17 setembro 2012

Médicos realizam nova marcha em defesa da saúde

Em assembleia na noite desta terça-feira (11/09), na sede do Sinmed, os médicos do RN decidiram pela realização de uma nova manifestação em favor de uma saúde pública de qualidade no estado. Dessa vez, o ato público focará os protestos nas condições de trabalho na área de pediatria. A manifestação está programada para sábado (15), às 9h, em frente ao Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste, localizado na Avenida Jaguarari, em Natal.

Semelhante ao manifesto da semana passada, em que os profissionais foram às ruas durante o desfile cívico de 07 de setembro, o Sinmed convoca novamente a sociedade para participar do protesto que sairá em marcha pelas ruas próximas à unidade de saúde. O Sinmed orienta os participantes a usar roupas brancas.

Bem como os médicos dos hospitais Memorial e Médico Cirúrgico (parados há uma semana), os médicos da Coopmed-RN, lotados no Sandra Celeste, planejam paralisar as atividades no dia da manifestação. A paralisação do pronto socorro infantil se deve ao não pagamento dos salários pela Prefeitura de Natal. A obstetrícia e pediatria das maternidades Felipe Camarão e Leide Morais deverão parar no sexta (14). Já no hospital Santa Catarina será no dia 21.

“As paralisações deverão tornar ainda mais dramático o quadro de caos na saúde”, declarou o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira.

Segundo Ferreira, já está em gestação outra manifestação ainda maior em defesa da saúde. A marcha “Todos pela Saúde, Contra a Corrupção” cobrará serviços públicos de saúde com qualidade e denunciará o desvio de recursos no setor.

Alunas de intercâmbio recebem certificados do curso de Medicina da UnP

O curso de Medicina da UnP realizou no último dia 10 de setembro a entrega dos certificados das alunas intercambistas da Universidad Europea de Madrid, que estiveram no Brasil durante o último semestre para conhecer aspectos das práticas médicas locais. Para a estudante Rocío Morales esta foi a chance de agregar ao seu currículo uma experiência diferenciada. “Eu queria conhecer um novo país, mas também queria conhecer a Medicina Tropical, uma disciplina que não temos na Espanha”, disse a estudante natural de Madri.

O intercâmbio proporcionado pela rede Laureate International possibilita que os alunos da UnP tenham facilidades para cursar semestres no exterior e aprendam sobre as diferentes práticas profissionais desenvolvidas em todo mundo. Ao mesmo tempo, a Universidade se configura como um ambiente onde culturas interagem para proporcionar uma formação globalizada.

Clique aqui para conferir as fotos: http://portal.unp.br/galeria-det?album=262
 

Laureate lança seu 3° curso de medicina no Brasil: UNIFACS

A Universidade Salvador (UNIFACS), integrante da rede internacional de universidades Laureate, realizou, no dia 10 de setembro, a partir das 19h, no restaurante Barbacoa, evento de lançamento oficial de seu novo curso de Medicina. Na ocasião, a instituição promoveu também a posse do Conselho do curso de Medicina, formado por oito expoentes das áreas médica e de educação médica da Bahia.

Na abertura do evento, o diretor da área de Ciências da Saúde da Laureate Brasil, João Bizário, falou sobre a atuação da rede na área da saúde que tem como objetivo formar profissionais com nível internacional, “preparados para fazer do mundo um lugar melhor”. Segundo Bizário, a Laureate oferece cursos de saúde em 14 países, em 26 instituições para 115 mil alunos.

Já o coordenador do curso de Medicina da UNIFACS, Paulo Jesuíno, a ressalta que a instituição oferece as melhores condições de infraestrutura e docentes para seus estudantes. “Além disso, temos diferenciais muito importantes, como uma metodologia não tradicional que faz uso das novas tecnologias e insere o aluno na prática desde o início do curso”, afirma Jesuíno.

Os membros do conselho que tomaram posse são Antônio Carlos Vieira Lopes, presidente da Associação Baiana de Medicina; o ex-governador da Bahia, Roberto Figueira Santos, Rodolfo dos Santos Teixeira e Geraldo Leite.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, o senador Walter Pinheiro, o presidente da UNIFACS, Marcelo Henrik, a reitora da universidade, Marcia Barros, o chanceler e fundador da instituição, Manoel Barros, o coordenador do curso de Medicina, Paulo Jesuíno, e Sergio Timerman, diretor da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi, que também faz parte da Rede Laureate Brasil.

09 setembro 2012

Governo do Brasil tortura a Medicina

Chega um determinado momento em que a indignação não pode ser contida. É possível fechar os olhos perante o problema uma vez, mas quando o incômodo cresce em ritmo exponencial, a gente explode. E o “incômodo” de que precisamos tratar é sobre o que estão fazendo conosco, com os estudantes de medicina e com os médicos formados.

São projetos de lei que visam diminuir o salário dos médicos federais em 50% – ou aumentar sua carga horária para o dobro, o que é a mesma coisa – ou é o deputado Edson Pimenta propondo que o médico autônomo atenda pacientes por valores abaixo da tabela do SUS, a título de “caridade”, gerando uma economia para o Estado. E sobre o ensino médico, temos hoje a meta da Presidenta Dilma de criar 4.500 novas vagas de medicina no país, por ano, em universidades que sequer têm hospital escola ou são reconhecidas pelo MEC, ou mesmo enquanto as universidades que já existem sequer estão em atividade devido à greve, por falta de negociação com os professores, que também trabalham em regime de “caridade, gerando economia para o Estado”.

O Ministério da Educação já autorizou, em junho, a abertura de 9 cursos de medicina particulares, num total de 800 novas vagas anuais, sendo a maior parte delas nas regiões sul e sudeste do país, regiões em que o número de médicos é muito maior do que a demanda. Há a escassez de médicos em regiões sem infra-estrutura, onde, enquanto o governo não investir seus impostos, nenhuma alma bondosa vai arriscar a sua vida e sua profissão trabalhando sem recursos, sem segurança e sem materiais. O PROVAB – Projeto de Valorização da Atenção Básica – procura levar os médicos formados nos grandes centros para as regiões mais remotas e já está sendo um fracasso, simplesmente porque médicos não são curandeiros e não podem resolver os problemas de saúde apenas com um estetoscópio.

Enquanto isso, os médicos vão se formando e se acumulando nos grandes centros, submetendo-se a altas cargas de trabalho para receberem dignamente, ou digladiando-se para conquistarem uma vaga na residência médica. Afinal, nenhum profissional vai sair desbravar o Brasil sem garantia de retorno, de plano de carreira, de valorização.

Ainda assim, o MEC anunciou que irá criar mais 2.415 novas vagas de medicina em cursos já existentes até 2014. Parece não haver argumento que convença o Planalto de que essa manobra eleitoreira e demagógica vai ruir as bases do bom atendimento à saúde em nosso país. Médicos existem! Somos já o segundo país com o maior número de escolas de medicina (196) perdendo apenas para a Índia (202). Porém, a Índia tem mais de um bilhão de habitantes, em quanto nós estamos na casa dos 200 milhões. Em defesa da saúde dos cidadãos e da qualidade do exercício da medicina do Brasil, a Associação Médica Brasileira, a Associação Paulista de Medicina e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, com apoio das sociedades de especialidade, repudiaram em nota oficial a intenção do Ministério.

Este é um apelo à população médica e também à população geral, que não compactuemos com essa medida política errônea que vai contaminar toda a medicina brasileira. Precisamos é de infra-estrutura, precisamos que nossos impostos retornem em hospitais, em políticas de saúde resolutivas, verbas para que o SUS funcione, educação de qualidade, com professores que sejam bem pagos e ensinem com vontade. As políticas de saúde têm sido tratadas com medidas simplistas e errôneas, guiadas pela demagogia. O câncer dessa gestão está enviando metástases para a medicina, e vamos sucumbir lentamente se nenhuma terapia for administrada.

Mais de 90% dos ginecologistas dizem que planos de saúde dificultam a realização de exames de alta complexidade

Pesquisa do Datafolha mostra que 90% dos obstetras e ginecologistas afirmam existir pressões de planos de saúde no exercício da medicina. E 93% deles dizem que as operadoras de planos de saúde também dificultam a realização de exames e procedimento de alta complexidade.

O estudo foi apresentado nesta quinta-feira (30/08) pela Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo), no Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia.

A associação afirma que “está se tornando inviável prestar serviço aos convênios, particularmente em virtude da interferência na prática médica”.

Praticamente 6 em cada 10 médicos denunciam alto grau de interferência. Entre os tipos de interferências avaliados, 88% dos ginecologistas destacam divergências quanto a procedimentos ou medidas terapêuticas; 80% reclamam de interferência em atos diagnósticos e terapêuticos.

Seis em cada 10 apontam pressões quando o procedimento indicado é a internação e também no pré operatório, o que para a Sogesp representa um risco à prática segura da medicina, à saúde e à vida de muitas pacientes e de seus bebês.

Apenas 12% consideram a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras de saúde como ótima ou boa. Quase metade, 47%, avalia como ruim ou péssima.

Abandono à obstetrícia

Outra fase da pesquisa constatou que 13% dos médicos disseram que já deixaram de exercer a obstetrícia, devido aos baixos honorários e a obrigatoriedade de disponibilidade em período integral.

Para a pesquisa, foram realizadas 451 entrevistas distribuídas no Estado de São Paulo.

Fonte: Do UOL

04 setembro 2012

X JIMED - Jogos Internos de Medicina UnP

Vem aí!  X JIMED - Jogos Internos de Medicina UnP


Neste semestre, por ser uma edição comemorativa (10a edição) haverá uma mesa redonda e uma abertura oficial na sexta-feira dia 19 de outubro, ás 19 horas.

As competições acontecem no Sábado e Domingo, 20 e 21 de Outubro.
Para mesa redonda do dia 19 de Outubro, todos os atletas inscritos já estão convidados a participar sem nenhum custo adicional e receberão certificado de 5 horas se participarem desse momento. Os demais alunos que desejarem participar desse evento farão sua inscrição com o líder de turma nos mesmos moldes do CIPAM (no período que será divulgado posteriormente) e o valor para os não atletas será de R$5,00 (cinco reais). Os atletas receberão também uma declaração emitida pelo CAMEDUnP que contará com 5 horas complementares por participarem da competição.

Calendário X JIMED
Abertura: 19 de Outubro de 2012 - 19 horas - Local a definir;
Jogos : 20 e 21 de Outubro - Local: Ginásio de Esportes do Colégio Maristela;
Inscrições: 03 de Setembro à 19 de Setembro;
Congresso Técnico: 20 de Setembros às 19 horas - Loca a definir;

Organização: CAMEDUnP - Centro Acadêmico de Medicina UnP

Base de dados da UnP é selecionada pelo Ministério da Saúde para inclusão no Portal da Saúde

A Base de dados ProQuest Hospital Collection, cuja assinatura está disponível no Setor de Pesquisa Virtual – SPV do Sistema Integrado de Biblioteca – SIB, foi uma das 6 bases de dados selecionadas pelo Ministério da Saúde para inclusão no Portal da Saúde, após ampla análise por um conselho de notáveis em cada área de especialização da Saúde, selecionado pelo próprio Ministério.

O Portal da Saúde foi criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), baseado em Evidências e tem o objetivo de fornecer acesso rápido ao conhecimento científico por meio de publicações atuais e sistematicamente revisadas. Vale lembrar que a equipe do Setor de Pesquisa Virtual trabalha com apresentações e orientações, mediante agendamento, à pesquisa no ambiente digital (bases de dados e ebooks). O SIB pode solucionar dúvidas através do número (84) 3215-7912 ou pelo e-mail pesquisavirtual@unp.br. Outras informações estão disponíveis no link abaixo: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarArea&codArea=392

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons