26 julho 2011

Diretoria do HWG entrega certificados a estudantes de medicina

Estudantes de medicina receberam, na tarde desta sexta-feira, o certificado de conclusão do Programa de Estágio Extracurricular do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). A entrega foi feita pelo diretor geral Mozar Dias de Almeida. Os 100 alunos concluintes passaram por processo seletivo e puderam conhecer e participar da rotina de atendimentos de todas as UTI’s (Unidades de Tratamento Intensivo) e do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.

A estudante do 8º período do curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Beatriz Amaral, conta que o interesse pelo estágio surgiu da necessidade de uma maior experiência em hospitais públicos de grande porte. "Acho importante entender a realidade de um hospital como o Walfredo Gurgel e a experiência vivida aqui nos ajuda na escolha da especialidade que queremos seguir".

O diretor geral do HMWG, Mozar Dias de Almeida, pediu aos estudantes que sejam multiplicadores de uma cultura de maior valorização do Sistema Único de Saúde (SUS). "Cerca de 60% dos brasileiros dependem do SUS, que por sua vez depende muito de nós, profissionais da saúde por isso desejo que vocês sejam defensores do SUS".

Ao longo dos seis meses de duração do estágio os estudantes tiveram aulas teóricas, ministradas pelos próprios professores universitários também lotados no Walfredo Gurgel, além de aulas práticas supervisionadas pelos chefes de cada setor. "Os alunos foram divididos em grupos e, em sistema de rodízio, cada um cumpriu 10 horas semanais de aulas práticas, englobando as UTI’s e o Pronto-Socorro", explica o coordenador do estágio, Tadeu Alencar Fonseca.

O Hospital Walfredo Gurgel, pelo seu perfil de unidade de referência no atendimento de urgência e emergência ao paciente politraumatizado, configura-se também como um vasto campo de aprendizado para acadêmicos dos mais diversos cursos da área da saúde, que têm a oportunidade de adquirir conhecimento prático da rotina de atendimentos de média e alta complexidade. O estágio teve duração de seis meses e segundo o coordenador, há perspectiva de realização de um novo processo seletivo para o mês de agosto.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons