17 outubro 2010

Anvisa cancela medicamentos contendo o princípio-ativo rosiglitazona

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro de medicamentos contendo o princípio-ativo rosiglitazona em todas suas apresentações farmacêuticas e associações, por considerar que os riscos superam os benefícios.

O cancelamento de registro dos medicamentos contendo o princípio-ativo rosiglitazona (Avandia, da empresa GlaxoSmithKline Brasil) pela Anvisa, com seu respectivo recolhimento, se deu especialmente pela alta probabilidade de ocorrência de doenças isquêmicas, tais como: infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, parada cardíaca, derrames, isquemia do miocárdio e outros distúrbios cardíacos.

O Avandia, aliado à dieta e exercícios, era indicado para melhorar o controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. A medida foi publicada na edição de 29 de setembro, página 31, do Diário Oficial da União.

Recomendações da Anvisa aos usuários do Avandia:

Contatar com seu prescritor, o mais breve possível, com o intuito de proceder a substituição do Avandia por outro tratamento;
Não efetuar a suspensão de uso e nem a troca do medicamento sem que antes o precritor seja consultado;
Relatar ao seu prescritor a suspeita de problemas cardiovasculares não antes detectados, caso existam;
Buscar maiores esclarecimentos, se necessário, junto ao seu prescritor ou ao farmacêutico, visando uma substituição de tratamento de forma programada;
Buscar esclarecimentos e orientações, se necessário, quanto ao recolhimento do produto ou outros esclarecimentos pertinentes junto a empresa GlaxoSmithKline Brasil ou à farmácia em que adquiriu seu produto.

Recomendações da Anvisa aos profissionais da saúde:

Recomendar aos seus pacientes imediata substituição do Avandia por outra alternativa terapêutica;
Não indicar e não iniciar novos tratamentos com Avandia;
Notificar, por meio do Sistema eletrônico de notificações, denominado NOTIVISA, disponível na página da Anvisa, suspeitas de reações adversas cardiovasculares com o uso de Avandia;
Buscar esclarecimentos e orientações, se necessário, quanto ao recolhimento do produto ou outros esclarecimentos pertinentes, junto a empresa GlaxoSmithKline Brasil.


Fonte: Anvisa

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons