23 setembro 2010

Programas brasileiros de cirurgias têm padrão internacional

Três universidades brasileiras têm desempenho de padrão internacional equivalente aos centros de pesquisa das universidades norte-americanas e européias, como Havard. A avaliação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 14.

A avaliação da pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é realizada a cada três anos, com atribuição de notas que vão de 1 a 7. O MEC avaliou 5.099 cursos entre mestrado e doutorado. Apenas 10,9% dos programas de pós-graduação de todas as áreas de conhecimento do país possuem notas padrões.

Na área cirúrgica foram observados 43 programas. Um total de 3 programas recebeu a nota máxima, que equivale ao alto padrão internacional. Outros 7 ficaram com as notas mínimas. Os que obtiveram pontuação baixa têm prazo de um mês para entrar com recurso. Se forem mantidas as notas 1 e 2, serão descredenciados.

Um dos destaques foi para o programa de cirurgia plástica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que se mantêm na liderança da produção de conhecimento há quatro triênios seguidos.

Na avaliação da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM, o programa da UNIFESP tem contribuído de “forma indelével para o substanciamento da solidificação científica da especialidade na área da saúde”, disse o coordenador, Antônio Pinheiro.


Fonte: CFM

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons