31 outubro 2010

SINMED oferece curso rápido de inglês para associados

A partir do mês de novembro o SINMED RN contará com mais um beneficio para os seus associados. Um curso expresso de inglês para viagens, nível intermediário, voltado para conversação.

Ministrado através da English 4U2 Business as aulas acontecerão duas vezes por semana na sede do sindicato, no período noturno com duração de 3 meses.

O Curso

O curso In Company da English 4U conta com instrutores qualificados usando materiais personalizados e eficientes.

Neste curso você lidará com situações do dia a dia voltadas para as necessidades de um médico em viagem. As aulas serão ministradas em Inglês e por meio de exercícios os alunos aprenderão a desenvolver estratégias para compreender, seja pelo contexto ou qualquer outro elemento aquilo que é mais essencial, influenciando assim na sua objetividade e percepção.

Inscrições

A turma inicial contará com 10 vagas e os médicos interessados serão submetidos à uma pré – avaliação. O início das aulas está previsto para 4ª semana de novembro.

Para se inscrever o médico deverá estar em dia com suas contribuições sindicais, além de ter disponibilidade e assiduidade.

Inscrições e informações pelo: 3222-0028
Para saber mais sobre o curso acesse: www.english4u2.com.br/por


Fonte: SINMED - RN

Repensando a pós-graduação em Medicina

Não há dúvidas de que a pós-graduação stricto sensu já trouxe grandes contribuições para a Medicina no Brasil. Contudo, é preciso refletir a respeito da efetiva relação custo-benefício. O que a pós-graduação representa atualmente para a sociedade? Os investimentos são de fato revertidos em bônus ao país e aos cidadãos?

A pós-graduação stricto sensu, em particular, merece análise crítica profunda. Inúmeros problemas passam despercebidos uma vez que, em algumas instituições de ensino, almeja-se o conceito máximo, enquanto que a política atual da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão vinculado ao MEC, é atingir um número mágico de doutores no país. Nessa linha, encontramos orientadores com mais de dez orientandos, professores sem compromisso com a comunidade, linhas de pesquisa mal qualificadas que produzem trabalhos de baixa qualidade sem a menor condição de serem aprovados pelo corpo editorial das principais revistas científicas internacionais.

Como consequência, muitos desses futuros mestres e doutores focam seu trabalho de experimentação no laboratório e não na enfermaria, no ambulatório e no centro cirúrgico. No fim, eles esquecem muito do pouco que aprenderam envolvendo a prática da Medicina. Além disso, os pós-graduandos deveriam passar por seleção séria, mas, ao contrário, o que se vê é um critério que atende a interesses de professores/orientadores ou a indicações políticas. Enfim, o objetivo é o diploma para completar o currículo e engrossar o do orientador, um verdadeiro desrespeito ao dinheiro público.

Pós-graduação stricto sensu não é sinônimo de competência no exercício profissional. Ela tem que representar na Medicina o compromisso com o aprimoramento profissionalizante que é o que a população espera do investimento feito através do pagamento de seus impostos. A comunidade quer um médico mais bem preparado e que exerça a Medicina com humanismo, ótima relação médico-paciente e custos menores.

Em relação à residência médica, o recente aumento do número de bolsas em instituições de regiões afastadas e de difícil acesso. As autoridades se esquecem de que é fundamental haver recursos humanos e materiais, além de preceptoria competente, para que a residência médica atinja seu objetivo. Os residentes não podem ser encarados como mão de obra barata - atendendo à deficiência do serviço de saúde naquelas regiões - por falta de uma política de governo que esteja de acordo com as necessidades locais. É mais uma prova da incompetência do Departamento de Residência e Projetos Especiais na Saúde da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Trata-se de uma discussão que deve ser aprofundada em nome do investimento criterioso do dinheiro público e da formação médica de qualidade.


Escrito por
Antonio Carlos Lopes
Presidente da Socidade Brasileira de Clínica Médica

Charge do dia!!!


31 de Outubro: Halloween (Dia das Bruxas)

Secretaria de Saúde adota medidas de prevenção contra bactéria

Em razão da grande repercussão nacional em torno de infecções pela bactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) estiveram reunidos, nesta sexta-feira (29/10), na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), representantes de diversos órgãos ligados à saúde para definir normas e ações a serem adotadas em todo o Rio Grande do Norte.

A nota técnica nº1/2010 e a Resolução-RDC nº 42 divulgadas, na última segunda-feira (25/10), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) serão os documentos utilizados pela Sesap para padronizar as medidas de controle e prevenção contra microrganismos multirresistentes.

As determinações incluem, principalmente, a obrigatoriedade da disponibilização de álcool gel para higiene das mãos nos serviços de saúde, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), previstas na Aliança Mundial para Segurança do Paciente.

As amostras suspeitas, se identificadas como multirresistentes, devem ser enviadas pelos hospitais para o LACEN-RN (Laboratório Central Dr. Almino Fernandes). O laboratório irá receber todas as amostras do Estado e, de acordo com o protocolo, irá reconfirmar o resultado. Em seguida, os casos positivos serão enviados para um dos laboratórios de referência nacional, já que o diagnóstico definitivo se dá por meio de biologia molecular.

Caso o resultado seja positivo para a KPC, o hospital será notificado para providenciar o isolamento e tratamento do paciente e a Vigilância Epidemiológica da Sesap será comunicada para o controle de casos. Até o momento nenhum caso foi identificado no RN.

Estiveram presentes na reunião representantes da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa), LACEN-RN, Unidade de Resposta Rápida (URR), Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) e Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR).

Saiba mais: www.anvisa.gov.br e www.suvisa.rn.gov.br


Fonte: SESAP - RN

28 outubro 2010

28 de Outubro: Dia do Flamenguista!


Parabéns, Nação Rubro-Negra!!!


Obs.: Em virtude do feriado a aula hoje é facultativa!

27 outubro 2010

26 outubro 2010

Edital do estágio para o HJPB (Santa Catarina)

Finalmente, como era esperado de muitos, saiu o edital para estágio no serviço de Cirurgia Geral do Hospital José Pedro Bezerra, mais conhecido como Santa Catarina.
As inscrições têm o custo de R$20,00 e devem ser feitas entre 26 de outubro e 15 de dezembro, diretamente com Dr. Medeiros; no Departamento de Cirurgia da UFRN com Itálo (das 9h às 11h e das 14h às 16h); ou com Eliezer, aluno da UnP (disciplina de Técnica Operatória).
Serão 40 vagas oferecidas para os alunos que estão cursando ou já concluíram a disciplina de Técnica Cirúrgica em sua faculdade. Contudo, qualquer aluno do curso de medicina poderá fazer a prova.
A prova será realizada dia 17 de dezembro de 2011, às 14h, nas salas do curso de medicina da UnP. Ela terá 40 questões de múltipla escolha abordando os seguintes assuntos:
  • Pré e Pós-Operatório em cirurgia;
  • Abdome Agudo não Traumático (inflamatório, perfurativo, obstrutivo e vascular);
  • ATLS;
  • Cicatrização;
  • Choque;
  • Resposta endócrino-metabólica ao Trauma;
  • Suporte nutricional no paciente grave;
  • Trauma abdominal e Torácico (aberto e fechado);
  • Colecistite aguda;
  • Hérnias da parede Abdominal;
  • Manejo do Carcinoma hepatocelular;
  • Pancreatite aguda alcoólica e biliar;
  • Apendicite aguda;
  • Diverticulite aguda;
  • Hemorragia digestiva alta e baixa;
  • Insuficiência hepática aguda;
  • Câncer pancreático;
  • Câncer gástrico.
Maiores informações com Dr. Medeiros - 9921-2290.

24 outubro 2010

"Comissão de Formatura Medicina UnP 2014.1" assina contrato com Studio Wellington Barbosa


Comissão de Formatura Medicina UnP 2014.1


A parceria com o fotógrafo Wellington Barbosa estabelece que cada aluno da turma (2008.2) tenha direito a 50 fotos (24 X 30) e que o valor da foto "extra" seja fixo (R$ 10 cada)!


Vídeo: Médico explica o que é a superbactéria

Nas últimas semanas muito se tem falado em superbactérias e que pessoas morreram após o contato com elas. A mais conhecida é a que produz a enzima KPC, que já matou 18 pessoas no Distrito Federal. Também há casos confirmados em São Paulo e na Paraíba.

Aqui no RN não houve nenhum registro de pacientes que tenham entrado em contato com a bacteria. A pedido do TN Online o infectologista Dr. Kléber Luz explicou o que é a superbactéria e os cuidados que devemos ter. Confira!





Fonte: Tribuna do Norte

Álcool em gel será obrigatório em hospitais e clínicas para evitar propagação da superbactéria

Para evitar novos casos da superbactéria KPC e de outros micro-organismos resistentes a antibióticos, os hospitais e clínicas públicas e privadas serão obrigados a colocar dispensadores com álcool em gel em todos os quartos, ambulatórios e prontos-socorros.

A norma foi aprovada sexta-feira (22) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estimular a higienização de profissionais de saúde, uma das medidas mais eficazes para impedir a disseminação das superbactérias e conter as infecções hospitalares, como informou o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.

“Esse é um elemento [álcool em gel] que facilita o hábito de higienização, porque é mais fácil de acessar. Mas as pessoas podem continuar a lavar as mãos com água e sabão”, afirmou Barbano.

A nova regra deve ser publicada oficialmente na próxima semana. De acordo com o diretor, os hospitais terão um prazo de até 60 dias para adaptação.

Técnicos da Anvisa reuniram-se hoje com especialistas em infectologia e microbiologia para discutir medidas de contenção e o cenário da KPC no Brasil. A KPC é um tipo de enzima que provoca resistência de algumas bactérias aos antibióticos de uso habitual.

A bactéria atinge, principalmente, pessoas com baixa imunidade que estejam hospitalizadas, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de um objeto comum.

O Distrito Federal tem um surto da superbactéria. São183 casos confirmados e 18 mortes. Há registros de casos também no Espírito Santo, Paraná, em São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e na Paraíba.


Fonte: Agência Brasil

23 outubro 2010

O QUE FOI FEITO DA DIGNIDADE MÉDICA?

"Às vezes é preciso parar e olhar para longe,
para podermos enxergar o que está diante de nós."
(John Kennedy)


Dignidade, segundo Caldas Aulete, significa "qualidade moral que infunde respeito, elevação ou grandeza moral, consciência do próprio valor, autoridade, honra, nobreza". Durante os anos que estivemos presidente da AMB lutamos denodadamente na defesa da dignidade e do exercício da profissão.

Conseguimos muito ao longo daqueles anos. Chegamos quase ao desejável e necessário para que todos pudessem falar em dignidade com a cabeça erguida. Ordenamos, disciplinamos e normatizamos o relacionamento entre prestadores de serviços e convênios médicos. Estabelecemos, por direito, nossos honorários mínimos. Valorizamos em termos de representativos, nossas entidades médicas. Buscamos incessantemente conseguir nos serviços públicos melhores condições de trabalho e remuneração condigna, não esquecendo nunca de lutar junto ao poder público pela melhoria da qualidade do ensino médico brasileiro. Foram mais de dez anos de sonhos e conquistas.

E agora, novamente assistimos a classe médica ser espezinhada, vilipendiada e desconsiderada pelos grandes "cartéis" que atuam dentro dos sistemas alternativos de saúde (estatais, seguradores, medicinas de grupo, etc.). Nossas cooperativas, com suas atitudes contestatórias, prestam um grande desserviço aos médicos que lutam pelos seus direitos. Até o Ministério Público, algumas vezes intervém com liminares e outras ações civis públicas, insistindo em não entender que assim procedendo faz o jogo dos que exploram médicos e usuários. Aliás, intermediar a saúde no Brasil que tem seus serviços públicos praticamente falidos é um negócio extremamente lucrativo.

É importante ressaltar que nos últimos 20 anos o número de cursos de medicina triplicou levando o Brasil, hoje com 180 escolas, a ocupar o segundo lugar no ranking mundial perdendo apenas para a Índia. Mais grave ainda é que essas escolas estão entregando à sociedade brasileira exatamente 15.696 novos médicos, muitos deles completamente despreparados. Os que terminaram seus cursos neste século não chegaram a conhecer o sofrimento e as imposições do passado, por volta do ano de 1983. Ainda eram estudantes ou nem haviam nascido. Quando, no exercício da profissão, em sua maioria concentrados nas grandes cidades, iludidos tornam-se presas fáceis destes grandes grupos econômicas da área da saúde. E assim, ainda jovens, têm já sua dignidade afrontada impiedosamente. Pobre médico que estudou e sacrificou-se durante anos a fim de conseguir seu ideal de aprender a arte de curar para depois ser humilhado tão ostensivamente.

Hoje vemos, com tristeza, os médicos de "joelhos" diante dos compradores de seus serviços pedindo favores, aceitando deles circulares arrogantes e impositivas, recebendo os valores aviltantes - R$40,00 por consulta com validade por 30 dias (???)) - arcando com toda a responsabilidade médica e custo operacional, sem poder opinar nem se defender. Resumindo um estudo recente que fizemos com a consulta de convênio valendo 42,00 (quarenta e dois reais). O profissional atendendo, no seu consultório particular durante o mês 170 primeiras consultas (revisão o convenio não paga) recebe bruto R$7.140,00. (sete mil cento e quarenta reais). Deduzindo o custo operacional, que vai desde o aluguel do consultório, salários, todas outras despesas internas, impostos municipais e ao final o famigerado IR, o total das despesas para manter o consultório chega a R$ 6.252,52 restando então, como valor líquido por consulta a impressionante quantia de R$5,33 (cinco reais e trinta e três centavos). Essa "maravilha" só é sentida no momento da confecção do IR anual. O dinheiro imaginário da receita sumiu.

Não podemos acreditar no que estamos assistindo, nem imaginar que seremos novamente subjugados pelos intermediários e mercantilistas da saúde. A atual passividade médica é algo lastimável e a tendência à submissão aos contratantes estarrecedora.

O que estão fazendo com a dignidade médica, tão duramente resgatada? Onde estão os médicos que durante anos disseram "só trabalhamos pela Tabela da AMB?" e agora aceitam qualquer preço pelo seu trabalho? Passamos a ser os únicos profissionais, que a nível de convênios, planos de saúde e SUS, não podem estabelecer valores pelo trabalho que prestam. O contratante é que faz o preço do serviço que contrata. Um absurdo.

É preciso reagir, lutar e exigir. Afinal, nós somos médicos. Cada um, independentemente das suas condições financeiras atuais, deve participar desta caminhada para preservar nossos princípios e ideais.

Fazemos um apelo para que se Levantem, porque querem fazer dos seus honorários um simples pagamento, uma "gorjeta"; do sacerdócio da sua profissão uma forma mercantil, um negócio; de você um trabalhador comum e submisso; da sua dignidade um "lixo". ...........


Antonio Celso Nunes Nassif, 76, Doutor em Medicina pela UFPR, foi presidente da Associação Médica Brasileira., é Membro da Comissão de Ensino Médico do MEC

Sesap esclarece sobre os cuidados contra Sarampo

Em razão da situação epidemiológica de sarampo enfrentada pelo estado da Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), alerta para a manutenção das medidas de prevenção e controle da doença no Rio Grande do Norte.

De acordo com a subcoordenadora da SUVIGE, Juliana Araújo (foto), não foram confirmados até o momento ocorrências de sarampo no RN. Explica a subcoordenadora que em 2008 houve uma grande campanha contra a rubéola, quando foi ofertada a vacina Dupla Viral, que protege também contra o sarampo. Mas que é importante ficar atento ao calendário vacinal e procurar manter as vacinas sempre em dia, não pode haver relaxamento - alerta".

Ainda de acordo com Juliana Araújo, a sociedade deve adquirir uma postura de vigilância observando a manifestação de sintomas, como febre acima de 38 graus e manchas vermelhas no corpo. Neste caso, um médico deve ser procurado imediatamente.

Outra medida preventiva é observar se a caderneta de vacinação está em dia, tanto de crianças quanto de adultos. Crianças a partir de 1 ano tomam uma dose e um reforço entre os quatro e seis anos de vida. Adolescentes na faixa etária de 11 a 19 anos, se tiverem tomado apenas uma dose, devem aplicar uma nova dose. Caso não tenham nenhuma dose anterior comprovada, tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda. Se tiverem duas doses comprovadas (dupla ou tríplice viral), já estão imunizados.

No caso de adultos na faixa etária entre 20 a 49 anos, se não vacinados, devem procurar um posto de saúde para tomar uma dose da vacina. Se tiverem uma ou mais doses registradas em sua caderneta de vacinação (dupla ou tríplice viral), já podem se considerar vacinados e plenamente imunizados.

A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente na rede básica de saúde e faz parte do calendário anual de vacinação.


Fonte: Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

Charge do dia!!!

20 outubro 2010

OREM 2010 - Olimpíadas Regionais dos Estudantes de Medicina


Olimpíadas Regionais dos Estudantes de Medicina
/ OREM 2010 em Sobral-CE /


Data: 12/11 à 15/11 durante o CARNABRAL (www.carnabral.com)


Maiores Informações na comunidade do Orkut (www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107502031) e/ou com a Chefe da Delegação da UnP - Aline Sobral (7° período)

Blog de Medicina UnP (O Oficial) - Mais de 100 MIL acessos em apenas 1 ano e meio



O nosso muito Obrigado,
... e volte SEMPRE!!!

Além do reajuste de 22% em 2011, Médicos Residentes podem ter mais 16,7% a partir de 2012

O Grupo Interministerial de Trabalho, formado por representantes do governo e da Associação Nacional dos Médicos Residentes, propôs às entidades pagadoras a concessão de um reajuste de 16,7% na bolsa-auxílio dos pós-graduandos, dividido em duas vezes, sendo a primeira parcela a ser paga em 2012.

A iniciativa, somada aos 22% obtidos pela ANMR durante a greve — e garantidos para janeiro de 2011 —, consta na ata da primeira reunião do GIT, ocorrida no dia 14, na sala de reuniões da Diretoria de Hospitais Universitários e Residências em Saúde – DHR/CGRS – em Brasília.

“Resta agora esperar pela análise dos impactos econômicos, mas este acordo prévio entre as partes indica um bom caminho, com o provável alcance de nossa pedida inicial de reposição de 38,7%, em menos de três anos”, avalia o presidente da ANMR, Nivio Moreira Jr.

Na próxima reunião do grupo, marcada para dezembro, os ministérios, Santas Casas, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde devem apresentar suas posições. “Quanto às demais reivindicações da categoria, as discussões continuam e os avanços devem começar a aparecer no ano que vem”, avisa Victor Lima, presidente eleito da ANMR.



Fonte: ANMR - Associação Nacional dos Médicos Residentes

19 outubro 2010

Charge do dia!!!


Edital de Eleição para nova Gestão do CA - 2011



EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO GESTÃO 2011


O Presidente da Associação Centro Acadêmico de Medicina UnP, Alexey Alves Garcez, no uso de suas atribuições estatutárias, vem através deste CONVOCAR ELEIÇÕES.

Pelo presente edital, ficam os acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Potiguar convocados a comparecerem no próximo dia 19/11/2010, no período das 08 (oito) às 18 (dezoito) horas, na banca eleitoral próxima a direção da escola da saúde, a fim de proceder com a VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CENTRO ACADEMICO DE MEDICINA UNP - GESTÃO 2011.

Na oportunidade, INFORMA QUE OS INTERESSADOS A SE CANDIDATAREM AO PLEITO deverão atender às normas estatutárias e regulamentares (Titulo II do Estatuto da Entidade), bem como, providenciar sua inscrição junto a esta comissão eleitoral até 10 (dez) dias antes da data da eleição acima enunciada.



Natal, 19 de Outubro de 2010



Presidente do CA de Medicina UnP

Divulgadas novas diretrizes mundiais para salvar pessoas com Parada Cardíaca

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) anunciou na noite desta segunda-feira (18) a publicação das “Novas Diretrizes Mundiais das Emergências de Ressuscitação após Parada Cardíaca”, uma atualização do conhecimento médico sobre como evitar a morte de uma vítima de infarto, com a ajuda da massagem cardíaca e do uso de desfibriladores.

A nova recomendação é que, diante de uma pessoa inconsciente e que não respira, o leigo peça a alguém para telefonar para o 192 e inicie imediatamente a compressão do peito, ou seja, a massagem cardíaca. A compressão deve ser intensa e profunda: a cada uma o peito do paciente deve ser comprimido por pelo menos 5 centímetros (ou, no caso de crianças, 4 centímetros) e devem ser feitas 100 compressões por minuto. Um vídeo de divulgação da American Heart Association ensina que o ritmo é parecido com o da música "Stayin' Alive", do grupo Bee Gees.

A SBC ressalta que a "massagem" recomendada é muito mais intensa e a frequência aumentou. Além disso, o leigo não precisa fazer a respiração boca a boca. Mais importante, segundo as novas diretrizes, é que ele faça as compressões e peça para alguém trazer o mais rápido possível um desfibrilador automático, que hoje existe em locais de grande aglomeração de pessoas, como estádios, aeroportos e shoppings.

“Essas Diretrizes são da maior importância num país como o nosso, em que 315 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares a cada ano”, diz o presidente da SBC, Jorge Ilha Guimarães. Para ele, é possível que metade dessas mortes possam ser evitadas, se o público leigo estiver preparado para fazer a compressão e usar o desfibrilador. A cada minuto de parada cardíaca, o paciente perde 10% da chance de sobreviver.

A redação das novas diretrizes contou com a participação do cardiologista brasileiro Sérgio Timerman, junto com mais de 350 especialistas de 29 países.

Para os médicos, as novas diretrizes também trazem a norma resumida na sigla CAB, isto é, “Compression, Airway e Breath” (compressão, vias respiratórias e respiração). A regra é que primeiro se inicie a compressão, em seguida se garanta a abertura das vias respiratórias e, como consequência, a respiração. Numa segunda etapa, a recomendação é que os profissionais providenciem o resfriamento do organismo para 32 a 34 graus, em até 24 horas, e o cateterismo de urgência.


1º Congresso Brasileiro de Direito Médico do Conselho Federal de Medicina

Responsabilidades civil e penal do médico, danos moral e material ao paciente e constitucionalidade dos tratamentos compulsórios são alguns dos temas que serão debatidos em Brasília, nos dias 2 e 3 de dezembro, durante o 1º Congresso Brasileiro de Direito Médico do Conselho Federal de Medicina.

O encontro promoverá discussões sobre a prática médica na atualidade e sobre os problemas inerentes a esta prática – por exemplo, aqueles relacionados ao erro médico sem culpa: o “mau resultado”. “Este encontro também tem por objetivo estimular o aprofundamento das relações entre os formadores dos médicos e dos profissionais do Direito. Os princípios das duas profissões são muito próximos”, afirma Carlos Vital, vice-presidente do CFM.

O desembargador Miguel Kfouri Neto, do Tribunal de Justiça do Paraná, coordenará no Congresso o painel Os limites da responsabilidade médica: como os juízes fazem contas, calculam danos e antecipam tutelas. De acordo com ele, os médicos estão sujeitos a fatos aleatórios imprevisíveis e precisam ficar atentos a essas condições. Kfouri participou da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica. “É chegada a hora de se ampliar essa discussão, por meio do diálogo constante entre profissionais da medicina, do direito, administradores de hospitais, planos de saúde, clínicas, laboratórios e entidades governamentais que atuam na área da saúde”, avalia.

Os painéis e conferências do encontro abordarão, além dos temas indicados, responsabilidade do médico no código de defesa do consumidor, responsabilidade médica solidária, integração das resoluções do Conselho Federal de Medicina aos tipos penais e consentimento livre e esclarecido.



18 outubro 2010

Charge do dia!!!

Investimentos na Escola da Saúde ampliam a prática acadêmica

"Ao curvar-te com a lâmina rija de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram, acalentou um amanhã feliz e agora jaz na fria lousa, sem que por ele tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. . . " Essa é a "Oração ao Cadáver Desconhecido", escrito por Karel Rokitansky (1876), alertando sobre a utilização de cadáveres humanos como metodologia para estudo na área de saúde. Será que em pleno terceiro milênio é realmente necessário usar essa técnica tão difundida entre as Instituições de Ensino Superior? Evidentemente, há regras para utilizar esse tipo de metodologia. Porém, isso não deixa de levantar questionamentos sobre ética, direitos humanos e responsabilidade social.

Nesse quesito, a UnP novamente é pioneira em oferecer novas propostas metodológicas na área de Saúde. A Universidade está investindo cerca de R$ 15 milhões na Escola da Saúde trazendo tecnologias inovadoras para o ensino, que já começaram a ser implantadas, a exemplo do Laboratório de Estrutura e Função, com a utilização do "bodypainting" (Pintura Corporal). Esse método possibilita a simulação, em seres humanos, dos movimentos dos músculos e demais sistemas do corpo, recursos que eram limitados na manipulação de cadáveres.

O diretor do curso de Ciências Biológicas, prof. Carlos Moura, explica a diferença entre estudar com cadáveres e utilizar novos métodos. "O estudo com peças cadavéricas apresenta algumas limitações, como por exemplo: a fixação do formol altera algumas características das peças, como a coloração, a elasticidade do tecido e também a textura da peça. Trata-se de um estudo predominantemente topográfico, em que não se observa a anatomia em movimento. A anatomia tradicional sempre fez uso de cadáveres e atlas anatômico para a complementação do processo de aprendizagem desses temas. Na UnP, adquirimos réplicas precisas das peças anatômicas para o nosso laboratório de Estrutura e Função. As peças em resina complementam o atlas e nos permitem uma percepção tridimensional do material em estudo, aprimorando de forma importante o processo de aprendizagem dos conteúdos", declara o professor.

Hospital e UTI simulados com manequins robotizados serão outros instrumentos de ensino. Esses manequins e computadores com modernos softwares permitirão ao aluno realizar procedimentos virtuais, que simulam diversas funções do corpo humano, como respiração, batimentos cardíacos, inchaço e pulsação, além da própria dissecação.

Segundo a diretora da Escola da Saúde, profa. Giselle Gasparino, essa nova forma de ensinar causará impacto na comunidade. "A sociedade contará com profissionais bem preparados nas diferentes áreas do conhecimento, principalmente por contarem com recursos de simulação em sua formação acadêmica. Esses estudantes terão contato com patologias reais após uma exaustiva e contínua etapa de atividades simuladas, diminuindo a possibilidade de erro no atendimento a pacientes reais", afirma.

O professor Carlos Moura acrescenta que "Esses simuladores humanóides podem simular situações bastante reais como, por exemplo, ter uma parada cardíaca, um infarto e até mesmo ir ao óbito caso não recebam o tratamento adequado. Você pode até perguntar: mas para que isso é útil? Imagine nossos alunos podendo, durante a sua formação profissional, interagir com toda essa tecnologia antes de ser entregue ao mercado de trabalho. Simular as situações reais antes de enfrentá-las de verdade, capacita o aluno a cometer menos erros e atuar com maior segurança frente aos casos reais que precisem intervir".



Fonte: jornal UnP EM FOCO nº 225
De 04 a 10 de outubro de 2010

Mensagem do presidente do Conselho Federal de Medicina

No mês em que se comemora o Dia do Médico, ressalto o orgulho que sinto em ser médico e lutar por uma Medicina digna e de qualidade. Mas a categoria que reúne 350 mil profissionais tem uma pergunta a fazer aos gestores, tomadores de decisão e à sociedade em geral. Afinal, qual o futuro da saúde brasileira? A questão encerra angústia de quem, ao longo dos anos, assiste a crise que atinge o Sistema Único de Saúde (SUS) e que se estende às atividades na Saúde Suplementar.

Estarrecidos, acompanhamos a aparente inércia dos responsáveis pela assistência diante da falta de recursos para o SUS, do desaparelhamento da rede hospitalar, da desregulação que permeia a convivência de médicos, usuários e planos e operadoras de saúde, e da ausência de políticas adequadas para a área de recursos humanos. Neste momento, com a saúde à beira do abismo, fazemos mais um alerta à nação.

Em 1988, o país viu nascer o SUS, esperança de atendimento universal, integral, gratuito, hierarquizado e descentralizado para todos os brasileiros. Com a Constituição, a saúde passou a ser dever do Estado e direito dos cidadãos. No entanto, o modelo – considerado ainda hoje referência internacional – não evoluiu com a mesma velocidade que as transformações sociais, culturais e epidemiológicas que atingiram o Brasil nestas últimas décadas. Essa estagnação coloca-o em risco. Para garantir novos avanços, faz-se urgente repensá-lo dentro de novas bases.

Permeando os problemas que se acumulam nas áreas pública e privada, está o descaso com relação aos médicos enquanto força de trabalho fundamental para a assistência. Os profissionais penam com honorários defasados, precarização dos vínculos de emprego e estrutura de trabalho inexistente. O silêncio dos gestores diante desse quadro repercute na autoestima da categoria, em busca de sua valorização. A criação de uma carreira de Estado para os médicos e os profisssionais da saúde, o reconhecimento do papel desses indivíduos no processo da assistência e de suas entidades representativas no debate político da saúde são reivindicações que devem ser considerados, sim.

As questões elencadas não querem calar e nos inquieta saber que a falta de ações efetivas para respondê-las deixa a todos os brasileiros sem uma perspectiva real de futuro no campo da saúde. Afinal, o que esperamos em 10, 20, 30 anos: sofrer com orçamentos insuficientes e restritivos? Ver os vazios assistenciais no interior e as áreas de difícil provimento nas metrópoles ainda sem médicos e outros profissionais da saúde? Encarar a mercantilização da saúde conduzida pelas operadoras? Esperamos em outros outubros nossa ansiedade esteja aplacada e possamos, juntos, realmente comemorar o Dia do Médico e a vitória do interesse coletivo na gestão da saúde brasileira.


Roberto Luiz d’Avila
Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)


Fonte: CFM

17 outubro 2010

18 de Outubro - Dia do Médico

Cuidar das pessoas não é só uma profissão.
É uma missão.
Ser médico é uma escolha.
Ser respeitado, é um direito de todos.

Campanha do CFM e dos CRMs que marca o Dia do Médico já está nas ruas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) lançaram nesta semana a campanha publicitária que marca as comemorações pelo Dia do Médico. A data, festejada em 18 de outubro, será lembrada em várias ações na mídia, como anúncios em outdoors, busdoors e em revistas e jornais de grande circulação. Um vídeo institucional também será exibido nas próximos dias em intervalos de programas jornalísticos da TV Globo. Além dessas inserções, foram produzidos cartazes, folders e postais para distribuição em eventos e pontos de grande circulação. Todas as peças estão disponíveis na página criada pelo CFM.

O tema deste ano é a valorização do exercício da Medicina. As peças foram desenvolvidas de forma a lembrar a importância do respeito, do reconhecimento e da oferta de condições de trabalho ao médico, para que ele possa cumprir seu papel. A mensagem foi abraçada com entusiasmo pela rede de conselhos. Vários estados articularam inserções das peças que da campanha em canais das mídias local e regional. Outras entidades – como associações médicas, sociedades de especialidades e sindicatos médicos – também decidiram apoiar o CFM e os CRMs na iniciativa, e garantiram publicação do anúncio elaborado especificamente para o tema em seus jornais, revistas e sites.

Como parte das comemorações, os conselhos de medicina e representantes de outras entidades médicas – Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – organizam em Brasília, para o dia 26 de outubro, uma Mobilização Nacional pela Valorização da Assistência em Saúde. Os participantes pretendem realizar atos no Ministério da Saúde e no Congresso Nacional para chamar a atenção dos gestores e dos parlamentares para os problemas que afligem o setor e causam repercussão negativa no trabalho médico.

Em alguns Estados, nos dias que antecedem esta Mobilização, também serão realizadas atividades com este objetivo, o que agregará caráter politico e estratégico ao Dia do Médico. “A saúde é hoje a principal preocupação do brasileiro, conforme revelam diversas pesquisas de opinião. Médicos e pacientes conhecem esse problema de perto. As lideranças e entidades representativas de mais de 350 mil médicos de todo o Brasil alertam para a necessidade de se atacar problemas estruturais que, sem o devido enfrentamento, podem colocar em risco a vida de milhões de pessoas”, afirma o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, ao lembrar a importância das atividades.


Fonte: PORTAL MÉDICO - o site do Conselho Federal de Medicina

Dia do Médico: entidades programam mobilização nacional em Brasília

Médicos de todo o país se reunirão em Brasília no próximo dia 26 de outubro para uma mobilização nacional em defesa da valorização da profissão médica. Neste dia, lideranças das entidades médicas nacionais apresentarão aos gestores, aos membros do poder legislativo e executivo e à sociedade brasileira a pauta mínima de reivindicações para garantir à população assistência adequada e ao profissional condições de exercer a medicina com dignidade. Na oportunidade, os médicos vão mostrar ao público quais são as maiores as preocupações da categoria. A ação, organizada pela Federação Nacional dos Médicos, Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, faz parte das comemorações que marcam a semana do Dia do Médico, celebrado na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Cid Carvalhaes, a mobilização vai priorizar as pautas que envolvem a formação médica, condições de trabalho adequadas e financiamento do Setor.

"O objetivo das entidades é tornar os fatos públicos, trazer à tona para a população e para o País como um todo, as más condições existentes no setor de saúde pública e privada. E também, fazer com que os parlamentares se sensibilizem quanto às questões que serão apresentadas e assumam um compromisso de levá-las adiante como relevantes para o Setor," destacou Carvalhaes.

"Queremos mostrar como se encontra a saúde hoje no Brasil, não só na questão do trabalho médico, mas também mostrar o que a população está passando com a falta de um investimento maior do Governo Federal em saúde pública," acrescentou o secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Márcio Bichara, membro da comissão organizadora do evento.

Entre as ações, está um encontro com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no qual serão apresentadas as reivindicações constantes na Carta dos Médicos à Nação , elaborada no último Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), em julho deste ano. Depois, os médicos deverão fazer uma caminhada em direção ao Congresso Nacional, culminando em um ato público no local, com a participação de líderes partidários. Antes de 26 de outubro, estão previstas outras atividades no âmbito dos estados, através das entidades locais (conselhos regionais, sindicatos e associações médicas). A meta é ampliar ao máximo a repercussão da pauta médica, inserindo a categoria no debate sobre as questões relacionadas à assistência.

Entre as defesas dos profissionais está a regulamentação da Emenda Constitucional 29, melhores condições de trabalho, Carreira de Estado no SUS, honorários médicos reajustados pelas operadoras de planos de saúde anualmente, Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos e mais recursos para o setor.


Fonte: FENAM - Federação Nacional dos Médicos

Vem aí o Enade 2010

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Desde sua implantação pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 (Regulamentação do Sinaes) e Portaria nº 107, de 22 de julho de 2004 (Regulamentação do Enade), percebeu-se que houve grande avanço na qualidade da educação superior no Brasil, mas não só por parte dos discentes, mas, principalmente, essa melhora aconteceu com o docente, que investe muito a partir de então em educação continuada (especialização, mestrado e doutorado).

Todavia, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação. O objeto do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

O cronograma do Enade 2010 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) sofreu alteração para ajustar-se às datas do Enem 2010 (Exame Nacional de Ensino Médio). As provas, inicialmente agendadas para o dia 7 de novembro, passarão a ser aplicadas no dia 21 do mesmo mês, a partir das 13h. As modificações foram publicadas no Diário Oficial da União, em 3 de maio.

Nesta edição, o exame avaliará cerca de mais de 450 mil estudantes de 4,5 mil cursos. Serão avaliados os alunos dos cursos superiores conforme a Portaria Normativa nº 5, de 22 de fevereiro de 2010, pelo Enade 2010, os cursos que conferem diploma de bacharel das áreas de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia. Os dirigentes das IES são responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados ao Enade 2010, no período de 02 a 31 de agosto de 2010, por meio do endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, segundo as orientações técnicas do Inep.

Conforme disposto no art. 5º, § 7º da Lei nº. 10.861/2004, a não-inscrição de alunos habilitados para participação no Enade, nos prazos estipulados nesta Portaria Normativa, poderá ensejar a suspensão temporária da abertura pela IES de processo seletivo para os cursos referidos no artigo 1º desta Portaria Normativa.

É de responsabilidade dos dirigentes das IES divulgar amplamente, junto ao seu corpo discente, a lista dos estudantes habilitados ao Enade 2010, antes do envio do cadastro dos estudantes ao Inep. O Inep divulgará, até o dia 20 de setembro de 2010, a lista dos estudantes que participarão do Enade 2010, e, até o dia 22 de outubro de 2010, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas.

Por fim, o Enade contempla estudantes ingressantes que até o dia 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso superior e os concluintes que tenham cursado pelo menos 80% da carga horária da graduação com previsão de formação no ano letivo de 2010. Para os cursos superiores de tecnologia, serão considerados ingressantes aqueles que tiverem concluído entre 7% e 25% da carga horária mínima do currículo. Os concluintes deverão ter cursado pelo menos 75% do programa. Estão dispensados da avaliação os estudantes que tiverem colado grau até o dia 31 de agosto de 2010 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do exame em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante.


Fonte: Diário da Manhã - GO

Menino é internado para operar hérnia e fimose e sai sem amígdalas

Luiz Otávio, de sete anos, teve as amígdalas extraídas numa cirurgia, para surpresa dos pais.
“Quando fui olhar ele estava pondo sangue pela boca e pelo nariz. Com a boca inchada. Perguntei a enfermeira o que era, ela falou que eles tinham feito uma cirurgia da garganta. Eu disse que então fizeram a coisa errada, Elza Helena Nunes.

O garoto entrou no hospital para ser operado de hérnia e de fimose, não de garganta. Os pais de Luiz prestaram queixa à polícia e pretendem entrar na justiça contra a Santa Casa de Araxá, onde a operação foi feita. Eles acreditam que o filho foi confundido com um outro paciente.

“Tinha uma outra criança no quarto com o nome de Luiz, levou o meu no lugar do outro”, diz a mãe.

O diretor clínico do hospital afirma que todos os procedimentos pré-operatórios foram realizados. Mas como o menino apresentou um sangramento na garganta ao ser entubado, a médica avaliou a situação e fez a operação de amígdalas.

“Normalmente é feita uma rotina. Os familiares são indagados sobre o nome do paciente, qual procedimento cirúrgico. Pela enfermagem até o encaminhamento cirúrgico. No centro de cirurgia é realizada uma nova checagem. Então todos os procedimentos foram realizados”, declara o diretor clínico e médico, Daniel Angoti Akel.

Agora, o menino vai ter de esperar um mês para fazer as cirurgias de hérnia e de fimose.


Anvisa cancela medicamentos contendo o princípio-ativo rosiglitazona

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro de medicamentos contendo o princípio-ativo rosiglitazona em todas suas apresentações farmacêuticas e associações, por considerar que os riscos superam os benefícios.

O cancelamento de registro dos medicamentos contendo o princípio-ativo rosiglitazona (Avandia, da empresa GlaxoSmithKline Brasil) pela Anvisa, com seu respectivo recolhimento, se deu especialmente pela alta probabilidade de ocorrência de doenças isquêmicas, tais como: infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, parada cardíaca, derrames, isquemia do miocárdio e outros distúrbios cardíacos.

O Avandia, aliado à dieta e exercícios, era indicado para melhorar o controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. A medida foi publicada na edição de 29 de setembro, página 31, do Diário Oficial da União.

Recomendações da Anvisa aos usuários do Avandia:

Contatar com seu prescritor, o mais breve possível, com o intuito de proceder a substituição do Avandia por outro tratamento;
Não efetuar a suspensão de uso e nem a troca do medicamento sem que antes o precritor seja consultado;
Relatar ao seu prescritor a suspeita de problemas cardiovasculares não antes detectados, caso existam;
Buscar maiores esclarecimentos, se necessário, junto ao seu prescritor ou ao farmacêutico, visando uma substituição de tratamento de forma programada;
Buscar esclarecimentos e orientações, se necessário, quanto ao recolhimento do produto ou outros esclarecimentos pertinentes junto a empresa GlaxoSmithKline Brasil ou à farmácia em que adquiriu seu produto.

Recomendações da Anvisa aos profissionais da saúde:

Recomendar aos seus pacientes imediata substituição do Avandia por outra alternativa terapêutica;
Não indicar e não iniciar novos tratamentos com Avandia;
Notificar, por meio do Sistema eletrônico de notificações, denominado NOTIVISA, disponível na página da Anvisa, suspeitas de reações adversas cardiovasculares com o uso de Avandia;
Buscar esclarecimentos e orientações, se necessário, quanto ao recolhimento do produto ou outros esclarecimentos pertinentes, junto a empresa GlaxoSmithKline Brasil.


Fonte: Anvisa

14 outubro 2010

Missa de 7° dia da Professora Dulcimar Meneses

Clique na Imagem para Ampliá-la

CFM realiza fórum sobre saúde da família e comunidade

O Conselho Federal de Medicina realizará, no próximo dia 29 de outubro, durante todo o dia, o Fórum sobre Saúde da Família e Comunidade. O evento servirá para discutir temas como ética e bioética em atenção primária; remuneração, assistência à criança, a ideologia da Estratégia de Saúde da Família e o financiamento da atenção básica.

De acordo com o coordenador da Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade do CFM, Celso Murad, o objetivo do evento é traçar um levantamento prévio da situação do trabalho médico no Programa de Saúde da Família e Comunidade em todo o Brasil: “vamos avaliar o que temos em comum, levantar as diferenças regionais e fazer um diagnóstico das áreas de conflito entre as intenções do programa e quais são as variáveis gerais ou regionais que interferem na eficácia do PSF”.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail eventos@portalmedico.org. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (61) 3445-5917 ou 5988.


Fonte: Portal Médico

Ato Médico

Hoje, em sala, iniciou-se mais uma vez a polêmica sobre o Ato Médico.
Pelo fato de ter percebido que nem todos sabem do que se trata de fato, resolvi postar aqui o Projeto de Lei do Senado Nº 268, de 2002.

O projeto do Senado:
O substitutivo da Câmara dos Deputados:


Pare, leia, pense, reflita, pese e, só então, decida se você é do SIM AO ATO MÉDICO ou NÃO AO ATO MÉDICO.
Basear seus pensamentos no conhecimento é o ideal, independente do que você defenda.

11 outubro 2010

[Comissão de Formatura] Prorrogado data de vencimento da mensalidade de Outubro (com Desconto)

ATENÇÃO



Em virtude da greve na rede bancária em todo o país, iremos prorrogar o prazo para pagamento da mensalidade (com desconto) desse mês (Outubro/2010).

Portanto, quem faz o pagamento da mensalidade da Comissão na “boca do caixa” e estava sendo prejudicado com essa greve dos bancos, poderá fazer o pagamento COM desconto até sexta-feira dia 15 de outubro. Acredito que até lá os bancos encerrem a greve e volte a funcionar normalmente.

Caso a greve ainda persista por mais tempo, iremos tentar, novamente, prorrogar a data de vencimento para o pagamento da mensalidade com desconto!

Já para quem faz o pagamento da mensalidade da Comissão através de transferência bancária em pontos de auto-atendimento (caixas eletrônicos) em nada foi prejudicado pela greve. Mas o prazo é o mesmo (até 15 de outubro).

Mensalidade Integral: R$70,00 reais
Mensalidade com Desconto até dia 15 de outubro: R$ 60,00 reais


Obs.: Essa alteração na data de vencimento da mensalidade é valida APENAS para esse mês devido a greve dos bancos!

Qualquer dúvida nos procure!
E-mail: comissaomed5@gmail.com


Atenciosamente,

Comissão de Formatura Medicina UnP 2014.1

CME aprova Medicina Paliativa como área de atuação

A Comissão Mista de Especialidades (CME) emitiu parecer favorável à criação da área de atuação em Medicina Paliativa, em reunião realizada no dia 23 de setembro, no CFM. A área tem interface com as especialidades médicas de Clínica Médica, Cancerologia, Geriatria e Gerontologia, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria.

“Agora, a AMB identificará se mais alguma especialidade tem interface com a área e, feito isso, a Comissão Nacional de Residência Médica definirá os detalhes dos programas de residência e centros de formação’, explicou Aldemir Soares, secretário-geral da AMB, conselheiro federal suplente e representante da Associação Médica na CME.

Outro item analisado refere-se à solicitação feita pela SOBED de reconhecimento da Endoscopia Digestiva como especialidade médica. Os representantes da sociedade apresentaram suas justificativas, ficando decidido que a CME indicará um relator para analisar o processo e emitir um parecer, ao mesmo tempo em que consultará as Sociedades que apresentam interface com a área.

A CME debateu também os requerimentos das Sociedades de Pneumologia e Tisiologia, que solicita a criação de área de atuação em Medicina do Sono; e de Hepatologia, que requer a ampliação do período de residência médica na área de atuação em Hepatologia de um para dois anos após o pré-requisito e ampliação do espectro da Hepatologia para que seja também área de atuação da Clínica Médica e da Infectologia.

A AMB encaminhou ainda à CME o parecer das especialidades envolvidas na área de atuação em Dor para aprovação da ampliação. Ficou acertado que um representante da Comissão de Dor da AMB será convidado a participar da próxima reunião da CME.

Também estavam presentes à reunião o coordenador da Comissão Mista, Antonio Gonçalves Pinheiro (CFM), e Maria do Patrocínio Tenório Nunes (CNRM).


Fonte: AMB

Curso de Medicina de Cajazeiras- PB terá diminuição drástica de vagas

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande, professor Thompson Mariz, fez uma avaliação "positiva" sobre o encontro que teve com o ministro da Educação Fernando Haddad, em Brasília, em que ele reivindicou a permanência do curso de Medicina em Cajazeiras. O curso tinha recebido uma avaliação negativa do Conselho Nacional de Saúde em 2009, mas o reitor garante que os problemas identificados no ano passado já foram quase que totalmente sanados.

Thompson garante que o curso não vai fechar suas portas, mas admite que a UFCG será obrigada a reduzir drasticamente o número de vagas disponíveis. Atualmente são aprovados no vestibular 80 candidatos por ano, mas já a partir do próximo exame só serão aceitos 30 estudantes.

Ele explica que para manter o número anterior a região precisaria dotar de pelo menos 500 leitos, número que não existe atualmente na cidade. Para compensar a diminuição de estudantes de medicina em Cajazeiras, contudo, o reitor destaca que conseguiu a aprovação de outros três cursos na área de saúde: Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física. E de quebra ainda conseguiu a liberação dos cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia.

"Fomos obrigados a diminuir o número de vagas oferecidas pelo curso de Medicina em Cajazeiras, mas conseguimos em troca sete novos cursos para a cidade", explica o reitor, dizendo que no final das contas a cidade e a universidade conseguiram remediar os problemas existentes.

O novo curso de Medicina da UFCG estava em risco desde que o Conselho Nacional de Saúde deu no ano passado um parecer contrário, e Thompson destaca que nem mesmo o relatório positivo do Conselho Nacional de Educação, realizado em julho deste ano, foi suficiente para sensibilizar a Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação que estava analisando o caso.

No encontro desta sexta, portanto, o reitor pediu para que o ministro avocasse o caso para que ele próprio analisasse a questão. "Pedimos isto porque o relatório contrário é de 2009 e, como temos uma decisão positiva mais recente, queremos que ela seja considerada. As deficiências constatadas em 2009 estão superadas", garantiu.

A audiência com o ministro Fernando Haddad foi acompanhada também pelo governador José Maranhão (PMDB) e por quase toda a bancada paraibana no Congresso Nacional.


Fonte: Site Escolas Médicas

10 outubro 2010

Estamos de LUTO!!!

09 outubro 2010

Charge do dia!!!


Em homenagem à Carol Galega...

[Feriado] Informativo UnP


AO CORPO DISCENTE

A Reitoria da Universidade Potiguar informa que, em conformidade com os Calendários Acadêmico e Discente, o feriado do DIA DO PROFESSOR será antecipado para segunda-feira, dia 11 de outubro, não havendo, portanto, expediente acadêmico nesta data, numa merecida homenagem àqueles que colocam em nossas mãos as ferramentas com as quais abrimos novos horizontes, rumo à satisfação plena dos ideais humanos e profissionais.

Considerando que a terça-feira, dia 12 de outubro, é feriado nacional, desejamos ao nosso corpo discente um bom retorno na quarta-feira, dia 13 de outubro.



Profª. Sâmela Soraya Gomes de Oliveira
Reitora

08 outubro 2010

Gabarito Oficial da Prova Geral da Unidade I (5° Período)

Tipo A
1-D
2-B
3-C
4-B
5-B
6- D
7- D
8-B
9-B
10-D
11-D
12-D
13- D
14-C
15-C
16-D
17-Nula
18-C
19-C
20-B
21-A
22-C
23-D
24-C
25-B
Tipo B
1-C
2-A
3-B
4-A
5-A
6-C
7-C
8-A
9-A
10-C
11-C
12-C
13-C
14-B
15-B
16-C
17-Nula
18-B
19-B
20-A
21-D
22-B
23-C
24-B
25-B
Tipo C
1-B
2-D
3-A
4-D
5-D
6-B
7-B
8-D
9-D
10-B
11-B
12-B
13-B
14-A
15-A
16-B
17-Nula
18-A
19-A
20-D
21-C
22-A
23-B
24-A
25-A
Tipo D
1-A
2-C
3-D
4-C
5-C
6-A
7-A
8-C
9-C
10-A
11-A
12-A
13-A
14-D
15-D
16-A
17-Nula
18-D
19-D
20-C
21-B
22-D
23-A
24-D
25-D



Boa Sorte T06!

XXXIX Congresso Brasileiro de Radiologia

O XXXIX Congresso Brasileiro de Radiologia será realizado entre os dias 09 e 11 de outubro de 2010 na cidade do Rio de Janeiro.

O XXXIX Congresso Brasileiro de Radiologia será realizado entre os dias 09 e 11 de outubro de 2010 na cidade do Rio de Janeiro. O evento vai contar com a presença de professores, mestres e doutores da área. O prazo para envio de trabalhos termina no dia 09 de julho. Desta vez o Congresso acontecerá em conjunto com o IV Congresso da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica - SBNRDT, a VIII Jornada Sudeste de Radiologia, o IV Simpósio de Ultrassonografia e Radiologia da SBRad-SBUS, e o III Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca.

Data: 09 a 11 de outubro
Local: Riocentro – Rio de Janeiro
Mais informações: www.congressocbr.com.br
Telefone: (11) 3645-0269/ 0279
E-mail: cbr@implyeventos.com.br


07 outubro 2010

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons