Os pesquisadores injetaram essa bactéria em mosquitos Aedes aegypti e observaram que os mosquitos começaram a desenvolver defesas contra o vírus. Como isso acontece ainda permanece um mistério - Talvez por ação competitiva da bactéria por recursos orgânicos, talvez porque a bactéria de alguma forma incentiva a maturação do sistema imune do mosquito - o importante é que esses mosquitos infectados são mais resistentes à infecção pelo vírus da dengue.
Além disso, quando fêmeas saudáveis são fecundadas por machos infectados, todos os ovos morrem. Quando uma fêmea contaminada pela bactéria Wolbachia é fecundada por um macho todos os filhotes já nascem contaminados pela bactéria e resistentes ao vírus da dengue.
Os pesquisadores testaram esses mosquitos com bactérias em Cairns, proximo a Edmonton, na Austrália e perceberam que a taxa de infecção bacteriana dos mosquitos progrediu bastante.
Os pesquisadores acham que isso não vá ser a cura da Dengue, mas seguramente deve exercerum papel importante na erradicação dessa doença.
Referência: 1- Nature: The wMel Wolbachia strain blocks dengue and invades caged Aedes aegypti populations - Acessado on-line em 24/08/2011: http://www.nature.com/nature/journal/v476/n7361/full/nature10355.html
19:02
DeAssis
No comments
0 comentários:
Postar um comentário