28 maio 2009

Primun non nocere

Desde que o pai da medicina, Hipócrates (460-377 a.C), escreveu seus tratados e aforismas, muitos avanços ocorreram nas ciências médicas. Dos estudos fisiológicos de Cláudio Galeno (131-200) e da base da anatomia moderna de Andreas Vesalius (1514-1564), até a descoberta da estrutura do DNA humano por Watson e Crick em 1953, muito se aprendeu. Desse conhecimento vasto gerado nos diversos segmentos ligados à medicina, chegamos hoje a um patamar no qual somos capazes de realizar exames sofisticados como o PET-scan e a ressonância nuclear magnética, assim como de realizar tratamentos fantásticos como os mais atuais esquemas de quimioterapia ou as cirurgias minimamente invasivas.

Entretanto, por mais que tenhamos avançado muito em termos de diagnóstico e tratamento de doenças, o paciente ainda é colocado sob diversos riscos na maior parte do tempo em que está à mercê dos cuidados de assistência em saúde, aqui incluídos não só os cuidados médicos, mas de todos os profissionais que de alguma forma participam dos cuidados de um paciente. Isso acontece porque ainda há diferenças entre o resultado esperado e o alcançado, tanto por particularidades dos pacientes quanto pelo tipo de assistência prestada. E essa perspectiva de que o paciente pode sofrer dano ao ser colocado dentro do sistema de saúde, principalmente no que tange a hospitalização, vem sendo alertada há décadas em países desenvolvidos.

Isso nos remete a um princípio hipocrático que pode parecer um paradoxo quando pensamos o quanto avançamos na medicina e o quanto podemos beneficiar os pacientes com esse avanço: o princípio de Primum Non Nocere. Podemos nos atrever a uma tradução não completamente literal desse aforisma: “Antes de tudo, não cause dano, não prejudique o paciente”. Este pensamento não deve ser causa de receio ou medo por parte de médicos ou outros profissionais da saúde quanto aos cuidados administrados a um paciente, mas sim uma base sobre a qual devemos estar constantemente pensando, para que lembremos que há riscos envolvidos em todo e qualquer momento para o doente, desde a tomada de uma medicação fundamental para um tratamento, mas que pode gerar uma reação adversa, até algo mais grave como uma cirurgia realizada no membro são ao invés de ser realizada no membro doente.

AUTOR:
Lucas Santos Zambon
Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Consultor médico do Hospital São Camilo, atuando na elaboração e implantação dos protocolos de gerenciamento de risco e segurança do paciente

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons