23 novembro 2011

[leia] Exame do Cremesp: solução ou confusão?

Em sua 7ª edição, o Exame do Cremesp  aplicado aos alunos do sexto ano de medicina causou mais uma vez grande impacto na mídia: 46% dos alunos foram reprovados! Jornais por todo o Brasil anunciaram e afirmaram: "é um falta de respeito à população que confia sua saúde aos médicos". Mas antes de ler manchetes por aí, vamos entender um pouco mais sobre o Exame do Cremesp.

Como funciona?
Criado há 07 anos com intuito de avaliar os concluintes de medicina do Estado de São Paulo e, de certa forma, chamar atenção à abertura indiscriminada de faculdades de medicina, o Exame do Cremesp é gratuitovoluntário e (diferente da prova da OAB) não é pré-requisito para exercer a profissão. 
Em 2011 foi realizado em uma única etapa, que consistiu numa prova objetiva de 120 questõesdistribuídas nas áreas básicas da medicina. A nota considerada de corte é 6.

Resultados
Nos últimos anos, o índice de aprovação foi sempre inferior a 60% e isso tem chamado grande atenção da mídia e das entidades médicas. Todavia, sempre houve grande resistência dos alunos e de algumas instituições à aplicação desse exame e isso dificulta a análise dos resultados.


Tabela 01 - Participantes e índice de aprovação do Exame do Cremesp 2005 a 2011


Atualmente existem 30 escolas médicas em São Paulo, formando cerca de 2.500 médicos por ano. O Exame do Cremesp de 2011 contou apenas com 418 participantes, que correspondem a 16% do total. Mas surge a dúvida: será que os piores alunos não fazem a prova temendo o resultado e esse índice de reprovação na verdade corresponda a números piores? Ou será que os alunos muito bons não querem fazer a prova porque acham desnecessário? Apesar de alunos de 25 escolas terem participado, a distribuição heterogênea da quantidade de alunos e a ausência de algumas faculdades (como a FMUSP) impedem que um ranking de escolas seja realizado (não que fazer um ranking seja uma boa ideia!).


Solução ou confusão?
O Cremesp acredita que esse exame firmou-se como uma proposta inovadora de avaliação do ensino médico e é favorável a um exame obrigatório no final do curso. Mas será que isso de fato é a solução?! 
A prova é até interessante e bem feita (quem tiver curiosidade, veja os links abaixo para acessar as provas anteriores na íntegra), mas não deixa de ser uma avaliação pontual! Além disso, se o grande problema da medicina se deve à abertura indiscriminada de novas escolas que têm pouca ou nenhuma estrutura (física e pedagógica), a solução deve ser proibir novas escolas e fechar as que não funcionam! 
Outra falha do Exame do Cremesp é esperar o final do curso para avaliar os estudantes de medicina: à essa altura não há muito o que corrigir! E é aí que entra outra grande solução para o problema da educação médica: o Teste de Progresso, avaliação aplicada anualmente, de modo que há tempo para detectar e corrigir falhas no ensino. O Teste de Progresso  já é feito em diversas instituições no país através de consórcios entre universidades (há dois no Sul-Sudeste e outro no Nordeste) e tem sido bastante promissor! 


Para ler na íntegra o relatório do Cremesp sobre o Exame de 2011, clique aqui. 
Para acessar o edital do Exame do Cremesp de 2011, clique aqui .
Para acessar as provas e gabaritos dos Exames do Cremesp dos anos anteriores clique nos links:
Prova 2008      Gabarito 2008 
Prova 2009      Gabarito 2009 
Prova 2010      Gabarito 2010 

Fonte: Eu vi no Medico Nerd.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons