23 outubro 2010

Sesap esclarece sobre os cuidados contra Sarampo

Em razão da situação epidemiológica de sarampo enfrentada pelo estado da Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), alerta para a manutenção das medidas de prevenção e controle da doença no Rio Grande do Norte.

De acordo com a subcoordenadora da SUVIGE, Juliana Araújo (foto), não foram confirmados até o momento ocorrências de sarampo no RN. Explica a subcoordenadora que em 2008 houve uma grande campanha contra a rubéola, quando foi ofertada a vacina Dupla Viral, que protege também contra o sarampo. Mas que é importante ficar atento ao calendário vacinal e procurar manter as vacinas sempre em dia, não pode haver relaxamento - alerta".

Ainda de acordo com Juliana Araújo, a sociedade deve adquirir uma postura de vigilância observando a manifestação de sintomas, como febre acima de 38 graus e manchas vermelhas no corpo. Neste caso, um médico deve ser procurado imediatamente.

Outra medida preventiva é observar se a caderneta de vacinação está em dia, tanto de crianças quanto de adultos. Crianças a partir de 1 ano tomam uma dose e um reforço entre os quatro e seis anos de vida. Adolescentes na faixa etária de 11 a 19 anos, se tiverem tomado apenas uma dose, devem aplicar uma nova dose. Caso não tenham nenhuma dose anterior comprovada, tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda. Se tiverem duas doses comprovadas (dupla ou tríplice viral), já estão imunizados.

No caso de adultos na faixa etária entre 20 a 49 anos, se não vacinados, devem procurar um posto de saúde para tomar uma dose da vacina. Se tiverem uma ou mais doses registradas em sua caderneta de vacinação (dupla ou tríplice viral), já podem se considerar vacinados e plenamente imunizados.

A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente na rede básica de saúde e faz parte do calendário anual de vacinação.


Fonte: Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons