Nesta terça-feira, dia 26, foi anunciada a estratégia nacional de combate à gripe A (H1N1). Segundo José Gomes Temporão, ministro da Saúde, o país iniciará a partir de 8 de março uma campanha para vacinar os grupos prioritários.
O Ministério da Saúde adotará a seguinte ordem de vacinação:
Profissionais de saúde e indígenas – de 8 a 19 de março
Gestantes – 22 de março a 7 de maio
Doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos – 22 de março a 2 de abril
População entre 20 e 29 anos – 5 de abril a 23 de abril
Idosos com doenças crônicas – 24 de abril a 7 de maio
83 milhões de doses da vacina foram compradas e serão distribuídas em postos de saúde e hospitais em todos os estados e no DF ao mesmo tempo. O objetivo é imunizar pelo menos 62 milhões de pessoas.
Os idosos com mais de 60 anos e sem doença crônica não farão parte do grupo de vacinados contra a gripe suína. Segundo o ministro, o objetivo do país é diminuir a circulação do vírus e evitar mais mortes, e não erradicar a gripe A no Brasil. “Vacinar um terço da população já provocará uma redução enorme na circulação viral. Estamos diminuindo a possibilidade de que outras pessoas adquiram a doença”, disse.
Vale lembrar que a vacinação contra a Gripe A não previne todos os tipos de gripe. A vacina contra a gripe, vendida em clínicas particulares e oferecida gratuitamente para os idosos nos postos de saúde, ainda é recomendada.
10:54
Diego Torquato
No comments
0 comentários:
Postar um comentário