30 novembro 2009

Revisão Histologia - Lâmina de Ovário (cérvix)

Lâmina de Ovário (cérvix) from DeAssis Oliveira on Vimeo.



Nota do blog: O correto é "cumulus oophorus", e não 'Cúmulus oóforos' como está escrito.

Vídeo Revisão de Histologia II com Prof. Diego - Lâmina Fígado

Revisão Histologia - Lâmina do Fígado - Prof. Diego from DeAssis Oliveira on Vimeo.

Para visualizar em tela cheia, clique em:
Obs: Para baixar o vídeo, basta acessar o link acima e ir para o final da página, do lado direito tem o link conforme figura abaixo.Clique e divirta-se!

O vídeo é cortesia do amigo Guga.
Nota do blog: Se os alunos tivessem feito silêncio no início da aula, teríamos condições de ter gravado mais tempo da revisão.

29 novembro 2009

[histo] Sistema Vascular Sangüíneo e Aparelho Digestivo


Sistema Vascular Sangüíneo


Aparelho Digestivo

Candidatos reclamam que prova de Redação aplicada hoje era igual a do vestibular de junho

Eita que o vestibular de Medicina da UnP, iniciado hoje, pode acabar em confusão.

Quando pegava a filha que tinha acabado de fazer a prova, uma mãe se deparou com um rapaz que havia feito o mesmo vestibular em junho passado, reclamando que a prova de Redação aplicada hoje...era igualzinha à prova do exame passado.
Foi aí que um outro vestibulando com cara de veterano em concursos abriu o verbo: só a redação nada...a prova toda era igual.
Quando chegou em casa, a vestibulanda e a mãe ligaram para um primo que havia feito a prova no meio do ano.
E ele confirmou a semelhança.
Será que não vai dar confusão?
Com a palavra...a UnP.

Fonte: Thaisa Galvão.

[paab III] Nutrição na gravidez e Climatério


Climatério - Profa. Letícia


Nutrição na Gravidez - Profa. Letícia

28 novembro 2009

Aprendeu com Berg Cunha



É bom relaxar antes das provas...

Lâminas excluídas da Prova Prática de Histologia

Atenção pessoal,

Ontem, no final da aula, o prof. Diego atendeu o pedido de alguns alunos e retirou da prova prática dessa terça-feira as seguintes lâminas:

- Útero (corpo)
- Ducto Deferente
- Vesícula Seminal
- Ureter
- Bexiga, e
- Lâmina da Vesícula Biliar.


Com isso, a prova conterá questões das lâminas: Ovário, tuba uterina, útero (cérvix), Testículo, Epidídimo, Próstata, Pênis, Rim, Esôfago, Estômago, Intestino Grosso, Intestivo Delgado, Pulmão, Coração, Fígado e Pâncreas.

Lâminas de Histologia

Lâminas Histologia - Aula 07 - Sistema Digestório - Esôfago e Estômago.rar
Lâminas Histologia - Sistema Digestório - Esôfago e Estômago


Lâminas Histologia - Aula 09 - Sistema Digestório - Pâncreas e Fígado.rar
Lâminas Histologia - Sistema Digestório - Pâncreas e Fígado


Lâminas Histologia - Aula 08 - Sistema Digestório - Intestinos.rar
Lâminas Histologia - Sistema Digestório - Intestinos


Lâminas Histologia - Aula 03 - Sistema Respiratório.rar
Lâminas Histologia - Sistema Respiratório


Lâminas Histologia - Aula 10 - Sistema Urinário.rar
Lâminas Histologia - Sistema Urinário

27 novembro 2009

Recém nascido morre com gripe H1N1 no estado do RN

Este é o 9º caso confirmado de óbito pelo vírus H1N1 no estado.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) registrou o nono caso confirmado de morte por Influenza A no Rio Grande do Norte. A vítima foi uma criança recém-nascida de apenas 6 meses.O laudo de laboratório confirmando esse óbito chegou à Sesap ontem (25) à tarde.

Além dele, outros oito foram encaminhados ao órgão, dos quais foram registrados mais quatro casos positivos de contágio da doença.A cidade de Natal apresenta hoje um quadro de cerca de 75 casos suspeitos de contaminação pela gripe suína desde maio e pelo menos 70 confirmações. Dos casos totais, suspeitos e confirmados, foram registradas 9 mortes.

A Secretaria Estadual de Saúde do RN (Sesap) teme um novo surto da doença. Os índices de infectados podem aumentar com a proximidade do Carnatal, onde há grande aglomeração de pessoas.

23 novembro 2009

21 novembro 2009

Calendário de Provas - 2ª Unidade


Aê pessoal, esse é o calendário 'provisório' das provas dessa 2ª Unidade. Se alguém souber de alterações avise para que sejam feitas as devidas correções.

Material de Fisiologia - Prova na quarta-feira (25/11)









Uma contribuição do amigo Diego Torquato.

20 novembro 2009

19 novembro 2009

Vereadores na disputa da UnP

A luta pela gestão da Universidade Potiguar, UnP, e a Laureate – Rede Internacional de Universidades – chegou ontem a casa do povo de Natal.

Durante a sessão a Câmara Municipal do Natal aprovou, por unanimidade, uma moção de repúdio a Laureate – Rede Internacional de Universidades - e de apoio e solidariedade a Universidade Potiguar, UnP, e ao educador e empresário Paulo Vasconcelos de Paula.

A proposição dos atos foi do vereador Júlio Protásio (PSB) e hoje a mesa diretora da Câmara Municipal do Natal mandará ofício para todos os citados para recebimento das moções.

Segundo o vereador a Nota Oficial da Laureate, nos jornais da cidade, fez com que ele fizesse um pronunciamento na tribuna da Câmara em defesa do educador Paulo de Paula.

“No RN dois homens merecem destaque no setor da educação. Dinarte Mariz que fundou a primeira universidade pública, a UFRN, e Paulo de Paula que fundou primeira universidade privada do RN.

É em nome dessa memória que repudio qualquer iniciativa que vá de encontro a uma instituição histórica, com os atos que estou presenciando da Laureate que comprometem o futuro da UnP”, disse Júlio Protásio.

Júlio Protásio afirmou ainda que a invasão estrangeira na UnP não trouxe os benefícios anunciados.

“Pelo contrário, começou a comprometer o ensino quando se demitiu 14 doutores em Direito, reduziu-se a hora aula no claro prejuízo para o futuro da instituição”, disse o vereador.

Formado em Direito pela UnP ele foi presidente do DCE da entidade.

É pensamento de Júlio Protásio estudar a constitucionalidade de um projeto de lei que barre qualquer iniciativa de domínio estrangeiro em instituições de ensino no âmbito de Natal.

Fonte: Fator RRH

A UnP é Paulo de Paula!

"Como filha, venho prestar minha solidariedade e dar meu testemunho sobre o que presenciei ao longo desses 30 anos e posso garantir que não existe pessoa mais dedicada e preparada para gerir essa Universidade.

Ao longo desse tempo vi um homem que priorizou 100% do seu tempo à construção da UnP. Ele não se limitou em construir apenas uma instituição de ensino, onde as pessoas só fossem lá para aprender suas matérias e pronto.

Ele criou uma UNIVERSIDADE no sentido mais amplo da palavra, abrangendo todos os níveis da sociedade, criando assim uma cultura e conscientização de ajuda e respeito ao próximo dentro da organização entre funcionários, professores e alunos.

A UnP, mesmo sendo privada, se ramificou no Estado como parte essencial para a comunidade, afetando positivamente, direta ou indiretamente a vida de todos.

Não só pela oportunidade oferecida a centenas de alunos que jamais teriam condições de arcar com as mensalidades e pelas dezenas de trabalhos sociais que a instituição desenvolve, mas também pelo tratamento digno e pessoal dado aos funcionários e professores, a atenção e foco primordial dado à sala de aula, que é de lá que vão sair os profissionais que confiaram seu futuro a essa instituição.

Essa é sua visão do ensino, a visão do intangível.

Resumindo ele criou uma Universidade com alma, calor humano, onde se trata com pessoas e não com objetos.

Tive o prazer de ouvi-lo dizer dezenas de vezes a seguinte frase: "Usem a Universidade, ela é de vcs. Se eu não puder mudar a vida das pessoas, nada disso tem sentido"!!

Essa sim é a Universidade que tem a cara do Prof. Paulo de Paula, que tem a cara do meu pai e que tem a cara do Rio Grande do Norte!

Isso só quem sabe fazer é ele, é quem fundou, é quem faz disso a sua vida.

A UnP é Paulo de Paula!"

Com a palavra, Ana Eliza de Paula, filha de Paulo de Paula.

18 novembro 2009

"Eu também não, meu filho"

Conheço a história de um milionário texano, que ao ver uma freira cuidando de um moribundo na rua, disse a ela:

"Freira, por dinheiro nenhum do mundo, eu faria isso." - disse o milionário.

E a freira respondeu: "Eu também não, meu filho. Eu também não."

Laureate divulga nota: "Pelo futuro da Universidade Potiguar"

"A Rede Internacional de Universidades Laureate, sócia majoritária da mantenedora da Universidade Potiguar, que opera 45 universidades de renome em 20 países, foi surpreendida ao longo dos últimos dias com diversas alegações feitas por seu sócio local, que decidiu levar a público uma disputa que vinha sendo discutida nos fóruns competentes. A Laureate não tem litígios em nenhuma das outras universidades que opera e irá responder adequadamente às alegações de seu sócio nas instâncias adequadas, confiando plenamente no sistema judiciário e arbitral do País para dirimir questões desta natureza.

Neste momento, no entanto, a preocupação da Laureate é com seus alunos, professores, colaboradores e suas respectivas famílias. A atenção da Laureate está centrada na absoluta normalidade das atividades da universidade, que, ao longo dos últimos 30 anos, se tornou uma cidadã consciente e participativa da sociedade potiguar.

Por isto, a Laureate reafirma o compromisso que assumiu com estas comunidades desde 2007, investindo na qualidade da educação e na abertura de novas oportunidades de aprendizado e geração de conhecimento por parte da universidade. Assim a Laureate vem a público para:

1. Convidar os funcionários, alunos e professores a se concentrarem no funcionamento normal da Universidade Potiguar, evitando que disputas pessoais entre sócios gerem inquietações e preocupações infundadas e improdutivas no meio acadêmico;

2. Convidar as lideranças da universidade ao diálogo focado na garantia do bom funcionamento da instituição;

3. Convidar seu sócio a retornar à mesa de negociações e acompanhar a Laureate nos investimentos feitos na universidade, onde, sozinha, a Laureate investiu mais de R$ 20 milhões na melhoria de cursos e instalações.

O balanço da mantenedora da universidade será publicado na próxima semana, mostrando a solidez financeira da instituição. Novos cursos estão sendo lançados. Novas vagas estão sendo criadas. Novos investimentos, como o campus de Orla Sul, estão sendo feitos. E a universidade funciona dentro dos padrões exigidos pelo MEC.

Que todos nós, ligados ou responsáveis pelo bom funcionamento da Universidade Potiguar, optemos pelo diálogo construtivo ao invés do confronto destrutivo, deixando que disputas entre sócios encontrem sua solução nos fóruns competentes, preservando o presente e o futuro de patrimônio tão importante que, no fundo, pertence à comunidade potiguar.

A Diretoria
Laureate"

A disputa pela UnP

Sob o título "Pelo futuro da Universidade Potiguar", a Laureate - International Universities -, controladora da UNP, veio a público hoje, através de notas em páginas inteiras dos jornais, para firmar posição em relação à disputa do controle acionário da empresa.

A Laureate briga com o ex-sócio majoritário, empresário Paula de Paula, pelo controle da casa.

A controladora informa que o balanço da mantenedora da universidade será publicado na próxima semana, pede calma aos funcionários, alunos e professores para que não se envolvam na disputa, convida as lideranças para o diálogo e o sócio para retornar à mesa de negociação.

Faz ainda uma revelação: até agora o grupo já investiu mais de 20 milhões na UNP.

"Optemos pelo diálogo construtivo ao invés do confronto destrutivo", apela a Laureate.

Fonte: Fator RRH

Estágios

CAMPO DE ATUAÇÃO: HJPB-RN

VAGAS: 40

LOCAL DE INSCRIÇÕES: Depto de Cirurgia – Disciplina de Técnica Operatória e
Cirurgia Experimental UFRN – Procurar Ítalo nos horários – 9:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00
ou
Disciplina de Técnica Operatória da UNP - Fazer diretamente com Dr Medeiros – Tel 9921 2290

TAXA DE INSCRIÇÃO: 15 REAIS (Objetivo: Cobrir despesas com o concurso)

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 11 de novembro a 11 de dezembro de 2009

PROVA: 14 de dezembro (40 questões de múltipla escolha)

LOCAL DA PROVA: Salas do 5° subsolo, anexo HUOL e Sala T02 da UNP,
às 14:00 horas.

TEMAS ABORDADOS
1. Pré e Pós-operatório em cirurgia do trauma abdominal;
2. Abdome Agudo não Traumático (inflamatório, vascular, perfurativo e obstrutivo)
3. ATLS
4. Cicatrização
5. Choque
6. Resposta endócrino-metabólica ao Trauma
7. Suporte Nutricional ao paciente grave
8. Trauma Abdominal e Torácico (aberto e fechado)
9. Colecistite Aguda
10. Hérnias da parede Abdominal
11. Indicações para o Transplante Hepático
12. Manejo do Potencial Doador
13. Manejo do Carcinoma Hepatocelular
14. Pancreatite Aguda Alcoólica e biliar
15. Apendicite Aguda
16. Diverticulite Aguda
17. Hemorragia Digestiva alta e baixa
18. Insuficiência Hepática Aguda
19. Câncer Pancreático
20. Câncer Gástrico

Estágios no Santa Catarina

Olá colegas de medicina, todos já devem estar informados sobre a prova do estágio para o Hosp. Santa Catarina.

Vocês que cursam até o quarto período podem fazer a prova por experiência, tendo em vista que o único pré-requisito para assumir a vaga é ter cursado a disciplina de técnica operatória (quinto período).

Qualquer coisa, podem fazer a inscrição comigo.

Att, Eliezer Júnior
Sexto Período - UnP
94114312

17 novembro 2009

Paulo de Paula briga na Justiça para reaver ações da UnP

O empresário Paulo de Paula tenta reaver na Justiça as ações da Universidade Potiguar (UnP) que havia vendido em 2007 à Laureate, uma rede internacional com mais de 500 mil alunos em 20 países.

"Resolvi entrar na Justiça há quatro meses porque estou decepcionado com a forma como eles conduziram o negócio. A Laureate que mudar o estatuto social da UnP, uma instituição sólida, com 31 anos de existência, e isso eu não posso permitir. Por isso pleiteio a saída deles", falou Paulo de Paula à TN Online na manhã desta quinta-feira (12).

A sociedade entre a UnP e a Laureate foi firmada em 2007. Enquanto a decisão judicial do pedido de Paulo de Paula não sai, ele recuperou em juízo a cogestão da universidade, o que lhe dá o direito de assinar todos os gastos acima de R$ 5 mil.

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, Paulo de Paula disse que se sentiu traído. "Aos poucos, eles foram tomando conta geral. Descumpriram o acordo de acionistas e endividaram as escolas sem a minha autorização", afirma Paulo de Paula, que ainda tem 40% da universidade que ele fundou em 1979.

Pelo acordo de venda, Paulo será obrigado a deixar o negócio até 2012. Um dos temores do empresário é que o aumento do endividamento reduza o valor das suas ações na hora da saída. "Eles não são operadores de escola, têm uma cultura de multinacional. Só com consultoria gastaram R$ 600 mil, o que não condiz com o fôlego da empresa", disse.

Segundo a ação, o estopim da briga se deu há quatro meses, quando Paulo de Paula foi avisado pelo diretor de recursos humanos da Laureate que um diretor-geral seria contratado, esvaziando teoricamente a função do empresário.

A oferta, segundo o próprio, era tentadora: ele seria o homem da Laureate no País. Diz que ofereceram-lhe um jato para conhecer as faculdades da rede nos Estados Unidos e um jantar no luxuoso restaurante Fasano, em São Paulo, com um banqueiro de investimento que coordenaria uma eventual oferta pública inicial de ações (IPO) da empresa.

O empresário já propôs aos outros sócios brasileiros da Laureate a criação de uma associação de minoritários. Até aqui, Paulo de Paula é o único que apelou à Justiça. Mas isso não significa que os outros estejam totalmente satisfeitos com a sociedade.

Paulo de Paula fez questão de tranquilizar os alunos da UnP. "Essa briga judicial não muda em nada a rotina da universidade. As aulas vão continuar normalmente, assim como os vestibulares", assegurou à TN.

* Com informações do Estado de São Paulo.

Prova de Anatomia é adiada novamente

O Prof. Leleco de Pilões, vulgo Ferrerinha, avisa que a prova de Anatomia não mais será realizada na próxima terça-feira, ficando portanto acertado que haverá apenas uma prova geral com todos os assuntos no dia 09 de Dezembro.

13 novembro 2009

Site com boas informações sobre Medicina

Clique na imagem para acessar o site.

Cartilha sobre Vacinação - apresentado nessa quinta-feira no PAAB III


Essa foi a cartilha apresentada pelos alunos do Grupo 2 - Posto de Saúde de Passagem de Areia.

09 novembro 2009

Prestação de Contas da Festa no Medievo

A Comissão de Formatura irá mostrar na próxima segunda-feira (antes, durante ou depois do seminário) a prestação de contas da festa no Medievo, onde comemoramos o 1º ano da turma.

Portanto, a comissão pede aos alunos interessados que participem dessa reunião, para que todas as informações sejam repassadas de forma transparente.

Quanto ao horário da reunião, poderá acontecer antes do seminário, caso os professores atrasem, como aconteceu nessa segunda-feira, ou durante o intervalo, já que os professores tomam bastante tempo para elaborar as questões. E por último caso, será após o seminário, se não for possível em nenhum outro horário.

08 novembro 2009

A cientista que curou seu próprio cérebro - Jill Taylor

Para a neurocientista Jill Taylor, ter um derrame foi mais do que uma tragédia superada. Acostumada a tratar seus pacientes, viu-se dentro do mundo que fazia parte de seu dia-a-dia. Convencida de que o derrame foi uma das melhores coisas que poderia ter lhe acontecido, decidiu escrever o livro A cientista que curou seu próprio cérebro para mostrar a todos como é possível superar um problema de saúde tão grave e ainda aprender a cuidar melhor do corpo e da mente.

Para a autora, este “episódio”, que é como ela trata o derrame, lhe ensinou que é possível alcançar a paz de espírito tão almejada por todos nós, bastando, para isso, que estejamos atentos às mensagens enviadas por nosso cérebro.

Este não é um livro para cientistas. É um livro sobre uma longa jornada de reflexões – um testemunho emocionante que toca o fundo do coração, mostrando que a paz interior é verdadeiramente acessível a todos. Basta querer.

Current - Medical Diagnosis & Treatment

Current: Medicina, Diagnóstico e Tratamento 2008 - pdf

De fácil leitura. Abrangente. Atualizado. O livro certo para obter as respostas para as questões que surgem no dia-a-dia dos profissionais de medicina do esporte.Referência obrigatória para médicos e estudantes, este livro apresenta a análise de mais de 1.000 distúrbios. Em inglês!


DOWNLOAD

03 novembro 2009

Inscrições do FOREMP Nordeste foram prorrogadas

OS PRAZOS PARA O FOREMP NORDESTÃO FORAM PRORROGADOS. ATÉ DIA 04/11/2009 OS PREÇOS SERÃO OS SEGUINTES:
* PROGRAMAÇÃO - R$ 20.00
* PROGRAMAÇÃO + ALIMENTAÇÃO - R$ 35.00
* PROGRAMAÇÃO + ALIMENTAÇÃO + ALOJAMENTO - R$ 45.00

JÁ A PARTIR DO DIA 05/11 ATÉ 12/11 OS PREÇOS SERÃO:

* PROGRAMAÇÃO - R$ 30.00
* PROGRAMAÇÃO + ALIMENTAÇÃO - R$ 45.00
* PROGRAMAÇÃO + ALIMENTAÇÃO + ALOJAMENTO - R$ 50.00

É isso ai pessoal. Vamos fazer desse FOREMP NORDESTÃO inesquecível.

Até Natal

Abraços,
CAMEDUnP


Nota do blog: Para alunos UnP, os valores são R$ 15,00 até amanhã, e R$ 25,00 a partir de amanhã. Com informação e ajuda do amigo Dr. Dyego Liberato.

Anatomia da região inguinal

A aula de hoje do professor Ferrerrinha foi sobre a Anatomia da Região Abdominal. Uma excelente aula, diga-se de passagem.

Aqui um link para dar rumo aos estudos.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons