29 agosto 2012

24 agosto 2012

UnP divulga edital da Seleção de Monitores para cursos de Graduação em 2012.2

MONITORIA 2012.2

A UNIVERSIDADE POTIGUAR, mantida pela APEC - Sociedade Potiguar de Educação e Cultura S.A, com sede em Natal - RN, nos termos de seu Regimento Geral, torna públicas as regras de funcionamento da Monitoria em Cursos de Graduação, cria vagas para o seu o programa de monitoria em 2012.2 e define os critérios de seleção de monitores.
As inscrições podem ser feitas de 24 a 27 de agosto nas Direções de curso.
Veja o Edital clicando no link abaixo!
http://portal.unp.br/_private/upload/noticiasarquivos/2/469.pdf

Fonte: www.unp.br

Charge do dia!!!

19 agosto 2012

Onde vão parar os alunos de medicina?

Onde vão parar os alunos de medicina?

Entra governo, sai governo e se mantém o vilipêndio ao ensino médico no Brasil. O Ministério da Educação autorizou, em junho, a criação de mais nove cursos de medicina particulares com 800 vagas no total, sendo 520 nas regiões Sul e Sudeste, onde hoje já se concentram 72% dos médicos brasileiros. As novas escolas estão nas cidades de Votuporanga (60 vagas) e São José do Rio Preto (160 vagas em dois cursos), em São Paulo; Belo Horizonte (120 vagas) e Betim (120 vagas), em Minas Gerais; e Londrina (60 vagas), no Paraná. As demais ficam em Recife/PE (120 vagas), Cajazeiras/PB (60 vagas) e Salvador/BA (100 vagas).

Ao ler estes números, é simples constatar quão infundado se apresenta o argumento de que seriam necessárias mais escolas de medicina porque há cidades e regiões que não contam com esses profissionais. Falácia. Provavelmente, nenhum dos médicos que vierem a se formar em um desses novos cursos privados irá trabalhar em uma cidade ou região carente de médicos. Eles farão, sim, parte de um sistema saturado de médicos nas instituições de melhor qualidade. Disputarão acirradamente vagas em programas de residência médica e poucos conseguirão ser selecionados. Resistirão a trabalhar na periferia dos grandes centros onde estudaram. Se vierem a fazê-lo, perderão muitas horas de sua vida no trânsito e estarão sujeitos a todo tipo de cobrança e violência nas unidades de saúde. Precisarão fazer muitos e muitos plantões para somar uma remuneração razoável, que sequer de longe será suficiente para cobrir, em médio prazo, as altas mensalidades pagas à faculdade. Não se sentirão atraídos a começar a vida profissional em um local distante, sem garantias e sem perspectiva de retorno. Acabarão tendo múltiplos empregos e vínculos, sem conseguir dedicar-se à prática médica da maneira como sonharam. Sem conseguir estudar de forma continuada. Sem conseguir cuidar de si. Esperando que, um dia, o trabalho médico venha a ser valorizado no serviço público e pelos planos de saúde. Sabe-se lá quando.

Se esta é a realidade dos atuais médicos jovens, o que se dirá a respeito dos futuros profissionais? E o MEC foi além. Anunciou publicamente que pretende criar mais 2.415 vagas em cursos de medicina já existentes e em outros a serem abertos até 2014. Em defesa da saúde dos cidadãos e da qualidade do exercício da medicina do Brasil, a Associação Médica Brasileira, a Associação Paulista de Medicina e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, com apoio das sociedades de especialidade, repudiaram em nota oficial a intenção do Ministério.

Atualmente, já temos 196 escolas médicas no país, somando 16.892 vagas. Sete foram criadas em 2011, sendo cinco particulares, uma municipal e uma estadual. Este ano, além das nove já mencionadas, foi criada uma federal em fevereiro. No quadro geral, são 82 cursos públicos (federais, estaduais e municipais) contra 114 privados, criados principalmente de 1967 a 1970 (auge do período militar), 1997 a 1999 (segundo mandato do governo FHC) e desde 2002 até nossos dias (governos Lula e Dilma). A interesses de quem o Executivo tem se empenhado em atender? Os dados estão todos disponíveis no site www.escolasmedicas.com.br.

Curioso é que, embora anuncie sem pudor ou justificativa plausível a proliferação de escolas médicas, o MEC não menciona nada sobre o que será feito com os cursos de má qualidade, o que se comprova nas notas do Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Das 141 instituições avaliadas na última edição, 23 (quase 17%) tiveram notas entre um e dois e nenhuma obteve a nota máxima (5). O ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, convidado para presidir uma comissão de especialistas responsável por avaliar essas escolas, desistiu após meses e meses de diversas visitas técnicas, pareceres, termos, estabelecimento de critérios e... avanço nenhum. Precisamos ser mais incisivos ao cobrar, diuturnamente, essas respostas.

*João Sobreira de Moura Neto
Diretor de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina (APM)

Curso de Medicina Diagnóstica

Abertas as inscrições para o Curso de Medicina Diagnóstica.
Informações:
Telefone: (84) 4009.5567
E-mail: sec.depecom@liga.org.br

Sinmed participa da aula inaugural do curso de Medicina da UnP


A Universidade Potiguar realizou nesta quarta-feira (15), na Unidade Roberto Freire, a Cerimônia de Compromisso de Honra do curso de Medicina. Durante a cerimônia foi realizada a entrega do jaleco branco, além da leitura do compromisso de honra pelos alunos. Também durante o evento foi ministrada a Aula Magna pelo Dr. Edilson Pinto, Conselheiro do CRM, abordando o tema “Análise crítica da prática médica”.

Para a Dra. Valdelúcia de Pontes, representante do Sindicato dos Médicos na cerimônia, a solenidade de compromisso de honra deveria ser adotada por outros cursos de Medicina. “A participação do Sinmed no evento é essencial para valorizar atos que, como a cerimônia, estimulam a humanização da Medicina e a Ética Profissional”, disse.

O evento encerrou a Semana de Integração do curso de Medicina, iniciada no dia 06 deste mês, que consistiu em uma ampliação dos processos de integração da Teoria com a Prática e incluiu atividades de acolhimento aos novos alunos.

Fonte: Sinmed RN

Residência Médica é inaugurada no Hospital da Polícia

Na última segunda-feira (13), às 19h30, no Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia), aconteceu a abertura da programação científica em Residência Médica em Otorrinolaringologia.

O projeto visa a implantação do Núcleo de Referência em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, através da criação da primeira residência médica na área, a partir de fevereiro de 2013, com duração de três anos e a criação do serviço na rede estadual de saúde pública.

Os residentes assistirão aulas via internet (real time), através de convênios com a USP, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, UFRN/HUOL, com a Coordenação do Médico Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho.

Com a implantação do serviço, os pacientes SUS que necessitarem de uma cirurgia de emergência serão referenciados para o Hospital da Polícia, onde receberão os procedimentos. "O centro de referência vai criar uma nova realidade na assistência médica do estado", disse o coordenador.

A expectativa é para que sejam realizadas, em média, 40 cirurgias por mês ou cerca de 450 por ano no Hospital da Polícia, com o objetivo de evitar complicações e sequelas, dando uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Com informações da Ascom-Sesap

Fonte: Tribuna do Norte

CREMERN faz entrega das carteiras profissionais de formandos da UFRN e UnP

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – CREMERN realizou na noite dessa quinta-feira (09), no Vila Hall, no Hotel Vila do Mar, a solenidade de entrega das carteiras profissionais para os formandos em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e pela Universidade Potiguar – UnP. Ao todo, 150 certificados foram emitidos e que validam o exercício da profissão, sendo 45 da UFRN, 48 da UNP e os outros 47 formandos de outras universidades que solicitaram a documentação em Natal.

Estavam presentes na solenidade os diretores do CRM/RN: Cons. Jeancarlo Fernandes Cavalcante – 1º Vice-presidente; o Cons. Francisco de Almeida Braga – 2º Vice-Presidente; a Cons.ª Maria Cristina Monte Pereira Macedo – 1ª Secretária; e a Cons.ª Giana da Escóssia Melo – 2ª Secretária, o Cons. Francisco Edênio Rêgo Costa – Corregedor Adjunto, dentre outros conselheiros.

Durante seu discurso, o presidente do Cremern, Jeancarlo Cavalcante, chamou atenção dos novos médicos para a importância de estar sempre buscando novos conhecimentos e que é preciso crescer politicamente para mudar a atual realidade da saúde no País.

Fonte: CREMERN

Dr. Geraldo Ferreira toma posse da nova diretoria da Fenam

“Administrarei ouvindo e tentando corresponder a confiança dos que de nós esperam. Não fugiremos das responsabilidades do cargo, aplaudiremos, ofereceremos sugestões, criticaremos, tudo dentro das prerrogativas dadas por lei ao movimento sindical.”

Com estas palavras, o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho, proferiu seu discurso durante uma cerimônia que consagrou a posse da nova diretoria da entidade, biênio 2012/2014. Realizada na última quinta-feira (16), o evento reuniu cerca de 200 convidados no Espaço da Corte, em Brasília.

A nova gestão, em atividade desde o dia 1º de julho, é formada por 36 diretores, que firmaram compromissos claros e objetivos com os médicos brasileiros.

“Vamos lutar por uma formação de qualidade nas faculdades, pelo controle na abertura indiscriminada de escolas, residência em quantidade para os formandos, mercado de trabalho com um piso adequado, uma carreira com evolução e ascensão profissional, serviços de saúde que permitam o uso de nossos conhecimentos de forma ética e científica para o melhor da população. Defenderemos a regulamentação da medicina como uma defesa da sociedade, e o Sistema único de Saúde como uma conquista da sociedade brasileira,” destacou Ferreira.

Após a leitura do termo da posse, feita pelo ex-secretário geral da entidade, Mario Ferrari, o ex-presidente, Cid Carvalhaes, que comandou a entidade de 2010 a 2012, fez a transferência do cargo. “Quero saudar a nova diretoria que chega representada pelo Dr. Geraldo.”

Agradecimentos - Em seu discurso, Geraldo Ferreira agradeceu à família, à Deus e aos sindicatos do nordeste em particular, como o do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão e Sergipe. “Apoios incondicionais a minha postulação ao cargo de presidente, lastreada em um programa de compromissos e metas com as aspirações dos médicos brasileiros, mas também a todos os estados que por unanimidade elegeram a nossa chapa para dirigir a FENAM no biênio 2012-2014”

Representantes de entidades médicas nacionais e internacionais compareceram ao evento, bem como autoridades públicas. Entre eles, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, o secretário executivo de gestão do trabalho e da educação em saúde do Ministério da Saúde, Fernando Menezes, o presidente da Confederação Médica Latino-Americana e do Caribe (Confemel), Douglas León Natera, o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso, o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, a presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Beatriz Barros e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), Murilo Celso de Campos Pinheiro.

“Marcharemos juntos e unidos com todas estas entidades na defesa de nossas bandeiras,” completou Ferreira.

Fonte: Fenam

14 agosto 2012

Aula Inaugural e Cerimônia de Compromisso de Honra do curso de Medicina

Nesta quarta-feira, às 19h, a Universidade Potiguar, integrante da rede internacional de universidades Laureate realiza a Cerimônia de Compromisso de Honra do curso de Medicina. Na ocasião, pela primeira vez, os novos alunos firmarão o seu compromisso em se formarem médicos perante si mesmos, familiares, colegas de curso e comunidade acadêmica. A programação, que é o ponto culminante da I Semana de Integração do curso de Medicina, evento promovido pelo Centro cadêmico de medicina UnP - CAMEDUnP, iniciado no último dia 06 deste mês, terá participação especial do coral da UnP e será realizada no Espaço de Eventos da Unidade Roberto Freire.

A Aula Magna será ministrada pelo Dr. Edilson Pinto, Conselheiro do CRM, abordando o tema “Análise crítica da prática médica”. Em seguida, ocorre a cerimônia de entrega do jaleco branco e leitura do compromisso de honra pelos alunos. Dentre os destaques da programação, haverá, ainda, um momento em que a aluna recém-ingressa do curso de Medicina, Ana Angélica, fará um breve pronunciamento em nome dos demais colegas. Em outro momento do evento, pais e mestres serão homenageados pelos alunos.

Várias autoridades marcarão presença na cerimônia, dentre elas, o Senior Vice President Health Science Laureate International Universities, Dr. Francisco Gutierrez; o Presidente da APEC- Milton Camargo; a Reitora da UnP, Profa. Sâmela Soraya Gomes; a Diretora da Escola da Saúde, Profa. Giselle Gasparino; a Pró-Reitora Acadêmica, Profa. Sandra Amaral; o Coordenador do Curso de Medicina: Dr. Fernando Suassuna; o Diretor Geral do Centro Acadêmico de Medicina, Acadêmico do 8º período, Marcos Dantas Jr; o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Isaú Gerino Vilela da Silva; o representante do Conselho Regional de Medicina, Conselheira Ana Maria de Oliveira Ramos; o Representante da Associação Médica, Dr. Levi Jales; e a representante Presidente do Sindicato dos Médicos: Dra. Valdelúcia de Pontes.

(Veja em anexo o currículo do Preletor da Aula Magna): http://portal.unp.br/_private/upload/noticiasarquivos/2/460.pdf

01 agosto 2012

I Semana de Integração do Curso de Medicina UnP


Ser congruente é um grande desafio. Estamos conseguindo! Exercitar o que aprendemos em sala de aula com nossos professores, colocar em prática nosso currículo antes de sair da faculdade. Inovar, trabalhar com afinco e buscar a excelência com respeito, elegância e maestria essa é a nossa meta. Inúmeras pessoas estão trabalhando para esse evento ser um sucesso. Instituição, docentes, discentes e funcionários trabalhando para fazer uma acolhida diferenciada para os novos alunos.


Colegas sejam bem vindos!

Camed - UnP (Centro Acadêmico de Medicina UnP)
Gestão 2012: A unidade nos faz forte.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons