29 setembro 2011

Curso: Estratégias de Memorização

Clique no Cartaz para ampliá-lo

Terapias Complementares!

Hospital Simulado desenvolve técnica de simulação de cirurgias cesarianas

O Hospital Simulado da Universidade Potiguar é uma das maiores referencias nacionais em inovação de ensino na área de saúde, utilizando tecnologia de ponta e um projeto pedagógico que coloca os alunos em sintonia com os mais avançados procedimentos utilizados no tratamento de diversas enfermidades. Inovação também é a fórmula que a equipe de professores e técnicos que atuam no hospital estão utilizando em suas pesquisas.

A mais recente delas é o desenvolvimento de uma nova técnica de simulação para cirurgias cesarianas. O procedimento, criado dentro da universidade, é pioneiro em todo o Brasil e surpreende pelo nível de realismo empregado durante todo o processo. Durante a simulação alunos podem treinar o passo a passo de toda a cirurgia através de peças que representam o corpo humano com perfeição.

A metodologia possibilita que os futuros médicos e enfermeiros possam chegar aos seus estágios, onde atenderão à pacientes reais, com um nível de preparo muito maior do que os que puderam apenas estudar em guias cirúrgicos.

Desenvolvido pelo técnico de pintura corporal (body panting) Thiago Mascarenhas, nova técnica é pioneira no país e será apresentada em congressos da área e terá os seus primeiros artigos publicados ainda este ano, como explica a obstetra e professora da UnP, Elvira Azevedo. “Ninguém escreveu sobre este assunto ainda. É uma novidade fantástica. Essa nova técnica nos possibilitará no futuro simular outras cirurgias de grande porte e ainda mais complexas”, disse.

Parto Humanizado
O treinamento dos estudantes do campus da saúde não está restrito a procedimentos médico, mas também a como criar um ambiente confortável para mães e seus parceiros durante o parto, o que levou à criação do programa de “Parto Humanizado” pelo curso de Enfermagem da UnP, que é colocado em prática durante as simulações de atendimento à parturientes.

A professora Lariane Thaís explica que “no Hospital Simulado o aluno de Enfermagem tem a oportunidade impar de treinar todos os aspectos da humanização e do acolhimento às parturientes. É preciso lembrar que o parto é o momento em que nasce uma família e que este é um momento em que pais e mães, principalmente os de primeira viagem, precisam de orientações”.

Segundo a professora Azevedo estudos no campo da pediatria e da obstétrica demonstram que o parto humanizado oferece uma recuperação mais rápida para a mãe e melhorias nas condições dos bebês após o nascimento.

Fonte: www.unp.br

O 'game' da medicina

Sentados em seus computadores, dois grupos de jogadores conseguiram resolver em apenas três semanas um mistério que desafiava os cientistas há mais de dez anos. Lançado em 2010, o jogo online "Foldit" (http://fold.it/), de criação de estruturas em 3D, permite que pessoas de diferentes formações ao redor do mundo colaborem na previsão da estrutura de moléculas de proteínas, informação chave para se compreender suas funções e usos. Neste caso, o mistério envolvia um tipo de enzima que tem um papel fundamental na proliferação do vírus da Aids. As pesquisas de remédios para bloqueá-la, porém, enfrentavam dificuldades pelo fato de não se saber qual seria sua real aparência.

- Queríamos ver se a intuição humana teria sucesso onde os métodos automatizados falharam - conta Firas Khatib, do Departamento de Bioquímica da Universidade de Washington e um dos autores de artigo sobre a descoberta, publicado neste domingo na versão online da revista "Nature Structural & Molecular Biology", que lista tanto cientistas quanto jogadores como co-autores.

Lançado o desafio no "Foldit", usuários produziram modelos tão bons da estrutura da enzima que pesquisadores puderam refiná-los rapidamente e em poucos dias determiná-la com exatidão. A estrutura é fundamental - às vezes mais que a composição química - porque destaca partes da molécula que podem servir de alvos para desativar a enzima e conter a proliferação do vírus.

"Essas características da enzima fornecem excitantes oportunidades para a criação de drogas antirretrovirais, inclusive contra a Aids", ressaltaram os pesquisadores no artigo sobre a descoberta. Este é o primeiro caso conhecido em que jogadores e colaboradores online tenham levado à solução de um duradouro mistério científico. Criado por cientistas da computação da própria Universidade de Washington em colaboração com o Departamento de Bioquímica da instituição, o "Foldit" conta com milhares de usuários que estão ajudando nas pesquisas sobre as possíveis causas e curas de doenças como câncer, Alzheimer, imunodeficiências e várias outras, além do desenvolvimento de biocombustíveis.

"A solução da estrutura desta enzima mostra o poder dos jogos online em canalizar a intuição humana e sua habilidade de encontrar padrões em três dimensões para atacar desafiantes problemas científicos", acrescentaram os autores no artigo. Usando ferramentas de manipulação direta em 3D no ciberespaço, e com a ajuda de um programa de computador chamado Rosetta, os usuários do "Foldit" podem criar gráficos com modelos tridimensionais das proteínas, que depois são enviados para os pesquisadores.

- Depois desta descoberta, os jovens talvez não tenham mais aversão de fazer seu dever de casa na área de ciências. O jogo é uma abordagem inovadora na tentativa de fazer com que humanos e máquinas aprendam uns com os outros em tempo real - destaca Carter Kimsey, diretor da Divisão de Infraestrutura em Biologia da Fundação Nacional de Ciências dos EUA.

Os pesquisadores também ressaltaram a importância de criar formas que permitam ao público em geral ajudar na solução de problemas científicos reais. Co-criador do "Foldit", Seth Cooper, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Washington, estuda métodos de interação e exploração homem-máquina e a co-evolução de jogos e jogadores.

- As pessoas têm grandes habilidades de racionalização espacial, algo em que os computadores ainda não são bons - lembra Cooper. - Assim, os jogos dão a estrutura para unir o melhor dos computadores e dos humanos. O artigo desta semana mostra que jogos, ciência e computação podem ser combinados para conseguir avanços que não eram possíveis antes.

Assim como os jogadores, jogos como o "Foldit" estão evoluindo. Para conseguir montar a estrutura da enzima do retrovírus, os grupos - batizados Foldit Contenders e Foldit Void Crushers - usaram uma nova ferramenta de alinhamento que pela primeira vez permite aos usuários copiar partes conhecidas da molécula e testar como elas se encaixam num modelo incompleto.

- O Foldit deixa claro como um jogo pode transformar novatos em especialistas capazes de produzirem descobertas científicas de primeira categoria - conclui Zoran Popovic, professor-associado de Ciências da Computação da Universidade de Washington. - Hoje aplicamos a mesma abordagem para mudar a maneira como matemática e ciências são ensinadas nas escolas.

Fonte: Globo.com

Professora da UnP participará do Congresso Brasileiro de Ensino Médico

A professora do Curso de Medicina da UnP, Dra. Regina Venturine da Fonseca, teve quatro trabalhos aprovados para apresentação no COBEM - Congresso Brasileiro de Ensino Médico em Belo Horizonte, que acontecerá de 12 à 15 de novembro. Os trabalhos têm como título:

"A Experiência da prática da disciplina de Semiologia Médica no Hospital Simulado da Universidade Potiguar;"

"Educação médica baseada em simulação na clínica médica;"

"Unidade Docente Assistencial: Uma Inovadora Ferramenta para o Ensino Médico;"

"Unidade Docente Assistencial: Mudando a Saúde de um Município."

25 setembro 2011

Entenda o que é a Hipertensão Portal, mal que afeta o ex-jogador Sócrates

As internações vividas pelo ex-jogador do Corinthians e médico Sócrates são consequência de um problema nas veias do fígado chamado hipertensão portal. O ídolo do futebol brasileiro sofre com problemas de cirrose no órgão.

Na quinta-feira (22), o ex-jogador recebeu alta de sua segunda internação no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele deu entrada no hospital com uma hemorragia digestiva no último dia 5.

Sócrates ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde recebeu drogas para controlar a pressão arterial, e chegou a precisar da ajuda de aparelhos para respirar.

Em agosto, o “Doutor” já havia passado nove dias no hospital por conta de sangramentos no estômago.

A doença
A hipertensão portal leva esse nome por ser um problema de comunicação da veia porta — responsável por levar sangue até o fígado — com os vasinhos do órgão, conhecidos como sinusoides.


Um fígado saudável normalmente limpa o sangue para que este possa ser devolvido às outras regiões do corpo sem substâncias tóxicas — eliminadas por meio da bile, uma secreção produzida pelo próprio órgão.

Mas quando comprometido por anos de agressões, sejam elas tóxicas — causadas, por exemplo, pela bebida alcoólica — ou virais, o fígado começa a ficar comprometido. No caso da hipertensão portal, novas veias são usadas para levar o sangue ao órgão, já que a veia cava está impedida de fazer o serviço.

“Cicatrizes são criadas dentro dos vasinhos do fígado. É um tecido fibroso, sem função, que bloqueia o sangue de chegue às células do fígado”, explica o médico Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).

Cirrose
O próprio ex-jogador admitiu em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, que a sua situação atual é um preço pago pelo abuso de bebidas no passado. “Eu tenho um ponto cirrótico. É uma lesão que não é tão grave, mas ela está localizada em área hipersensível do fígado. Essa lesão é causada, fundamentalmente, por álcool”.


Assim como no caso de Sócrates, o sangue de uma pessoa com cirrose não consegue circular corretamente dentro do fígado. “É uma situação potencialmente grave, especialmente quando o paciente tem cirrose no fígado”, diz Raymundo Paraná.

Segundo o médico, a doença é silenciosa. “Para se chegar a esse problema é preciso abusar 20 anos do fígado, independentemente das causas [virais, tóxicas]“, diz. “É uma doença que envolve todo o fígado.”

Francisco César Carnevale, chefe do serviço de radiologia intervencionista do Hospital das Clínicas e do Sírio-Libanês, ambos em São Paulo, explicou por que a doença causa a hipertensão portal. “O fígado cirrótico diminui de tamanho e fica endurecido. Por causa disso, diminui a passagem de sangue dentro dele”, afirmou.

Os sangramentos no esôfago e no estômago também estão relacionados diretamente ao problema. Depois de ser filtrado no fígado, o sangue vai para o coração. Como não há acesso ao fígado, “o organismo vai desenvolvendo redes de fuga”, explicou o médico, comparando o sangue ao trânsito.

As vias alternativas são outras veias da barriga e do tórax e, como elas são mais frágeis, pode haver sangramentos. Outro risco é o acúmulo de líquido na barriga (ascite) ou nos pulmões (hidrotórax).

Tratamento
No caso de Sócrates, remédios foram usados para baixar a pressão arterial e procedimentos de endoscopia que buscam “pinçar” os vasos para reduzir os vazamentos de sangue. Para Raymundo Paraná, manobras como as utilizadas pela equipe médica do Albert Einstein são as medidas comuns tomadas em centros de referência para o tratamento da doença.


Há ainda uma tecnologia conhecida como TIPS (sigla em inglês para anastomose portossistêmica intrahepática transjugular), que pode ser aplicada em casos de hemorragia por hipertensão portal. “É um material colocado na veia porta que faz o sangue ser levado diretamente ao fígado, sem passar pelos vasinhos sinusoides”, explica o médico.

“O TIPS funciona bem na maioria dos casos, mas podem ocorrer novos sangramentos”, diz. “É um procedimento usado para manter o paciente vivo e depois adotar a terapêutica tradicional, que vai salvar e garantir a qualidade de vida”.

Este tratamento definitivo pode ser, em casos mais graves, um transplante de fígado. “Há gente que vive com cirrose e não apresenta problemas. Para quem não tem a mesma sorte, o procedimento que poderá ser adequado é mesmo transplantar um outro órgão”, diz Raymundo Paraná.

Já Carnevale é um pouco mais pessimista. “A grande maioria dos pacientes de cirrose precisa de transplante”, ele apontou. Segundo ele, o TIPS funciona muito bem por dois anos, tempo suficiente para a sobrevida de quem está na fila, esperando por um novo fígado. “É uma maneira de melhorar o paciente clinicamente para avaliar um futuro transplante”, definiu.


Fonte: Portal G1

24 setembro 2011

23 setembro 2011

Residência Médica no HUOL, HOSPED e MEJC

A UFRN abre inscrições para 61 vagas do programa de Residência Médica para diversas especialidades. Os candidatos selecionados atuarão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no Hospital de Pediatria Dr. Heriberto Bezerra (HOSPED) e na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC).

Os interessados podem se inscrever no processo seletivo entre os dias 3 e 23 de outubro, na página da COMPERVE, através do endereço www.comperve.ufrn.br. A taxa de inscrição é de R$ 180,00.

A seleção dos candidatos será realizada em três fases: uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; uma prova teórico-prática baseada em análises de casos clínicos, de caráter eliminatório e classificatório; e pontuação baseada na análise curricular do candidato, apenas de caráter classificatório.

A prova objetiva será realizada no dia 4 de novembro com 4 horas de duração e a prova teórico-prática acontece no dia 11 de novembro, ambas em local a ser divulgado no site da Comperve.

Os programas de treinamento em serviço serão cumpridos em tempo integral e plantões, com carga horária de 60 horas semanais, perfazendo um total de 2.880 horas anuais, tendo início em 01/02/2012, com bolsa auxílio de R$ 2.384,82.

A Residência Médica é um curso de Pós-graduação lato sensu, regulamentado pelo decreto nº 80.281, de 05/09/77, e pela Lei 6.932, de 07/07/81, e demais Resoluções emanadas da CNRM. A informação sobre a distribuição das vagas, duração dos programas e pré-requisitos de cada um deles se encontra no edital do processo seletivo, disponibilizado na página da COMPERVE, no link: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/residencias/medica2012/documentos/editalResidenciaMedica2012_20110916.pdf

19 setembro 2011

Conheça um pouco mais sobre nosso professor Dr. Irochima - oftalmologista

O oftalmologista Francisco Irochima divide seus dias - e muitas vezes, suas noites - entre pacientes e ilustrações de olhos. Conheça um pouco mais desse talento híbrido.

Foto: Lílian Liang
Clique na imagem acima para visualizar o site Ciência Ilustrada Studio, mantida pelo nosso professor Dr. Irochima, que entre outros trabalhos, ajudou a ilustrar o Cecil - Tratado de Clínica Médica.

Aqui vai parte de uma entrevista feita com Francisco Irochima, que pode ser encontrada na íntegra clicando aqui.

Por Lilian Liang
Se ele fosse japonês, estaria tudo explicado. O gosto por coisas minuciosas, principalmente microscópios, a prática de usar desenhos para explicar à mãe o que queria antes mesmo de saber falar e o sobrenome absolutamente nipônico parecem ingredientes de filme cult japonês, daqueles premiados em festivais alternativos.

Surpreendentemente, o oftalmologista Francisco Irochima não é japonês. É potiguar. E sua carreira não teve desfecho nonsense que os filmes cult geralmente reservam a seus protagonistas. Sua carreira, na verdade, está apenas começando. Aos 34 anos, Irochima já acumula alguns títulos importantes em seu currículo – faz doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e é professor substituto de oftalmologia na mesma instituição – mas é um talento incomum faz com que seu nome pseudo-nipônico seja lembrado entre tantos outros: o de desenhar.

Irochima tem se tornado uma espécie de ilustrador oficial de livros e teses de oftalmologia – suas imagens figuram em livros e dissertações de especialistas do Brasil inteiro – por aliar os dois conhecimentos: medicina e artes gráficas. E isso, garante, é fundamental para passar a informação da forma mais didática possível. “É muito diferente falar com uma pessoa que sabe desenhar mas não entende nada de oftalmologia e falar com alguém que entende do assunto. Muitas vezes, o cliente começa a explicar e eu já sei o que ele quer”, diz.

O oftalmologista-ilustrador também não abre mão de certos padrões para suas ilustrações. “Não existe licença poética”, explica. “Eu tenho um traço que é mais sério, porque para ser científico tem que ser mais formal. Outro dia, me pediram para desenhar retina em mangá (traço usado em quadrinhos japoneses). Não sei como transformar um desenho científico em mangá. Posso até fazer, mas não combina. Se a ilustração está num livro, por exemplo, você tem que facilitar o entendimento da pessoa.”

Fonte: Universo Visual.

Clique aqui para ver a matéria completa do Universo Visual sobre Francisco Irochima.

Assista ao curso on-line sobre Angioedema Hereditário (hoje)

Clique na imagem acima para acessar o site.

Obs: Para assistir você deve fazer o cadastro (totalmente gratuito). Lembrando que esse é um dos temas da Prova Geral, portanto, poderá ser do nosso interesse assistí-lo.

Para o cadastro, veja maiores detalhes nos comentários dessa postagem.

17 setembro 2011

[veja] Turma de 77 - Medicina UFRN

A turma de 1977 de Medicina da UFRN se reúne todos os anos para rememorar os momentos acadêmicos. Essa foto é de Novembro do ano passado, e contou com a presença ilustre da também médica Rosalba Ciarlini.

Estão presentes alguns de nossos professores, entre eles deu pra destacar o mestre Ferreirinha e Dr. Carlos Peru.

Senti falta da Dra. Emília, mas se não me engano ela ficou logo atrás de Janine, esposa do nosso colega Amauri Sampaio, ali pertinho de Dr. Peru.

Em tempo: até agora ainda acho que é mesmo a esposa de Amauri na foto. Alguém me ajuda?

Detalhe: essa foto eu peguei no blog da Abelhinha.com

15 setembro 2011

II Congresso da Liga Contra o Câncer

Inscrições com o CAMEDUnP - Centro Acadêmico de Medicina UnP

12 setembro 2011

II Seminário Regional Médico/Mídia - NE


Médicos, jornalistas e estudantes das duas áreas participam nos dias 29 e 30 de setembro do II Seminário Regional Médico Mídia, que acontece na sede do Sindicato dos Médicos do RN.

O evento tem por objetivo o entrosamento entre as duas categorias e o fortalecimento das entidades médicas, através da comunicação.

Durante os dois dias do evento serão debatidos dez temas de interesse comum das categorias, como comunicação sindical, assessoria de comunicação no sucesso de uma entidade, como fazer a mídia entender o mediquês, entre outros.

As inscrições são gratuitas e estão abertas a profissionais e estudantes de medicina e jornalismo até o dia 23 de setembro.

Faça sua inscrição aqui: http://www.sinmedrn.org.br/inscricao/

Charge do dia!!!

CRM identifica estudante de medicina atuando como plantonista no interior do RN

Representantes do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte estiveram no município de São Rafael, no último sábado (10), para verificar denúncia da existência de um estudante de medicina atuando como plantonista no Hospital e Maternidade Dr. Antônio Ferreira Sobrinho.

A equipe do departamento de fiscalização constatou a procedência da denúncia e o estudante do décimo período de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN foi identificado, porém o mesmo evadiu-se do hospital, deixando pertences e documentação.

O Conselho Regional de Medicina deverá fazer, nesta segunda-feira (12), o comunicado para UFRN e para o Ministério Público Estadual, comarca de São Rafael. O CRM também abrirá sindicância contra o diretor-técnico do hospital e fará representação ao Ministério Público contra o secretário municipal de saúde e o prefeito de São Rafael.

Fonte: CREMERN

08 setembro 2011

III Jornada NutriVida de Home Care

Clique no cartaz para ampliá-lo!

07 setembro 2011

Filme "O MÉDICO" - Autor: Rubem Alves - CFM (Conselho Federal de Medicina)

FIlme do autor Rubem Alves sobre reflexão do ser médico baseado no quadro "the doctor", do pintor SAMUEL LUKE FILDES. O título do fime é "O MÉDICO" e é uma reflexão sobre o ser médico.

Atuar em áreas pobres dará bônus a médicos residentes

Os egressos do curso de Medicina que optarem por atuar nos municípios de extrema pobreza e em periferias das grandes metrópoles terão até 20% de pontuação adicional na nota das provas de residência. A medida, lançada nesta sexta-feira (2) pelo Ministério da Saúde, visa atrair médicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em municípios onde há carência desses profissionais.

A bonificação já poderá ser utilizada nos exames que serão realizados em novembro de 2012. Pelo programa, serão abertas duas mil vagas, que poderão ser preenchidas a partir de fevereiro do próximo ano. "Consideramos que essa é uma das maneiras mais efetivas de disponibilizar, de forma rápida, médicos para ampliar a assistência à população", disse o chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

A proposta está contida na Portaria 2.087, publicada no Diário Oficial da União (DOU), e foi acordada entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Residência Médica, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

Fonte: Agência Estado

Charge do dia!!!

Excesso de Omeprazol preocupa médicos

O consumo indiscriminado no Brasil do medicamento omeprazol, indicado contra úlceras e gastrite e distribuído gratuitamente em São Paulo, preocupa os médicos. “Quando a pessoa sabe que vai beber muito e exagerar na comida já toma um omeprazol para prevenir”, exemplifica o presidente da Federação das Sociedades de Cancerologia, Roberto Gomes. Ele cita dois estudos recentes que relacionam o uso prolongado do remédio a sérios problemas de saúde, entre eles o tipo mais comum de câncer de estômago, o adenocarcinoma.

Nesta semana, o tema veio à tona durante um simpósio promovido pelo Instituto Oncoguia, associação sem fins lucrativos voltado a pacientes com câncer. Gomes critica a banalização do remédio, que tem sido usado erroneamente como substituto de antiácidos comuns e pastilhas, segundo os médicos ouvidos pela reportagem. “Ele não é tão fraco quanto os antiácidos, por exemplo. Isso é preocupante porque não é essa sua função”, diz. Ele destaca os resultados de um estudo feito pelo Departamento de Patologia da Universidade de Ciência Médica de Shiga, no Japão, que encontrou 60% mais casos de adenocarcinomas de estômago em roedores que ingeriram omeprazol por um longo período.

A pesquisa feita no Japão – um dos países com as maiores taxas de câncer de estômago no mundo – foi publicada em fevereiro deste ano no jornal londrino Gut, especializado em gastroenterologia, e aponta para um risco associado ao uso prolongado do fármaco por pelo menos seis meses. O estudo foi feito com quatro grupos de 15 roedores e cada um deles recebeu um tipo de combinação de medicamentos usados no tratamento de úlceras gastrointestinais – remédios chamados de inibidores de bomba de prótons.

Distribuído gratuitamente pela Secretaria Municipal da Saúde, o omeprazol age na diminuição da quantidade de ácido produzida pelo estômago, sendo indicado para tratar doenças nas quais há excesso de produção desse ácido pelas células parietais do estômago – como gastrites, úlceras e esofagites. O remédio tem boa saída também na rede particular, na qual a venda dispensa receita médica, com aumento de vendas no último ano (leia mais abaixo).

“Hoje em dia é muito fácil comprá-lo. Muitas vezes o paciente já chega no consultório tomando o remédio”, relata Felipe Coimbra, oncologista e diretor de cirurgia abdominal do Hospital A. C. Camargo. Embora o estudo japonês seja uma evidência isolada da ligação com o câncer de estômago, há na literatura médica pesquisas que associam o excesso a outros problemas.

Em abril deste ano, o Departamento de Medicina e Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, divulgou um estudo associando o consumo exagerado dos fármacos inibidores de bomba de prótons a deficiências de ferro e magnésio, aumento da suscetibilidade à pneumonia, infecções entéricas, fraturas, entre outros problemas.

Os pesquisadores enfatizam, contudo, que os benefícios desses medicamentos superam seus riscos na maioria dos pacientes, mas idosos, desnutridos, pessoas com comprometimento imunológico, doentes crônicos e doentes com osteoporose podem ser mais suscetíveis aos efeitos colaterais.

Faturamento do remédio cresceu 14% em um ano
Há mais de 50 laboratórios farmacêuticos que fabricam remédios à base de omeprazol, inclusive genéricos e similares. “É um dos mais representativos produtos da empresa nesse mercado”, informa Marco Aurélio Miguel, diretor de Marketing da Divisão EMS Genéricos.

Segundo dados da IMS Health, no acumulado de agosto de 2010 a julho de 2011 foram comercializadas cerca de 2,4 milhões de unidades do remédio no País, com faturamento de R$ 67,5 milhões. “No comparativo entre os períodos acumulados de agosto de 2010 e julho de 2011 e agosto de 2009 e julho de 2010, o omeprazol cresceu 14% em faturamento, ainda segundo a IMS Health”, destaca o executivo da EMS.

O mercado de omeprazol no Brasil representa cerca de 31% das vendas de todos os remédios inibidores de bomba de prótons, segundo a IMS Health. Vários laboratórios que fabricam medicamentos dessa categoria foram contatados pelo JT, mas só a EMS, que tem uma extensa linha de remédios na área de gastroenterologia, respondeu à reportagem.

Fonte: Jornal da Tarde

04 setembro 2011

Eletrocardiograma - Joguinho


O eletrocardiograma foi desenvolvido pelo médico holandês Willem Einthoven e a técnica lhe rendeu o prêmio Nobel de Medicina em 1924.

Com algumas modificações do aparato original desenvolvido por Dr. Einthoven, o ECG continua sendo um grande exame para analisar o ritmo, eixos elétricos, freqüência, sobrecarga atrial e ventricular, bloqueios de ramos e sinais de isquemia e sofrimento miocárdico.

O site oficial do prêmio Nobel desenvolveu há alguns anos uma série de joguinhos, e dentre eles, merece destaque esse do ECG – onde o jogador no papel de técnico deve conversar com os pacientes, realizar um ECG e ainda interpretar o resultado.

Apesar de parecer simplório, o jogo em Flash é muito bem feito e ensina muito sobre o resultado do traçado: uma excelente fonte de estudo para a melhor compreensão do ECG.

Os demais jogos do site são de qualidade superior também! Vale a pena dar uma olhadinha!
Eu vi no MedicoNerd.com

02 setembro 2011

[Artigo] O Mundo como representação

O mundo como representação

Posso está completamente equivocado, mas não concordo - (quanta audácia minha, não é mesmo caro leitor?!)-, quando Platão afirma, no seu livro X da República, que os poetas e os pintores são imitadores e – através dessa “brincadeira sem seriedade” - fazem uma cópia infiel e mal feita da realidade. Uma cidade justa, para o discípulo de Sócrates, seria uma cidade sem poetas e pintores.

Ora, como imaginar uma cidade sem esses imitadores... Afinal, o mundo inteiro não é mesmo um palco e todos os homens e mulheres apenas atores, como alertava Shakespeare?! Por isso que Fernando Pessoa, na sua Tabacaria, quando quis tirar a máscara, percebeu que ela estava pregada à cara...

Pois bem, caro leitor, o mundo é que imita a arte. Se já tinha certeza desta afirmação, depois de dois momentos que vivi, recentemente, vi que isto era a pura verdade: o mundo é que imita a arte.

Como professor de medicina e arte, de duas escolas médicas do estado, tenho como atividade de classe sessões de cinema. Dois filmes que fazem parte deste repertório, e que recomendo a todos, são: “O clube do imperador” e “Sociedade dos poetas mortos”. Ambos os filmes têm o ensino como foco principal.

O primeiro conta a história - (sim, com “H” mesmo, afinal a estória nunca quer ser estória, como dizia Guimarães Rosa e o mundo não é um palco?) – do professor William Hundert (Kevin Kline), da escola St. Benedict’s, de rapazes abastados dos EUA. O professor Hundert ensina sobre ética, moral, que “o caráter de um homem é o seu destino” e mesmo assim, não consegue demover um dos seus ricos alunos, Sedgewick Bell, filho de um senador americano, a entrar no caminho certo e mesmo tendo-o colocado no final de um concurso (Senhor Júlio César) sobre Roma antiga, este trai a confiança do professor e tenta ganhar o primeiro lugar trapaceando e colando. Para Sedgewick Bell, o importante é vencer, não importa como...

O segundo filme, talvez mais conhecido de todos, tem como professor John Keating (representado pelo excepcional Robin Williams), que tenta ensinar aos seus alunos o valor da famosa frase do poeta Horácio: Carpem Diem (“Aproveitem o momento”). Uma das cenas mais emocionantes, que nos leva as lágrimas, é quando o professor Keating, pede a seu aluno, Todd Andersen, para fazer uma poesia e este, tímido e inseguro, com o ajuda do seu professor e da foto do poeta Walt Whitman, faz um belíssimo poema de improviso.

Veja caro leitor, como o mundo é uma representação e é ele quem imita a arte... Eu, nestas quase duas décadas de magistério, já tive momentos de William Hundert e John Keating. No início do ano, descobri o meu Sedgewick Bell: alguém em quem tive todas as considerações; em quem apostei; em quem dei apoio e ajuda e o que recebi foi uma grande traição... O Sedgewick Bell, do meu mundo real, conseguiu o que queria: chegou ao topo, ao ápice, ao poder máximo, mas como um Átila, não se importou em destruir uma amizade de anos... Recentemente, vivi o outro lado: descobri o meu Todd Andersen. E o dia 10 de agosto de 2011 ficará sempre na minha memória. Estava dando aula, quando passei a cena marcante do filme “Sociedade dos poetas mortos”. L ogo depois, pedi que um dos alunos se dirigisse a frente e fizesse um poema de improviso. Então, como no cinema, o aluno Daniel Brito, do quarto período do curso de medicina da UnP, começou a declamar a sua obra, chamada MEDICINA E ARTE:

“Quero um pouco do seu tempo, Pois tenho que te falar, Que antes não via motivo, Pra esta ‘matéria’ cursar. / Quando olhei para o currículo, E vi Medicina e Arte, Pensei: isso é ridículo! Não devia fazer parte./ Entrei no curso com essa idéia, E dela não me livrei. Mas em uma reflexão, Certa verdade enxerguei/ Para a cura do corpo ser alcançada, Lanço mão de uma medicina avançada. Mas e se a alma adoecer? O que o cirurgião vai fazer? E se um vazio envolver o sentimento? Tecnologia médica dispõe de tratamento?

Uma siringomielia, Eu trato com cirurgia. Mas tristeza e solidão, Não se curam com injeção. /Pois foi nessa ocasião, Que eu cheguei à conclusão: Se é a alma que tem dor, Eu só curo com amor./ A arte traz alegria. A medicina traz esperança. Talvez se eu juntar os dois, Por onde eu passar depois, Eu deixe boa lembrança.

Muitas vezes o amor, Se traduz em sorriso e carinho. E de uma coisa não há dúvida: Medicina e arte é um caminho. Agora, dessa arte, quero fazer parte. E ainda te digo professor, Que breve estarei com o senhor, No nobre projeto AMARTE.”

Caro leitor, confesso que chorei. Percebi, mais uma vez, que o Professor, assim como um Sísifo, pode ser feliz... Que Guimarães Rosa tinha razão ao perceber que ela, a felicidade, ocorre em raros momentos de distração. E eu que andava tão distraído, ultimamente, de repente, me vi, no teatro da vida, representando o meu melhor personagem: o de ser professor.


Saint- Exupéry, quando se vestiu de príncipe para representar o seu pequeno personagem, disse: “O que torna belo um deserto é que ele esconde um poço em algum lugar”. Agora, vestido de escritor e imitador, ladrão de frases, como certa vez fui acusado, lhe digo, caro leitor: O que torna belo uma sala de aula é que ela esconde Sedgewick Bell’s e Todd Andersen’s em algum lugar. E é através dessa diferença entre a ingratidão e a amizade, entre o desrespeito e o respeito, entre a indiferença e o amor, é que eu encontrarei sempre o sentido desta minha existência.

Luz, Câmera, Ação! Vamos em frente, pois vida é movimento e imitação também...


Francisco Edilson Leite Pinto Junior – Professor, médico e escritor

01 setembro 2011

Jornal Medicina de agosto está disponível no Portal Médico

Está disponível no portal do Conselho Federal de Medicina (CFM) o jornal Medicina 199, de agosto. A edição traz como destaque as novas regras para publicidade médica, contidas na Resolução CFM 1.974/11. O leitor poderá conhecer detalhes do documento, que estabelece novos parâmetros para anúncios e relacionamento dos médicos com a mídia e a sociedade, e conferir as respostas para as principais perguntas que permeiam a normativa.

Outro destaque é a força do movimento médico, que cobra respostas para os principais dilemas da saúde pública e da saúde suplementar. Duas mobilizações já estão marcadas para colocar esses problemas na ordem do dia.

O CFM anuncia também, nesta edição de agosto, o lançamento das Diretrizes gerais médicas para assistência integral ao dependente do uso de crack. Na matéria sobre o assunto, médicos poderão conhecer a importância das diretrizes, que trazem os conceitos relacionados à droga e a seu uso, bem como aspectos gerais e específicos do tratamento.

Acesse a íntegra da edição clicando aqui:
http://portal.cfm.org.br/images/stories/JornalMedicina/2011/jornal199.pdf

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons