23 dezembro 2009

Leiam na íntegra a Carta do Baiano (Lucas Sales) aos Colegas da T06.

"Salvador, 23/12/2009


Aos colegas da turma de medicina UnP 2008.2,

É muito triste saber que para alguns não sou bem vindo em Natal, e desperto sentimentos tão negativos quanto o ódio e o rancor em algumas pessoas mas, nem Jesus Cristo conseguiu o respeito e a admiração de todos, quem é Lucas Sales para conseguir essa proeza. Peço compreensão de alguns ao meu temperamento explosivo e sincero, se isso incomoda alguns, se não nos gostamos vamos deixar então que predomine o respeito em nossa relação, e que comentários agressivos de ambas as partes sejam deixados de lado. Serão mais 4 anos e meio de convivência, e um ambiente hostil em uma sala de aula não será saudável para o aprendizado de todos, devemos lembrar que em um futuro bem próximo seremos colegas de profissão e uns poderão dar oportunidades e abrir portas para outros, e um tema que já é batido na faculdade é união da classe medica que praticamente não existe, esse clima já começou desde a graduação em nosso caso. Aproveitando esse clima agradável de fim de ano, comemorações natalinas, vamos deixar as diferenças e as brigas de lado para que possamos fazer de 2010 um ano bem melhor que 2009. A SALA T06 é bastante heterogênea, todo mundo tem uma historia sofrida ate chegar ali onde nos encontramos, ano passado quando me ofenderam no Orkut, nessa oportunidade eu estava passando por um dos momentos mais difíceis de minha vida, uma suspeita de câncer em minha mãe, estava muito fragilizado e a pessoa que fez isso não tem noção do quanto isso me afetou psicologicamente em um momento em que eu estava passando por um problema precisando de apoio já que não conto com o apoio de minha família porque estou em busca de um objetivo maior, o sonho de todos nós: SER MEDICO,uma profissão muito gratificante, vamos todos tentar se colocar no lugar do outro antes de tecer comentários hostis e ofensivos, convivemos mais entre nós do que com nossa própria família, vamos daqui pra frente tentar escrever uma historia bonita pra nossa turma, se somarmos todas nossas qualidades e tentar melhorar nossos defeitos seremos bastante fortes. Infelizmente a pessoa que faz comentários infelizes sobre minha pessoa se esconde atrás do escudo do anonimato, mas isso não me atinge e sou indiferente a isso, peço que essa pessoa venha conversar comigo em paz e me diga o que tanto lhe incomoda em mim, não gosto de briga e gostaria de ficar em paz. Alguns não entendem que eu não gosto de determinadas brincadeiras mas mesmo assim insistem em continuar a tirar meu juízo, todos nos temos muitos defeitos e evidenciá-los é uma coisa chata, que não condiz com nossa idade, na questão de apelidos, estamos já na faculdade, todos são adultos, pelo menos cronologicamente falando, não gosto e gostaria que respeitassem isso. O blog é uma ferramenta informacional que a sala tem para expor conhecimento e a própria instituição ao exterior e fica chato ter divulgado brigas e picuinhas, nossa sala já não tem e-mail por causa de brincadeiras infelizes e ofensas pesadas ao meu respeito, o perdão é uma das maiores virtudes do homem, estou disposto a perdoar essa ou essas pessoas que fizeram isso comigo e o anonimato é a maior prova de covardia. Vamos ser homens e crescer um pouco, não precisamos todos serem melhores amigos mas no mínimo precisamos de respeito e cumplicidade. Vamos usar o blog para somarmos, divulgarem material de todos para estudos, resumos que fazemos, vamos divulgar isso, áudio de aulas, organizarmos grupos para transcrições de aulas, etc. Vamos tentar nesse ano de 2010 deixar de ser mesquinhos, e como dizia Vinicius de Moraes, “pra que somar se podemos dividir”, vamos dividir nossos conhecimentos, ajudar um ao outro. Alem de que essas ofensas em internet(via publica) dá cadeia e isso esta previsto no código de leis brasileiro. Tenho minhas desconfianças de pessoas que poderiam fazer isso, mas não posso julgar ninguém e nem afirmar, então, por isso guardo minha opinião. As vezes o silêncio é a melhor resposta e preferir essa arma nesse ultimo caso do blog, será que já não bastou as ofensas e humilhações no e-mail da sala e no Orkut? Agora no blog, posso ter sido infeliz em algum comentário e tal, mas isso não justifica tanta agressividade e ódio a uma determinada pessoa. Seria muito triste se chegarmos a nossa formatura com a sala subdividida em guetos, vamos respeitar as diferenças pessoal, para que possamos ter uma convivência harmoniosa e mais produtiva no ambiente universitário, vamos tentar nos unir e fazer das palavras RESPEITO AO COLEGA uma lei em nossa sala, se uma pessoa não gosta de brincadeiras e determinados apelidos, não vamos chamar, não gosta de brincadeiras, não vamos brincar, e assim por diante. Desejo a todos e suas respectivas famílias um feliz natal e um ano de 2010 melhor que o de 2009 e muito prospero, esses são os meus votos.

Lucas Nunes Sales de Melo"


Dica do Blog: Reflitam!

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons