07 junho 2011

Conselho faz alerta contra premiações para médicos

CREMESP ALERTA: Premiação aos “melhores médicos” tem fim comercial e fere a ética

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo alerta os médicos sobre a participação em premiações que visam escolher os “melhores médicos”, “médico do ano” ou “destaque médico”.

A Resolução CFM 1.701/2003 considera que o profissional comete infração ética ao permitir que seu nome seja incluído em promoções desse tipo. Alguns médicos são procurados por promotores que oferecem a “homenagem” em troca de pagamentos ou exigem, a preços elevados, a compra de ingressos, mesas e consumação nas cerimônias.

Organizadas por empresas privadas de eventos, com fins comerciais, tais premiações ferem a ética médica. Atribuir especial primazia a determinados médicos, em detrimento de outros colegas, pode caracterizar, ainda que indiretamente, autopromoção, publicidade indevida, concorrência desleal e angariação privilegiada de clientela.

Só no Estado de São Paulo atuam mais de 100 mil médicos, o que torna impossível eleger e diferenciar, por meio de critérios objetivos e justos, a excelência dos profissionais, da capital e do Interior, que se destacam nas diversas especialidades médicas.

As inúmeras possibilidades de vínculos (públicos e privados) e de inserção profissional (clínica, assistência, ensino, pesquisa, gestão, dentre outras) também impedem comparações generalizadas entre médicos.

Recomendamos aos médicos que não aceitem a vinculação de seus nomes em premiações ou publicações com tal perfil e que comuniquem ao Cremesp, sempre que ocorrer qualquer divulgação nesse sentido.

Por fim, solicitamos a atenção dos diretores clínicos e responsáveis técnicos de hospitais, laboratórios e outras empresas da área da saúde, que geralmente constam como anunciantes e patrocinadoras das referidas premiações e publicações.


Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 1º de junho de 2011

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons