12 julho 2011

Sendentarismo = Doença!

O intuito deste post não é escrever simplesmente sobre as inúmeras maravilhas da prática regular do exercício, mas sim alertar sobre uma questão que está sendo cada vez mais discutida: sedentarismo é doença.

Até pouco tempo a gente costumava pensar que a pessoa ao escolher não fazer nenhuma atividade física ela estava apenas se privando dos diversos benefícios desse hábito como controle da pressão arterial, manutenção do peso corporal, facilitador do emagrecimento, melhor controle da glicemia e do metabolismo do colesterol, prevenção de várias doenças como diabetes, osteoporose, doenças cardíacas, câncer, entre outras.

Mas a questão não é tão simples, ao ficar sedentária a pessoa está ocasionando em seu organismo uma condição não fisiológica que gera diversas alterações inflamatórias, hormonais e psicológicas que podem desencadear/acelerar o início de diversas doenças.

Se pensarmos na evolução do ser humano é fácil compreendermos como não é da nossa natureza ficarmos o dia inteiro sentado na frente do computador, TV, videogame. Claro que não precisamos mais sair caçando alimentos ou fugindo de predadores, mas nossa natureza é de movimento e precisamos dele!

Não precisa necessariamente se inscrever na academia mais próxima, mas pequenas atitudes já fazem grande diferença. Se for possível vá para o trabalho a pé/bicicleta, suba escadas ao invés do elevador, enquanto falar ao celular fique andando, desça antes no ponto de ônibus, vá a padaria a pé. A principal orientação é realizar 150min de exercício aeróbio (caminhada, bicicleta, patins, corrida..) por semana.

Por isso, se você ou alguém próximo está sedentário faça essa reflexão!


Fonte: UOL

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons