05 fevereiro 2012

UFERSA pode abrir curso de Medicina oferecendo vagas pelo Enem

A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) trabalha com a possibilidade de oferecer o curso de Medicina em 2013 através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A instituição vem dando continuidade aos trâmites interno e externamente para consolidar o projeto que já vem sendo preparado há quase dois anos.

O reitor da universidade, Josivan Barbosa, foi ontem a Caruaru conhecer de perto os procedimentos adotados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que resultaram na implantação do curso naquela cidade. "O curso de Medicina deles foi recentemente aprovado. O cenário de lá é bastante parecido com o nosso: são cidades do interior do Estado, a grade é semelhante, o perfil do projeto é semelhante. Nessa viagem vamos conhecer as etapas e as dificuldades que eles tiveram para que possamos fazer tudo certo e driblar esses pontos de dificuldades", explicou Josivan.

Durante a visita à cidade pernambucana será feita a busca por dois profissionais que participaram da implantação do curso por lá. "A ideia é que essas pessoas atuem como consultores no nosso projeto em Mossoró", adiantou o reitor.

Internamente o projeto vem sendo aprimorado e passará por aprovação no mês de março. Após essa etapa, a documentação será enviada ao Ministério da Educação e, consequentemente ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina (CRM) para análises.
A Ufersa que nos últimos meses construiu diversos laboratórios não vai ter que se preocupar com estrutura física a curto prazo. "Se o MEC aprovar, eles já aprovam com recursos para custeio de laboratórios, equipamentos e concurso para contratação de professores e funcionários", afirma Josivan.


O curso de Medicina, juntamente com o de Nutrição que passa pelo mesmo processo de implantação irão criar o Departamento de Ciências da Saúde.

O reitor ressaltou a importância de se implantar o curso na cidade. "Sobral/CE, Cajazeiras/PB, Petrolina/PE, Caruaru são algumas das cidades do interior parecidas com a nossa que já tem o curso de Medicina numa instituição federal. Já é hora de Mossoró, pelo porte que tem, de ter também seu curso de Medicina em uma universidade federal. Nós já temos na Uern, porém, as vagas oferecidas por ano são apenas 26 - isso é pouco para a demanda. Queremos contribuir mais com o semiárido ofertando 60 vagas anuais com o Enem", destacou Barbosa, acrescentando que outro desejo, após a implantação, é unir forças com Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Ministérios da Educação e Saúde para construir um hospital na cidade que vai ser importante para os alunos e a população como um todo.




Fonte: Portal Gazeta do Oeste

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons