01 junho 2011

Jornal de Medicina - Maio/2011

A nova edição do jornal Medicina trata em sua reportagem principal da vitória judicial do movimento médico sobre a Secretaria de Direto Econômico (SDE, do Ministério da Justiça), que havia proibido as entidades médicas nacionais de organizar paralisações de reivindicação de reajuste dos honorários pagos pelos planos de saúde.

Em sua decisão, de caráter liminar, o juiz Antônio Corrêa, da 9ª Vara Federal, em Brasília, considerou o processo administrativo instaurado pela secretaria “viciado pelo abuso de poder, dada a ausência de competência para interferir nas relações dos médicos com seus pacientes ou com planos de saúde”. A reportagem trata dos apoios recebidos pelo movimento médico e das repercussões da decisão da SDE e alerta os médicos para o fato de que a cobrança de valores extras dos usuários de planos de saúde não é permitida.

Cirurgia plástica – Também é tema de reportagem especial do Medicina o protocolo de segurança em cirurgia plástica apresentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em maio. O documento incentiva a troca de informações entre médicos e paciente e tem por objetivo estimular uma relação mais transparente entre ambos. “São orientações para que possamos ter a certeza de que cada passo no processo de atendimento foi cumprido, anotado, dito e comunicado ao paciente”, explica o conselheiro Antonio Pinheiro, coordenador da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM, responsável pela formulação do documento.

Leia mais – Ensino médico, Sistema Único de Saúde, bioética e informática em saúde são alguns dos temas abordados pelo jornal Medicina em sua edição 196. Na coluna personagem médico, há um perfil de Camillo Martins Vianna, que há 53 anos exerce a medicina e há 43 defende a região da Amazônia.
É possível acessar o jornal aqui: http://www.portal.cfm.org.br/images/jornal196.pdf

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons