A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Norte (AM-RN), está implantando o serviço de telemedicina no estado. Nesta sexta-feira (10/09), houve a apresentação do projeto e a capacitação para o manuseio dos aparelhos eletrocardiógrafos, no prédio da associação, no bairro Tirol.
Essa estrutura irá garantir que exames de eletrocardiograma (ECG) realizados nos postos de saúde – que não dispõem de médicos especializados – sejam encaminhados para a Central da Telemedicina (CTM) que responderá, em questão de minutos, com seus respectivos laudos.
Além de reduzir os custos, por evitar que o paciente necessite de tratamentos de alta complexidade, o sistema irá amenizar a carência na prestação do serviço por contar com um cardiologista de plantão 24 horas por dia.
Os municípios receberão, em comodato, o aparelho de eletrocardiógrafo portátil, um treinamento para operar o sistema dado pela AM-RN e a Sesap irá instalar o equipamento. "A partir desta segunda-feira (13), os equipamentos serão instalados", disse o coordenador de Tecnologia da Informação da secretaria, Carlos Eduardo Costa.
Ao todo serão entregues 238 eletrocardiógrafos em todos os municípios do estado. De acordo com Carlos Eduardo, primeiro será feita a capacitação na Grande Natal e gradativamente o sistema será implantado nas outras regiões do estado.
Estiverem presentes no evento representantes dos hospitais regionais do Rio Grande do Norte, Secretarias Municipais de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibú, Extremoz e Açu e as unidades hospitalares da capital – Walfredo Gurgel, José Pedro Bezerra – Santa Catarina, Giselda Trigueiro, João Machado e o Maria Alice Fenandes.
Serviço
Com o sistema, o usuário poderá se consultar com um médico de qualquer especialidade e fazer o exame eletrocardiograma. Em seguida, a unidade de saúde entra em contato com o Centro de Telemedicina, através de um número 0800, e terá dentro de minutos a avaliação e o laudo de um cardiologista de plantão, via fax ou email.
Os exames ficam gravados em um servidor no CTM, desse modo, ao ser repetido o ECG poderá ser feita uma comparação com o diagnóstico que foi dado anteriormente.
Outro benefício do serviço é que todas as informações são arquivadas em bancos de dados com confidencialidade, segurança, integridade e acessibilidade. Isso irá evitar a repetição desnecessária de exames e vai facilitar a obtenção de estatísticas dando uma maior transparência na contabilização de serviços prestados.
Para Álvaro Barros, presidente da AM-RN, outra vantagem é que os dados servirão como fonte para pesquisas clínicas e estudos epidemiológicos.
Fonte: SESAP - RN
0 comentários:
Postar um comentário