalhos voluntários após a graduação. “Quero trabalhar em alguma região do Brasil que necessite de ajuda para ao menos, tentar amenizar um pouco o sofrimento das pessoas”.



Fonte: ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares)

Será que tô doente???

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Cochilo estimula aprendizagem

Espanhóis, mexicanos e habitantes de diversos outros países costumam tirar uma boa “siesta” logo após o almoço. Mas o hábito não ajuda apenas a descansar e a fugir do calor do meio do dia. Cochilar também estimula a aprendizagem, segundo indica um novo estudo.

A pesquisa, feita por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, foi apresentada neste domingo (21/2) na reunião anual da American Association of the Advancement of Science (AAAS), em San Diego, nos Estados Unidos.

De acordo com o trabalho, uma hora de cochilo durante o dia é capaz de restaurar e até mesmo de ampliar os processos cognitivos. Por outro lado, quanto mais horas um indivíduo permanecer acordado, mais “preguiçoso” se torna o seu cérebro – perder uma noite de sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%.

“O sono não apenas corrige os prejuízos decorrentes de longos períodos de privação do sono, mas, em nível neurocognitivo, leva a aprendizagem para além de onde estava antes da soneca”, disse Matthew Walker, um dos autores da pesquisa.

Os pesquisadores examinaram 39 adultos jovens, divididos em dois grupos, um dos quais cochilava à tarde. Ao meio dia, todos os participantes foram submetidos a rigorosos exercícios de aprendizagem com o objetivo de estimular o hipocampo, região do cérebro que atua no armazenamento de memórias. Os resultados dos dois grupos foram equivalentes.

Às 14h, o primeiro grupo começou um período de sono médio de 90 minutos, enquanto o outro permaneceu acordado. Às 18h, os dois grupos foram submetidos a nova rodada de exercícios. O grupo que ficou desperto teve rendimento pior em relação à rodada anterior, enquanto que aqueles que cochilaram não apenas foram melhor como apresentaram ganhos na capacidade de aprendizagem.

Segundo os pesquisadores, os resultados reforçam a hipótese de que o sono é necessário para “limpar” a memória de curto prazo, de modo a liberar espaço para novas informações. De acordo com o estudo, tais memórias são armazenadas inicialmente no hipocampo antes de serem enviadas ao córtex pré-frontal, que tem mais espaço de armazenamento.

“É como se a caixa de entrada de e-mails estivesse cheia e, até que seja limpa, por meio do sono, não será possível receber mais mensagens”, disse Walker.

Segundo os autores do estudo, esse processo de atualização ocorre na fase 2 do sono não REM (sigla para “movimentos oculares rápidos”), que se encontra entre o sono profundo (não REM) e o estado em que os sonhos ocorrem (REM).

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley pretendem investigar se a redução de sono experimentada à medida que as pessoas envelhecem está relacionada à diminuição na capacidade de aprendizagem com a idade.



Fonte: Agência FAPESP (em 22/02/2010)
www.agencia.fapesp.br

Técnica permite diagnóstico precoce de hanseníase

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolveram uma técnica molecular, baseada na análise de DNA, que é capaz de diagnosticar a presença da Mycobacterium leprae, bactéria causadora da hanseníase, em uma pessoa e de estimar suas chances de desenvolver a doença. O procedimento poderá ser importante no diagnóstico precoce da hanseníase, além de ajudar a definir melhores esquemas terapêuticos, de acordo com o perfil genético de cada paciente.

A hanseníase é uma inflamação crônica pelo bacilo M. leprae que afeta o sistema neural e a pele, atingindo 40 mil brasileiros por ano. A detecção precoce da infecção pelo microorganismo em pacientes que ainda não desenvolveram sintomas reduz a possibilidade de transmissão durante o período de incubação da doença, que pode chegar a cinco anos.


Fonte: Fiocruz

21 fevereiro 2010

El Loco, meu! Botafogo se vinga da goleada que levou do Vasco

Pra não perder o costume, VICE!

Toda camisa tem uma utilidade

Botafogo 2 X 0 Vasco

Moral da História:
"O importante é participar. Mas se perder eu malho!"
Tor4.

Medicina em Harvard

Onze mil docentes e 500 alunos
Assim é a Escola Médica de Harvard, onde saber a matéria é apenas um dos seis critérios para passar de ano
Prédio central da Harvard Medical School
Quando cheguei aqui, há cerca de 10 anos, já havia lecionado e coordenado cursos nas Faculdades de Medicina da Santa Casa de São Paulo e da USP durante pelo menos 15 anos. Mesmo assim, a experiência didática na Faculdade de Medicina Harvard surpreendeu. Primeiro, porque ninguém é obrigado a dar aulas. Com cerca de 11 mil docentes para aproximadamente 500 alunos, a grande maioria dos docentes nunca dá aula, mesmo se quiser. Os docentes que procuram dar aula são geralmente aqueles que estão em processo de promoção, uma vez que tem se valorizado bastante a experiência didática nesse processo. Para os docentes afiliados aos hospitais – como é o meu caso – existe uma motivação adicional: a monetária. Nós recebemos cerca de US$50/hora além do salário base normal. Não obstante, a decisão sobre a composição do corpo docente cabe aos coordenadores dos cursos, os quais, de uma forma geral, buscam os líderes em cada uma das áreas. Assim, dificilmente um docente ministra mais de uma ou duas aulas no mesmo curso.
O formato dos cursos varia muito, mas, de uma forma geral, as atividades começam às 8h da manhã com uma ou duas aulas magistrais para toda a turma. Essas aulas são como conferências em congressos, com gravação de áudio e vídeo, pois os alunos podem a qualquer momento visitar o site do curso na intranet da faculdade e assistir à aula novamente no computador. Freqüentemente os alunos batem palmas efusivamente no final das aulas. Em seguida, após um breve intervalo, os alunos se dividem em grupos de 12 para conversar e discutir durante uma hora e meia sobre a(s) aula(s) daquele dia, sempre em salas pequenas e sob a monitoração de um docente. A composição desses grupos é balanceada de acordo com sexo, raça e origem dos alunos. A orientação da faculdade é que os monitores falem o menos possível; devem fazer perguntas de tempos em tempos no sentido apenas de orientar a discussão e evitar o caos ou perda de tempo.
O tempo é curto e insuficiente para cobrir toda a matéria. O curso de fisiologia humana (excluindo-se neurofisiologia), por exemplo, é dado em apenas seis semanas. Em função disso, os alunos têm o direito de levar a discussão para qualquer direção, mesmo que não seja a direção ideal, sem que o monitor possa interceder. Todos se sentam ao redor de uma mesa em salas equipadas com um computador, teclado e mouse sem fio, e um monitor grande de plasma pendurado na parede. Uma vez que os professores não podem esclarecer dúvidas, o Google é a ferramenta mais importante nesses seminários. Qualquer dúvida, sobre qualquer assunto, busca-se no Google. De vez em quando esses seminários são visitados por especialistas em educação médica que ficam sentados na sala sem falar nada, só observando e tomando notas; eu os chamo carinhosamente de “psicanalistas”. Uma vez, ao final de um seminário, um “psicanalista” me deu os parabéns, pois ele anotou que eu havia falado apenas cinco vezes durante todo o seminário! Para quem me conhece, sabe que isso é um feito. A maior parte das tardes é livre, para que os alunos estudem ou tenham atividades em laboratórios, ambulatórios ou enfermarias.
A avaliação dos alunos é coisa do outro mundo. Seis critérios são levados em consideração: presença, pontualidade, apresentação, relacionamento com os colegas, iniciativa para falar e liderar; e, finalmente, conhecimento específico sobre a matéria ministrada. Todos esses critérios têm o mesmo peso no cálculo da nota final. Assim sendo, ninguém falta à aula (mesmo porque os alunos estão pagando cerca de US$50 mil por ano), os rapazes freqüentemente usam gravata e as discussões são muito produtivas e cordiais. Nos cursos mais longos existe uma prova no meio do curso e uma prova final; trabalhos escritos ou apresentações orais também são freqüentemente utilizados. Nunca vi ninguém tirar nota baixa ou repetir o curso. Isso porque os alunos são muito esforçados e, acima de tudo, é obrigação do professor identificar precocemente alunos que não estejam indo bem. Esses alunos então recebem aulas de reforço (à tarde) e apoio pedagógico para que possam alcançar o desempenho do resto da turma. No final do curso, utilizando-se da intranet da Faculdade, os professores escrevem uma carta para cada aluno dizendo quais seus pontos fortes e quais os pontos que devem melhorar. Essa carta fica incorporada ao histórico escolar dos alunos. Ao mesmo tempo, os alunos individualmente fazem uma avaliação dos professores, a qual é enviada aos coordenadores dos cursos e aos professores.
O que fica claro é que a filosofia da faculdade é formar alunos com um conhecimento geral - até certo ponto superficial - de medicina, mas que se comportem como ótimos oradores e tenham o potencial para se tornarem futuros líderes nas suas respectivas áreas de especialização. Aliás, essa filosofia é marca registrada do Harvard College e naturalmente estende-se também as outras escolas de Harvard, fazendo com que, por sua postura e comportamento, ex-alunos de Harvard sejam facilmente identificados em círculos acadêmicos e profissionais. O interessante é que essa orientação contrasta com a filosofia de outras boas escolas americanas, e também de escolas médicas brasileiras, as quais ensinam aos alunos que o caminho do sucesso acadêmico é o conhecimento profundo dos fenômenos biológicos e médicos. Apesar disso, o meio acadêmico de Boston é bastante heterogêneo e aberto o suficiente para permitir que inúmeros médicos formados em outras faculdades, inclusive brasileiras, aqui obtenham grande sucesso profissional, e eventualmente sejam respeitados pelos “líderes” locais.
Por Antonio Bianco
paulistano, médico pela Santa Casa de São Paulo e doutor em fisiologia humana pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi professor por 15 anos. Seu laboratório fica na seção de tireóide do Brigham and Women's Hospital em Boston, da qual é chefe e professor associado de medicina na Universidade Harvard.
Fonte: Agência FAPESP

20 fevereiro 2010

Nome de doenças no Nordeste!

Algueiro
Antójo
Berruga (verruga)
Bicho de pé
Ficar de Bode (ficar chateado)
Ficar de Boi (ficar menstruada)
Boqueira (herpes)
Bucho quebrado
Cachingar (mancar)
Caduquice
Calombo
Campanhia caída
Cansaço no coração
Chaboque do dedo arrancado
Cobreiro
Corpo muído
Curuba (ferida)
Dentiquêro
Difruço (resfriado)
Dor de viado
Dor nas cadeira
Dor nas costas que responde na perna
Dor nas cruz
Dor no espinhaço
Dor no estambo
Dor no mucumbú
Dor no pé da barriga
Dor nos brugumi
Dor nos quartos
Dordói (conjuntivite)
Dormência numa banda do corpo
Empachado
Entojo
Esmorecimento no corpo
Espinha carnal
Esporão de galo
Estalicido
Estopor
Farnizim
Fastio
Fervião no corpo
Fígado ofendido
Fraco dos nervo
Frieira (micose nos pés)
Gastura
Gôgo
Impinge
Ispinhela caída
Lundu
Mal jeito no espinhaço
Môco
Moleira mole
Mondrongo
Morgado
Nó nas tripa
Os quarto arriado
Pá quebrada
Pano branco
Papêra (Caxumba)
Passamento (desmaio)
Pé dismintido
Pé durmente
Pereba
Pilôra (desmaio)
Pito frouxo
Quarta venerea
Quebranto (mau olhado)
Remela no zói
Resguardo
Sapinho (aftas na lingua)
Tirissa
Tisga
Tosse de cachorro mago (tosse seca)
Treiçó
Unha fofa
Unheiro
Vêia quebrada
Xanha
Zaróio (vesgo)
Zôvo gôro

Campanha do CAMEDUnP 2010

ATENÇÃO!!!



19 fevereiro 2010

Médico Croata usa iPhone para reanimar pacientes

Acoplado a um acessório inventado pelo médico, o smartphone conta com a ajuda de um software que emite sinal sonoro e indica se a força aplicada sobre o peito do paciente é adequada.

O médico Croata diz ter descoberto uma nova função para o seu iPhone. Ivor Kovic transformou seu smartphone em um aparelho médico capaz de reanimar pacientes.

Acoplado a um acessório criado por ele, o iPhone conta com a ajuda de um software já existente no mercado, conhecido por PocketCPR, disponível em inglês, que emite um sinal sonoro quando a reanimação difere das ideais cem pressões por minuto sobre o peito e indica se a força aplicada é a mais adequada.

O acessório vai funcionar no lugar das palmas das mãos, explicou o médico, que acaba de apresentar sua invenção em Amsterdam, na Holanda, em um congresso mundial de especialistas em reanimação.

Tela do software de reanimação
"O acessório para o telefone tem uma superfície de contato maior sobre o peito do paciente e também contribui para uma melhor reanimação", afirma. Por enquanto, Kovic apenas elaborou um protótipo do acessório, embora pretenda patentear sua invenção em breve.
Para Kovic, que também é chefe da Emergência do Hospital de Pazin, na península croata de Istria, este aparelho permite que a reanimação seja feita da melhor forma e o mais rapidamente possível, já que os celulares estão sempre à mão.

Uso de jaleco fora do ambiente hospitalar poderá ser proibido

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 6626/09, que proíbe o uso de qualquer equipamento de proteção individual, inclusive jalecos e outras vestimentas especiais, fora do ambiente onde o trabalhador da área de saúde exerça suas atividades. A proibição abrange qualquer tipo de instrumento utilizado no atendimento médico.

De autoria do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), a proposta tem como objetivo combater a infecção hospitalar e a contaminação biológica. Segundo o texto, o infrator da norma, sem prejuízo de outras sanções, deverá ser advertido e multado, sendo o empregador responsabilizado solidariamente. O projeto também prevê para os trabalhadores da saúde atividades de conscientização e de educação sobre prevenção de riscos biológicos .

Biossegurança

O autor afirma que o projeto foi elaborado a partir de princípios de biossegurança e será extremamente benéfico para proteger a saúde da população.

Segundo Inocêncio Oliveira, muitos estudos indicam que microorganismos são transportados para pessoas que estão fora do ambiente hospitalar, ambulatorial, odontológico ou laboratorial, por meio de roupas, jalecos e outras peças usadas durante o período de trabalho.

A contaminação, segundo esses estudos, cresce de acordo com o tempo e as características do atendimento e é mais intensa em áreas de contato, como bolsos ou mangas.

"Apesar disto, não é incomum ver profissionais ou estudantes da área de saúde circulando em locais públicos usando jalecos, por vezes estetoscópios ou outros equipamentos de trabalho. É necessário que se enfatize a conscientização dos trabalhadores da saúde quanto à gravidade do risco biológico a que expõem a comunidade ao persistirem neste hábito", adverte Inocêncio.

O parlamentar argumenta que as penas de advertência e multa podem ser eficazes para coibir esse comportamento, sendo necessário também responsabilizar o empregador.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: Agência Câmara

Médico - Uma vida de puta!

Você trabalha em horários estranhos. Que nem as putas!
Te pagam pra fazer o cliente feliz. Que nem as putas!
Seu trabalho sempre vai além do expediente. Que nem as putas!
Seus amigos se distanciam de você, e você só anda com outros iguais a você. Que nem as putas!
Seu chefe tem um lindo carro. Que nem as putas!
Quando vai ao encontro do cliente, você tem de estar sempre apresentável. Que nem as putas! Mas, quando você volta, parece saído do inferno. Que nem as putas!
O cliente quer sempre pagar menos e que você faça maravilhas. Que nem as putas!
Todo dia, ao acordar, você diz: NÃO VOU PASSAR O RESTO DA VIDA FAZENDO ISSO. Que nem as putas!
Se as coisas dão errado, é sempre culpa sua. Que nem as putas!
Você sempre acaba fazendo serviços de graça para o chefe, os amigos e os familiares. Que nem as putas!
Apesar de tudo isso, você trabalha com prazer. Que nem as putas!



Texto de Érico Veríssimo

"CARTA A UM JOVEM ALUNO"

Meu caro aluno,

Hoje escrevo para você: tão jovem e cheio de sonhos, que muito provavelmente ainda não parou para pensar sobre as suas últimas atitudes. Talvez, o ensinamento da terceira lei de Newton – a cada ação, existe uma reação de mesma intensidade em sentido inverso – esteja mesmo esquecido. E aí você tudo pode; você tudo faz; você nada teme… Imaturidade? É bem possível, afinal o grande Nelson Rodrigues já nos tinha alertado: “os jovens têm todos os defeitos das outras idades e mais ainda a imaturidade…”.

Portanto, somente ela, a imaturidade, pode explicar como alguém que ainda não terminou o curso médico, se aventure, “corajosamente” (ou seria irresponsavelmente?), a ocupar o lugar de plantonista médico no interior do Estado. Sabia que isto é crime penal? Está lá no artigo 282: “Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal… detenção, de seis meses a dois anos”.

Há cerca de um mês, o CREMERN, ao fazer uma fiscalização na cidade de Lagoa Nova, motivado por uma denúncia bem fundamentada, constatou a presença de um estudante se passando por médico. A população da cidade quando soube, ficou indignada e revoltada; os policiais militares, onde foi feito o boletim de ocorrência, ficaram mais ainda revoltados e Deus sabe o que teria acontecido, caso o estudante tivesse sido descoberto em pleno exercício ilegal da profissão… Outro fato que nos causou bastante tristeza, foi constatar que o hospital daquela cidade, com capacidade para quase quarenta leitos, encontrava-se totalmente ocioso, com suas camas vazias. Fico imaginando: quantos partos, quantas pequenas cirurgias, quantos atendimentos de clínica, etc. etc. poderiam ser realizados, caso tivesse uma equipe médica atuante e completa. Mas é claro que é muito mais cômodo, manter as ambulâncias bem abastecidas, para promover a ‘desova’ dos pacientes nos hospitais da nossa capital: pobre Clóvis Sarinho, pobre maternidade Januário Cicco, pobre Santa Catarina… pobre população do nosso Estado.

Pobre jovem estudante… Se hoje, é atrante receber uma mísera esmola para se passar por médico, talvez amanhã, seja bem diferente. Diz um pensamento budista: “se você quer saber como foi o seu passado, olhe para o seu presente; se você quer saber o seu futuro, olhe para o seu presente”. Portanto, amanhã, meu caro jovem aluno, quando estiveres formado, precisando de um emprego, é bem provável que este lugar esteja sendo ocupado por mais um jovem imaturo e irresponsável… é o danado da terceira lei de Newton, que ninguém consegue fugir.

Bem… finalizo, alertando-o: o CREMERN continuará a exercer o seu papel. Fiscalizando cada canto desse Estado; encaminhando todos os casos desse crime contra a população ao Ministério Público; enviando a todos os coordenadores do curso médico, cada um dos estudantes pegos para que se instaure processo administrativo; denunciando ao tribunal de contas os gestores, por uso indevido do dinheiro público, ao contratar profissionais não legalizados para exercerem a função de médico. Então, meu caro jovem aluno, muito mais como professor do que como conselheiro do CREMERN, eu lhe imploro: PARE ENQUANTO É TEMPO!



Francisco Edilson Leite Pinto Junior
Professor, médico e escritor




Para quem não viu a matéria aqui no Blog sobre o Falso Médico e quiser ver todas as fotos:
http://medicinaunp.blogspot.com/2010/01/cremern-conselho-de-medicina-flagra.html

18 fevereiro 2010

Farmácias começam a se adequar à resolução da Anvisa

As farmácias brasileiras começam a se adequar, a partir de hoje (18), à resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece que os medicamentos não devem ficar ao alcance dos clientes. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), cerca de 18 estados têm liminares que os desobrigam a acatar a medida.

Supervisor de uma grande da rede em Brasília, Emílio José de Azevedo disse que está cumprindo algumas decisões da resolução, mas que não concorda com os itens 9 e 10, que proíbem a exposição dos medicamentos, e por isso trabalha com a liminar concedida à Abrafarma.

“Não somos contra a RDC 44, inclusive nós já estamos cumprindo algumas decisões, mas sim contra os itens 9 e 10, que diz que os medicamentos devem ficar dentro do balcão. A empresa, juntamente com a Abrafarma, entrou com essa liminar. Então, estamos ainda sob efeito de liminar”, disse.

A farmacêutica Eliete Moura afirmou que mesmo tendo uma liminar, o grupo para o qual trabalha optou por cumprir a resolução da Anvisa. “Nós já estamos cumprindo a resolução. Faltam poucos produtos para a gente arrumar, já estamos terminando de nos adequar, que é retirar os produtos do alcance dos clientes e colocar dentro do balcão para que os funcionários, farmaceuticos e atendentes possam entregá-los de acordo com a prescrição médica”.

Lucimar Alves Paulino, proprietário de drograria que não faz parte de uma grande rede, diz que ainda restam dúvidas quanto ao cumprimento da resolução. “A gente está dentro do padrão, a gente está atendendo, mas está em dúvida a respeito de liminar, se ela terá continuidade. Mas, a intenção é de nos adequarmos à nova realidade”.

A fisioterapeuta Cassandra Oliveira Santos acredita que o fato de os medicamentos não estarem mais ao alcance dos clientes pode ajudar a evitar a automedicação. “Às vezes, a pessoa compra o medicamento e não sabe se pode causar alguma alergia ou algo mais sério. Então, essa medida vai evitar. É melhor que ela se dirija até o balcão”.

Os estabelecimentos que não cumprirem a decisão da Anvisa estarão sujeitos a multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, além de penalidades que vão da apreensão de mercadorias ao cancelamento do alvará de funcionamento.

 
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