18 julho 2012

1° Congresso Internacional de Estudantes de Medicina

Durante quatro dias, estudantes de Medicina de todo o mundo se reúnem em São Paulo para troca de experiências. Sair do lugar comum, proporcionando novas experiências por meio do convívio entre estudantes de diversos países, com culturas, hábitos e métodos de ensino diferentes, além de inserir o Brasil no seleto grupo de países na fronteira da pesquisa médica. Essas são as principais propostas do Braincoms, primeiro congresso internacional de estudantes de Medicina, promovido pelos alunos da Escola Paulista de Medicina (EPM) / Unifesp.

O Congresso, que acontece entre 25 e 28 de julho de 2012, tem como tema "Coração e mente em ação. Pesquisa e trabalho voluntário". Durante quatro dias, 300 estudantes de medicina de todas as partes do mundo estarão reunidos com grandes nomes da medicina nacional e internacional na EPM, para uma ampla discussão sobre o aprendizado científico e troca de experiências entre diferentes culturas.

Na opinião de José Osmar Medina Pestana, tutor voluntário do grupo de alunos que organizou o evento, a convivência com novos hábitos e culturas ajuda os alunos a saírem de sua zona de conforto, estimulando a sua criatividade. "Trata-se de uma experiência ímpar, que certamente enriquecerá todos os participantes."

Entre os participantes confirmados, merece destaque a participação de três palestrantes internacionais. São eles o Miguel Burnier, professor e chefe do Departamento de Oftalmologia da McGill University Health Centre – Montreal/Canadá; Robert Henning, professor de Farmacologia da University Medical Center Groningem / Holanda; e David van Bodegom, professor PhD do Departamento de Geriatria e Gerontologia da Universidade de Lyden, na Holanda.

Fonte : Federação Nacional dos Médicos - FENAM

11 julho 2012

FENAM se posiciona contra o PROVAB e a favor da carreira médica

Médicos de todo país, representados por 53 sindicatos de base votaram e definiram diretrizes a serem desenvolvidas pela Federação Nacional dos Médicos pelos próximos dois anos. As deliberações foram tomadas durante XI Congresso da entidade, realizado de 24 a 26 de maio últimos, em Natal (RN). A "Carta de Natal", ainda está sendo finalizada, antes de sua divulgação oficial, mas trará balizadores de ações em favor do médico brasileiro e de uma saúde com qualidade para a população.

Assim, adianta-se que a FENAM defenderá:

- O Sistema Único de Saúde, conforme a Carta Constitucional de 1988 e a alteração da Emenda Constitucional 29, com destinação de 10% das receitas correntes brutas da União para o setor;

- políticas garantidoras de fixação dos profissionais de saúde e dos médicos, em especial, com eficácia de gestão nos níveis federais, estaduais e municipais;
- implantação de planos de carreira e gestão de recursos humanos eficientes;
- aprovação da lei que regulamenta o exercício da medicina;
- ações políticas e jurídicas contra terceirização da assistência médica no Sistema Único de Saúde; e
- atenção primária à Saúde, com ênfase na Estratégia Saúde da Família como porta de entrada para o sistema de saúde com infraestrutura digna, eficiente e ágil para seu pleno funcionamento.

A FENAM terá postura contrária:

- à criação de novos impostos para a Saúde;
- ao serviço civil obrigatório para médicos;
- ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – PROVAB;
- à abertura indiscriminada de escolas médicas; e
- ao exame de ordem para médicos.

A entidade também enfatiza que lutará pela:

- aprovação da proposta de Emenda Constitucional 454/2009, que cria a carreira de Estado dos médicos no serviço público;
- rejeição de qualquer proposta que vise facilitar a revalidação de diplomas médicos expedidos no exterior;
- garantia que todo egresso em Medicina tenha acesso aos programas de Residência Médica;

Fonte: FENAM

03 julho 2012

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons