Um levantamento realizado pelo Ibope em mais de vinte países revelou que setenta por cento dos entrevistados brasileiros confiam nos médicos que os atendem
Por Suely Frota
O estudo avaliou a relação médico-paciente e, no Brasil, foram ouvidas mais de mil e trezentas pessoas. Segundo a pesquisa, 53% dos brasileiros recomendam o último médico que os consultaram.
Os resultados obtidos no Brasil são positivos e superaram a média mundial de recomendação e confiança nos profissionais de saúde. Para o clínico geral do Hospital Anchieta de Taguatinga, no Distrito Federal, Roberto Valente, esses dados revelam uma melhora na relação entre o paciente e o médico.
“Eu acho um resultado muito bom, resultado animador. A relação médico paciente é o principal do início de qualquer consulta. Então, o vínculo maior, o dado maior está entre essa conversa, essa segurança, essa abertura entre o médico e paciente.”
O clínico-geral Roberto Valente ressalta que essa melhora na relação médico-paciente, pode justificar o fato de a maioria dos entrevistados ainda escolherem os médicos como fonte de informação sobre saúde. Além dos brasileiros, foram entrevistadas mais de vinte e duas mil pessoas, em vinte e dois países.
Para saber mais:
Artigo – “Confiabilidade no médico relacionada ao pedido de exame complementar”
Link: http://www.aps.ufjf.br/index.php/hurevista/article/viewFile/62/47
0 comentários:
Postar um comentário