28 abril 2011

Conselho realizará em junho novo fórum de ensino médico

A formação de especialistas no Brasil deverá ser o tema do próximo fórum de ensino médico do Conselho Federal de Medicina (CFM). O assunto foi sugerido pelo secretário geral do Conselho e membro da Comissão de Ensino Médico do CFM, Henrique Batista e Silva, durante reunião realizada nesta terça-feira (26). “Atualmente, o tema em pauta no Brasil é a assistência à saúde no que se refere à falta de médicos em locais específicos e, como corolário, a falta de especialistas, tais como pediatras, cirurgiões gerais, neurológicos e outras especialidades”, explica o conselheiro, que coordenou a reunião.

O fórum está previsto para o mês de junho, nos dias 21 e 22. A grade de programação deverá incluir ainda outros temas, que serão definidos pelo coordenador do grupo e 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

Na reunião, os participantes discutiram também questões como a formação nos setores de urgência e emergência e a orientação prática dos profissionais. “A gente observa que são poucas as escolas comprometidas com a formação prática dos estudantes de medicina”, destacou a presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Jadete Barbosa Lampert.

A próxima reunião está agendada para 9 de maio, quando os membros da Comissão vão conhecer a pesquisa Os médicos que o Brasil precisa. O trabalho foi realizado pelo CFM e contemplou todo o Brasil. Em cada estado, a pesquisa ocorreu em 3 municípios, onde foram entrevistados médicos, usuários e o secretário municipal de saúde.



Fonte: Portal Médico

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons