RESIDÊNCIA MÉDICA - 2003
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP
Questão: Paciente masculino, diabético, com 45 anos, apresenta em consulta de rotina níveis de pressão arterial de 150x97 mmHg. O restante do exame físico é normal. O paciente refere que há anos mede a pressão frequentemente e que sempre apresenta esses valores de pressão arterial. Ao eletrocardiograma observa-se sobrecarga de câmaras esquerdas. A melhor conduta inicial é:
a) observação
b) mudança de estilo de vida, com reavaliação em 6 meses
c) mudança de estilo de vida, com reavaliação em 1 ano
d) mudança de estilo de vida e tratamento medicamentoso
e) realização de medida ambulatorial da pressão arterial (MAPA)
Quem souber, por favor, responda nos comentários ou deixe recado no mural de recados.
6 comentários:
Rapaz, eu ficaria com o item 'A', pois não posso aconselhar a mudar o estilo de vida se não sei qual o que ele adota (de repente é o ideal). Por outro lado, medir a pressão novamente deve confirmar os valores obtidos há anos. Portanto só nos resta a A, salvo melhor juízo...
Meu amigo, na minha opinião melhor seria a alternativa C, pois deve dar início a mudança de estilo de vida, como fazer dieta e exercícios com acompanhamento de especialistas, e como o mesmo possui uma T.A. de 150x97 e sobrecarga das câmaras esquerda deverá ser iniciada uma terapia medicamentosa com algum beta bloqueador, tipo captopril e acompanhamento de um cardiologista.
Errata, Não é a letra C e sim D, pelo que pude explicitar anteriormante.
Agora só falta a opinião de Éder Sérgio para a gente fechar o diagnóstico e prognóstico!
Perdão, não é um betabloquador (propanolol) e sim um inibidor da ECA (captopril)... A droga de escolha é também função do mesmo ser diabético. Vlw, cheio de errata, mas é assim mesmo.
Lógico que é alternativa D
Pois apesar de ser HAS estagio I, temos que partir obrigatoriamente para terapia medicamentosa pois é um Estagio I com Lesão de orgão alvo (HVE)
Postar um comentário