15 junho 2011

Síndrome de Tourette

Georges Albert Brutus Édouard Gilles de la Tourette é o nome do neurologista francês que descreveu, em 1885, uma síndrome neuropsiquíatrica que passou a ser chamada Síndrome de Gilles de la Tourette.

Em tempo: Síndrome é um conjunto de Sinais e Sintomas. Sinal é objetivo e Sintoma é subjetivo. Sinal é visível, Sintoma é invisível.
Exemplo: uma determinada dor ou uma ansiedade é Sintoma. A temperatura corporal elevada medida no termômetro (febre) ou uma expressão facial de dor é um Sinal. Síndrome = Sinal + Sintoma.

No caso da Síndrome de Gilles de la Tourette temos alterações neuroquímicas que provocam tiques motores (motricidade), isto é, movimentos súbitos, involuntários, decorrentes de espasmos em grupos musculares repetidos ou diversos, isolados (um ou poucos músculos envolvidos) ou múltiplos, e, vocalizações involuntárias (tiques vocais). Incide, geralmente, no sexo masculino e apresenta os primeiros sinais ou sintomas durante a infância ou adolescência. Esses tiques motores despropositados podem acometer qualquer músculo do corpo, por exemplo, como o piscar de olhos, ou movimentar a cabeça, ou movimentar braços ou pernas. As vocalizações do tipo simples podem incluir grunhido, ganido, fungada, tosse, estalos. As vocalizações do tipo complexo são infrequentes (menos de 10%) e manifestas pela verbalização de obscenidades (coprolalia).

Texto escrito por: Dra. Jacqueline Paim Santos

1 comentários:

Anônimo disse...

olá, busquei essas informações porque queria entender o filho do meu amigo que esta apresentando tiques involuntarios.
as vezes ele sai correndo para na sua frente e xinga.isso poderia ser sintomas da doença?

abç

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons