A Comissão Mista de Especialidades (CME) emitiu parecer favorável à criação da área de atuação em Medicina Paliativa, em reunião realizada no dia 23 de setembro, no CFM. A área tem interface com as especialidades médicas de Clínica Médica, Cancerologia, Geriatria e Gerontologia, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria.
“Agora, a AMB identificará se mais alguma especialidade tem interface com a área e, feito isso, a Comissão Nacional de Residência Médica definirá os detalhes dos programas de residência e centros de formação’, explicou Aldemir Soares, secretário-geral da AMB, conselheiro federal suplente e representante da Associação Médica na CME.
Outro item analisado refere-se à solicitação feita pela SOBED de reconhecimento da Endoscopia Digestiva como especialidade médica. Os representantes da sociedade apresentaram suas justificativas, ficando decidido que a CME indicará um relator para analisar o processo e emitir um parecer, ao mesmo tempo em que consultará as Sociedades que apresentam interface com a área.
A CME debateu também os requerimentos das Sociedades de Pneumologia e Tisiologia, que solicita a criação de área de atuação em Medicina do Sono; e de Hepatologia, que requer a ampliação do período de residência médica na área de atuação em Hepatologia de um para dois anos após o pré-requisito e ampliação do espectro da Hepatologia para que seja também área de atuação da Clínica Médica e da Infectologia.
A AMB encaminhou ainda à CME o parecer das especialidades envolvidas na área de atuação em Dor para aprovação da ampliação. Ficou acertado que um representante da Comissão de Dor da AMB será convidado a participar da próxima reunião da CME.
Também estavam presentes à reunião o coordenador da Comissão Mista, Antonio Gonçalves Pinheiro (CFM), e Maria do Patrocínio Tenório Nunes (CNRM).
Fonte: AMB
0 comentários:
Postar um comentário