26 dezembro 2011

Rotina Médica, Stress e Burnout

Charge do dia!!!

Jornal Medicina traz censo de especialistas (edição de dezembro)

O jornal Medicina 203, disponível a partir desta segunda-feira (26) no Portal Médico, do Conselho Federal de Medicina (CFM), traz como destaque a desigualdade no acesso a especialistas desvelada no censo brasileiro de médicos especialistas e generalistas – um dos desdobramentos do estudo inédito apresentado pelo CFM em novembro: “Demografia médica no Brasil: dados gerais e descrições de desigualdades”.

Uma importante constatação do censo – de que os profissionais das especialidades básicas (Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, e Medicina de Família e Comunidade), somados aos generalistas, representam 65,62% dos médicos brasileiros – coloca em discussão a alegada falta de médicos para o atendimento médico primário. Na matéria sobre o tema, os representantes das duas especialidades que agregam mais médicos no país (Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia) comentam a questão.

Também está entre os temas abordados em dezembro a iniciativa que está mobilizando médicos de todo o Brasil: uma campanha permanente do CFM de luta em busca de crianças desaparecidas. A edição traz algumas recomendações aos profissionais para serem adotadas no atendimento a crianças em hospitais, prontos-socorros e clínicas do país (como pedir a documentação do acompanhante, analisar as atitudes da criança e ver se existem marcas físicas de violência) e indica os locais onde materiais de divulgação poderão ser encontrados.

A publicação do Conselho traz ainda matérias sobre a aprovação da regulamentação da Emenda Constitucional 29 e a opinião da entidade sobre o texto final; sobre o manual de publicidade em medicina, que traz orientações e exemplos de aplicação das novas regras estabelecidas pela Resolução CFM 1.974/11; e sobre questões éticas suscitadas diante do problema da atribuição inapropriada de autoria em periódicos biomédicos; entre uma série de outros assuntos.

Para acessar o jornal clique aqui (PDF): http://portal.cfm.org.br/images/stories/JornalMedicina/2011/jornal203.pdf

24 dezembro 2011

Confraternização da LINECAP

LIGA ACADÊMICA DE NEFROLOGIA E CARDIOLOGIA POTIGUAR
Professor Colaborador, Dr. Martins (Cardiologista)

Almoço na Churrascaria Sal&Brasa

Membros Fundadores e Membros Efetivos

Sábado, 17/12/2011

Diretoria (Membros Fundadores)

Confraternização no Sal & Brasa

Feliz Natal a todos que fazem parte da LINECAP

23 dezembro 2011

19 dezembro 2011

16 dezembro 2011

Resultado do Vestibular de Medicina UnP 2012.1

UNIVERSIDADE POTIGUAR
VESTIBULAR DE MEDICINA 2012.1
RELAÇÃO DOS APROVADOS - ORDEM ALFABÉTICA


AMANDA MACÊDO SARAIVA RIBEIRO
ANA BEATRIZ SEABRA SANTOS DE ARAUJO
ANA CLAUDIA CORDEIRO ERNESTO
ANDRE EMIDIO CARVALHO MORENO
ANDRÉA INGRID DE MELO NEVES
ANDRESA VERUSKA DE OLIVEIRA
ANTONIO CEZAR DE LEMOOS FILHO
ARTHUR LUIZ NORTE GOMES PEREIRA ARARUNA
BERNARDO MONTE NUNES ARAUJO
BRENO MOREIRA VIANA MENDONÇA BRITO
BRENO RICARDO RIBEIRO GOMES LINARD
CÍCERO ROMERO MIGUEL DA COSTA BORGES
DÉBORA TEIXEIRA JALES DE LIRA
DEBORAH CARLA SANTOS GIBSON
FERNANDO DELGADO CARLOS TELES
IGOR RAFAEL GUEDES PEREIRA BRANDÃO
INAYARA JADE NUNES SILVA
JÚLIA LACERDA DA CUNHA CAVALCANTI
KARSON DHYEGO LEITE DE ALMEIDA
KELTON WEBERSON GURGEL NUNES
LILIANE MENDONCA BEZERRA JALES
LUANA KISSI QUEIROZ BRASIL
LUMA LUIZA MENEZES BARBOSA
MANUELA GOMES DE AGUIAR
MARCILIO CARDOSO DE QUEIROZ
MARIA CLARA COUTINHO CARLOS DE LIMA
MARIA LUIZA ALCOFORADO GONDIM GURGEL
MARIA TERESA DA COSTA URBANO
MARIANNE RAMOS PASCHOAL
MATEUS PACIS PINTO ALVES
MOYSÉS AKHENATON LEITE GAMA
NATHALIA DIOGENES FERNANDES
PAULA FREITAS BARROCAS
PEDRO BRUNO ESTEVAM TEOFILO
PEDRO HEITOR DE MAGALHÃES ANDRADE
PRISCILA RODRIGUES DE PAULA
PRISCILLA BRENDA FONSÊCA DANTAS
RAFAEL MOURÃO SANTIAGO
RAFAEL PACHECO SILVA
RAISSA DE HOLANDA MELO
RAPHAEL VICTOR CAMPOS FREIRE BARELA
REBECA PATRICIA DE OLIVEIRA SOUZA
RENANNA LYRA LIMA BARBALHO COUTINHO
RENATA BEZERRA MENEZES
RENATA MOURA COSTA
RUTILA TAIANE PRAXEDES RITTER
SÂMEA COSTA PINHEIRO GUERRA
SANDREGENES MAIA RÊGO
SANDRO ALEX PEREIRA ROLIM DE ARAÚJO
TAMARA RAQUEL LIRA FERNANDES
TAOAN KOTKE DA CUNHA
TERESA RAQUEL PEREIRA DA COSTA
THAIS CRISTINA OLIVEIRA GERMANO
THIAGO BARROS PINHEIRO
VANESSA KARINA ALMEIDA DE SOUSA
VICTOR MARIANO DE AMORIM FERNANDES
VLÁDIA DE PAULA ANDRADE
WENDELL RIBEIRO DA SILVA
WILLIAM BATAH FEGHAL
WOLFGANG VIEIRA DA MOTA

A Comissão do Vestibular

Cesta de Natal da turma 2008.2 para Dona Ivone Brazil

Damartine, Nelson, D. Ivone, Drika, Enale e Kadu
Kadu e Drika escrevendo a mensagem no cartão

Enale e Damartine (foi preciso 2 pessoas pra segurar)

Nelson em nome do 7° período fazendo a entrega do presente

cartão!

A turma 2008.2 (e toda a medicina) ama Dona Ivone!

Feliz Natal e um excelente 2012!

11 dezembro 2011

[leia] Cuba anuncia primeira vacina contra câncer de pulmão

Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão avançado no mundo. De acordo com jornal oficial Trabajadores, que fez o anúncio nesta segunda-feira (10), mais de mil pacientes já estão em tratamento com a vacina nomeada CimaVax EGF.

A responsável pelo projeto, Gisela González, do Centro de Imunologia Molecular (CIM) de Havana, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma "doença crônica controlável".

Gisela explica que a CimaVax EGF é o resultado de mais de 15 anos de pesquisa direcionada ao tumor e não provoca efeitos adversos severos.

- A vacina é baseada em uma proteína que todos temos e que está relacionada com os processos de proliferação celular. Quando há câncer, [essa proteína] está descontrolada.

Gisela explicou que, como o organismo tolera "aquilo que é seu" e reage contra "o estranho", foi preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

A vacina é aplicada no momento em que o paciente conclui a terapia com radioterapia e quimioterapia. Ela ajuda a controlar o crescimento do tumor sem causar toxicidade, explica a pesquisadora.

Além disso, a vacina pode ser utilizada como um tratamento "crônico que aumenta as expectativas e a qualidade de vida do paciente". A pesquisadora declarou que, após alcançar seu registro em Cuba, atualmente o CimaVax EGF "progride" em outros países. Os médicos agora esperam poder utilizar a vacina para tratar outros tumores, como os de próstata, útero e mamas.
Fonte: Agência EFE

08 dezembro 2011

SJT - Super Promoção somente até sexta-feira (09/12/2011)

Contato:
Diego Torquato: (84) 9907-7774

07 dezembro 2011

01 dezembro 2011

[livro] Estudo de Demografia Médica no Brasil

Já pode ser acessada no Portal Médico a íntegra da pesquisa Demografia Médica no Brasil: dados gerais e descrições de desigualdades. O estudo foi desenvolvido na parceria entre Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). A pesquisa traz dados sobre o perfil demográfico dos médicos, a distribuição geográfica, a presença nos setores público e privado da saúde, além de um censo inédito dos especialistas e algumas comparações internacionais.

Segundo o presidente do CFM, Roberto d’Avila, o compromisso do conteúdo é produzir um conhecimento sistemático, objetivo e preciso sobre a demografia médica brasileira, “que permita alimentar a discussão à luz de evidências e contribuir para a tomada de decisões fundamentadas”.

“Tendo em vista o debate atual sobre a necessidade de médicos, nosso compromisso é produzir um conhecimento sistemático, objetivo e preciso sobre a demografia médica brasileira. Inclusive, porque a publicação coincide com o surgimento de propostas do Governo Federal e do Poder Legislativo para o enfrentamento da escassez, provimento e fixação de médicos em áreas desassistidas”, completa o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Renato Azevedo Junior.

Clique aqui e veja a pesquisa na íntrega! http://portal.cfm.org.br/images/stories/pdf/demografiamedicanobrasil.pdf

29 novembro 2011

23 novembro 2011

UnP abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2012.1

Estão abertas até o dia 07 de dezembro, às 21 horas pelo horário de Brasília, as inscrições para o Vestibular do curso de Medicina UnP 2012.1. Este também é o prazo limite para a realização do pagamento da taxa de inscrição pela rede bancária. Para participar os candidatos devem procurar o site da universidade (www.unp.br) e clicar na aba “Inscreva-se”. Lá estará o link “Vestibular Medicina” onde o boleto de inscrição poderá ser impresso.

As provas acontecerão em dois dias, entre 10 e 11 de dezembro, em Natal. O resultado será publicado no site da instituição no dia 16 de dezembro e as matrículas estarão abertas a partir de 19 de dezembro, seguindo até 21 do mesmo mês. Abaixo está o edital de divulgação com outras informações sobre o concurso. Dúvidas poderão ser esclarecidas através do Call Center UnP pelo (84) 3215-1234.

Clique aqui para conferir o edital completo: http://www.unp.br/_private/upload/vestibular_edital/0/19.pdf


Fonte: www.unp.br

Audiência pública discute sobre "A Saúde do Trabalhador"

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta quarta-feira (23/11) uma audiência pública para debater “a saúde do trabalhador”. O debate foi proposto pela Frente Parlamentar Municipal do Trabalho, através do presidente da Frente, o vereador George Câmara (PCdoB). A audiência objetiva discutir diversos temas ligados à saúde do trabalhador, entre tantos, a ausência da notificação compulsória – SINAN, a falta de assistência médica na Rede Básica de saúde, a formação dos profissionais de saúde do trabalhador, a implantação da vigilância de saúde do trabalhador e os recursos destinados para política do trabalhador.

O encontro ocorreu no Plenário Érico Hackradt e reuniu especialistas diretamente ligados a temática, além de trabalhadores interessados em discutir o problema comum ao meio profissional no qual convivem.

Para o vereador George Câmara, é imprescindível a luta por condições de trabalho dignas aos trabalhadores. George assumiu a presidência da Frente Parlamentar do Trabalho no último dia 19 e tirou como uma das diversas metas do Fórum, a realização de audiências públicas que debatam temas ligados diretamente ao cotidiano do trabalhador natalense.


Fonte: Sinmed RN

[leia] Exame do Cremesp: solução ou confusão?

Em sua 7ª edição, o Exame do Cremesp  aplicado aos alunos do sexto ano de medicina causou mais uma vez grande impacto na mídia: 46% dos alunos foram reprovados! Jornais por todo o Brasil anunciaram e afirmaram: "é um falta de respeito à população que confia sua saúde aos médicos". Mas antes de ler manchetes por aí, vamos entender um pouco mais sobre o Exame do Cremesp.

Como funciona?
Criado há 07 anos com intuito de avaliar os concluintes de medicina do Estado de São Paulo e, de certa forma, chamar atenção à abertura indiscriminada de faculdades de medicina, o Exame do Cremesp é gratuitovoluntário e (diferente da prova da OAB) não é pré-requisito para exercer a profissão. 
Em 2011 foi realizado em uma única etapa, que consistiu numa prova objetiva de 120 questõesdistribuídas nas áreas básicas da medicina. A nota considerada de corte é 6.

Resultados
Nos últimos anos, o índice de aprovação foi sempre inferior a 60% e isso tem chamado grande atenção da mídia e das entidades médicas. Todavia, sempre houve grande resistência dos alunos e de algumas instituições à aplicação desse exame e isso dificulta a análise dos resultados.


Tabela 01 - Participantes e índice de aprovação do Exame do Cremesp 2005 a 2011


Atualmente existem 30 escolas médicas em São Paulo, formando cerca de 2.500 médicos por ano. O Exame do Cremesp de 2011 contou apenas com 418 participantes, que correspondem a 16% do total. Mas surge a dúvida: será que os piores alunos não fazem a prova temendo o resultado e esse índice de reprovação na verdade corresponda a números piores? Ou será que os alunos muito bons não querem fazer a prova porque acham desnecessário? Apesar de alunos de 25 escolas terem participado, a distribuição heterogênea da quantidade de alunos e a ausência de algumas faculdades (como a FMUSP) impedem que um ranking de escolas seja realizado (não que fazer um ranking seja uma boa ideia!).


Solução ou confusão?
O Cremesp acredita que esse exame firmou-se como uma proposta inovadora de avaliação do ensino médico e é favorável a um exame obrigatório no final do curso. Mas será que isso de fato é a solução?! 
A prova é até interessante e bem feita (quem tiver curiosidade, veja os links abaixo para acessar as provas anteriores na íntegra), mas não deixa de ser uma avaliação pontual! Além disso, se o grande problema da medicina se deve à abertura indiscriminada de novas escolas que têm pouca ou nenhuma estrutura (física e pedagógica), a solução deve ser proibir novas escolas e fechar as que não funcionam! 
Outra falha do Exame do Cremesp é esperar o final do curso para avaliar os estudantes de medicina: à essa altura não há muito o que corrigir! E é aí que entra outra grande solução para o problema da educação médica: o Teste de Progresso, avaliação aplicada anualmente, de modo que há tempo para detectar e corrigir falhas no ensino. O Teste de Progresso  já é feito em diversas instituições no país através de consórcios entre universidades (há dois no Sul-Sudeste e outro no Nordeste) e tem sido bastante promissor! 


Para ler na íntegra o relatório do Cremesp sobre o Exame de 2011, clique aqui. 
Para acessar o edital do Exame do Cremesp de 2011, clique aqui .
Para acessar as provas e gabaritos dos Exames do Cremesp dos anos anteriores clique nos links:
Prova 2008      Gabarito 2008 
Prova 2009      Gabarito 2009 
Prova 2010      Gabarito 2010 

Fonte: Eu vi no Medico Nerd.

22 novembro 2011

21 novembro 2011

LINECAP - Reunião Social no Pitts Baar

Alguns membros da LINECAP (Diretoria, Membro efetivo e Coordenador)

Edital Estágio Acadêmico do Hospital Santa Catarina

LAUET – Liga Acadêmica em Urgência e Emergência em Traumatologia
Estágio acadêmico do Hospital José Pedro Bezerra – HJPB
Edital do Processo Seletivo para Novos Membros 2012



Nenhum curso de Medicina alcança o conceito máximo

Nenhum dos cursos de Medicina avaliados obteve o Conceito Preliminar de Curso (CPC) suficiente para ser classificado na faixa máxima, de nota 5. Dos 141 cursos que obtiveram algum conceito, 23 - cerca de 16,3% do total - tiveram notas ruins, entre 1 e 2. O restante está nas faixas 3 e 4.

A nota mais alta do País foi obtida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com conceito 3,64 no CPC. A direção da instituição paranaense comemorou o resultado. "O sucesso se deve à qualidade do corpo docente. Há envolvimento significativo nas discussões do Brasil e do exterior sobre a formação", diz a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi.

A pró-reitora de graduação da Unesp, Sheila Zambello, que teve o melhor desempenho entre os cursos de Medicina do Estado de São Paulo, afirma que a conscientização dos alunos sobre a importância do exame impacta na nota. "Além disso, o envolvimento dos professores e programas voltados para a graduação reforçam o bom cenário." Na opinião do diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, Valdir Golin, o envolvimento dos alunos com a prática médica foi fundamental. O curso da instituição lidera na cidade de São Paulo. "O internato em nossos hospitais nos últimos anos sempre foi uma premissa."

Outra ponta. A nota mais baixa - e também o único curso a obter 1 no CPC - foi do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos de Araguari (Unipac), em Minas. A nota foi 0,64. O diretor da Faculdade, José Orleans da Costa, afirma que já esperava o mau resultado por causa de um boicote dos alunos ao exame. Ele afirma que houve um racha entre estudantes e a gestão anterior do curso. "Tínhamos problemas estruturais, o que gerou atrito com os alunos. Mas já trabalhamos ao longo do ano."

A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) foi a pior colocada na capital paulista. Por meio da assessoria de imprensa, a instituição informou que estranhou os resultados e eles não refletem a qualidade da universidade.


Fonte: O Estado de S.Paulo

MEC determina corte de 514 vagas de medicina em cursos com baixa qualidade

O Ministério da Educação (MEC) deu início ao processo de supervisão dos cursos com baixo desempenho nas avaliações da pasta, anunciado na última quinta-feira (17). No Diário Oficial da União de sexta (18) foram publicadas as medidas cautelares que suspendem 514 vagas de 16 cursos de medicina que tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O indicador varia em uma escala de 1 a 5 e é calculado com base no desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e em outros critérios como a infraestrutura e o corpo docente da instituição.

Os cursos que sofreram o corte determinado hoje são todos de instituições privadas de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Maranhão, de Rondônia, do Tocantins e de Mato Grosso. O ministério pretende suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. Os dados do Enade 2010 divulgados ontem (17) mostram que 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.

O percentual de vagas reduzidas em cada curso variou entre 20% e 65% do total, de acordo com o desempenho no CPC. A redução no número de vagas de ingresso passa a valer para o próximo processo seletivo de cada instituição. Elas passarão por um processo de supervisão e terão o prazo de um ano para cumprir um termo de saneamento de deficiências para melhorar a qualidade da oferta. Se as exigências não forem atendidas, o MEC poderá abrir um processo administrativo para encerrar a oferta do curso. A partir da notificação, as instituições têm 30 dias para informar o ministério sobre as providências que serão tomadas.


Fonte: Agência Brasil

16 novembro 2011

Blog de Medicina UnP no COBEM 2011 (Belo Horizonte - MG)

Blog Médico: Conectando o Acadêmico à Medicina
Apresentação: Janilson Bruno

12 novembro 2011

06 novembro 2011

03 novembro 2011

Qual o valor da Medicina?

Em 2007, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) realizou campanha no estado baseada no valor do médico. O tema pertinente nos levou à reflexão de que, no momento atual, tornou-se ainda mais amplo. Neste sentido, na semana em que se comemorou o Dia do Médico (18 de outubro) proponho a seguinte questão: Afinal, quanto vale a Medicina?

Ora, a Medicina trabalha em prol da vida e do bem estar dos indivíduos e do coletivo. Sendo assim, podemos considerar que ao valorizá-la está sendo valorizada também a própria existência de cada ser humano. Trata-se de atividade prioritária, sem a qual a noção de civilização estaria sob ameaça, e que, portanto, deve ter sua “essencialidade” reconhecida.

Isso deve gerar o estímulo à boa prática médica e à melhora da assistência. Para tanto, impossível ignorar a importância da adoção imediata por parte dos gestores – públicos e privados – de medidas que representem a oferta de melhores condições de trabalho aos profissionais, o respeito à sua autonomia no atendimento dos pacientes e o retorno a cada médico de honorários dignos e adequados, correspondentes à formação e à responsabilidade que lhes são exigidos.

Atualmente, assistimos nossa categoria se mobilizar. Na Saúde Suplementar, consolida-se a luta contra as operadoras, cuja cultura do lucro ignora a vida. No âmbito do SUS, aumenta a insatisfação com a indiferença histórica dos tomadores de decisão, que compromete a prática da Medicina e o direito dos 190 milhões de brasileiros de acesso universal, integral e equânime a serviços assistenciais, conforme previsto na Constituição e em leis específicas.

Com o apoio às manifestações dos médicos contra os abusos cometidos pelos planos de saúde, em setembro, e a mobilização ocorrida em 25 de outubro, na qual foi defendida a atenção aos problemas enfrentados no âmbito do SUS, o Conselho Federal de Medicina (CFM) materializa sua vocação de enfrentamento das forças que oprimem os médicos e a Medicina. Ressaltamos, novamente, não se trata de ação corporativista, como apregoam alguns. Significa, na verdade, compromisso ético com a vida humana.

Seremos, sim, corporativos se isso representar o pleito para que os médicos possam trabalhar plenamente, garantindo aos seus pacientes o diagnóstico e o tratamento que esperam. Seremos, sim, corporativos, se formos obrigados a manter o confronto com os empresários que penalizam a população seduzida por promessas de atendimento diferenciado.

Estaremos alertas contra as soluções mirabolantes e falaciosas que fazem um desserviço à Nação. Desprovidas de base científica, elas não atacam a raiz dos problemas, mas fazem o nocivo jogo do marketing político, no qual as promessas são mais importantes que a realidade.

Por isso, bradamos alto contra a abertura de novas escolas médicas, pois o país não necessita de mais médicos, mas de uma carreira de Estado que estimule sua fixação nas áreas de difícil provimento. Também combatemos os argumentos que pretendem estender a outros profissionais a possibilidade do diagnostico e da prescrição, uma prerrogativa dos médicos cuja flexibilização coloca a segurança de todos em risco e abre as portas para a assistência de segunda linha, reservando os médicos apenas aos ricos.

Os médicos não pactuam com o silêncio. Por meio do CFM, eles se expressarão com o intuito de construir um projeto legítimo de Brasil. A sociedade nos acompanhará nesta jornada, pois, enxerga na Medicina o abraço solidário negado por tantos. Juntos, mostraremos – acima de tudo – o valor da vida.


Roberto Luiz d´Avila

Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)

II Fórum de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina

Ensino Médico em debate

II Fórum de Ensino Médico do CFM


DATA: 1º e 2 de dezembro de 2011

LOCAL: Sede do CFM. Brasília - DF

HORÁRIO: Das 8h30 às 18h

INFORMAÇÕES: (61) 3445-5957 / 5900


REALIZAÇÃO: Conselho Federal de Medicina (CFM)

INSCRIÇÕES: Gratuitas.

PÚBLICO ALVO: Médicos e estudantes de Medicina



02 novembro 2011

31 outubro 2011

Congresso Norteriograndense do SAMU

Clique no Cartaz para ampliá-lo!

Charge do dia!!!

Sancionado aumento da bolsa dos médicos residentes

A presidente Dilma Rousseff sancionou na última sexta-feira (28) a Lei 12.514/11, que aumenta a bolsa mensal paga aos médicos residentes, de R$ 1.916,45 para R$ 2.384,82.

A lei é proveniente de projeto de lei de conversão (PLV 25/11), que resultou da medida provisória 536/11.

O reajuste de 24,4% para os médicos residentes foi originalmente concedido em dezembro do ano passado, no último dia do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por meio da medida provisória 521/10.

Neste ano, porém, a medida perdeu a validade por não ter sido votada a tempo pelo Congresso. O aumento acabou sendo reinstituído com a edição, em junho passado, da MP 536/11.

Durante a votação do projeto no Plenário do Senado, no dia 5 de outubro, senadores de oposição se declararam contra a constitucionalidade da MP, apesar de ressaltarem seu apoio ao aumento para os residentes. Eles argumentaram que, de acordo com a Constituição, é vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.

Além de aumentar a bolsa dos residentes, a nova lei também institui, como consequência de alteração feita pela Câmara dos Deputados, regras para cobrança de anuidade pelos conselhos profissionais.

Agora a anuidade dessas entidades passa a ser limitada a R$ 500 para profissionais de nível superior e a R$ 250 para profissionais de nível técnico. No caso das pessoas jurídicas, o valor máximo varia de R$ 500 a R$ 4.000, de acordo com o capital social.

Fonte: Em Tempo - online

Tiririca imita Jesus Feitosa e raspa o cabelo - Esses cearenses são demais...

Nota do blog: Se não fosse o paletó e a gravata, eu juraria que era Jesus.
Por Cristo!

28 outubro 2011

Calourada de Medicina UnP - Sáb 05/11

Calourada de Medicina UnP

Sábado 05/11 no Arena Hall

Com The Frois, Forró Varado e DJ Goiano

Senhas: R$ 20 reais com o 2° período e Centro Acadêmico.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons