08 março 2011

Dia Mundial do Rim: 10 de março

No dia 10 de março, será comemorado pelo sexto ano consecutivo o Dia Mundial do Rim. Com a sua criação, procurou-se chamar atenção dos órgãos governamentais e da população em geral sobre os perigos da doença renal.

Em 2011, o Dia Mundial do Rim irá chamar atenção para o papel da doença renal e suas consequências negativas sobre o coração, o que leva ao aumento da doença cardiovascular, causa mais comum de morte em pacientes com doença renal crônica.

Os pacientes com doença renal crônica em estágio II ou doença renal crônica leve (filtração glomerular entre 60 e 90 ml/min) apresentam 46% mais chance de risco de morte por doença cardiovascular. Nos pacientes com doença renal crônica em estágio III ou doença renal crônica moderada (filtração glomerular entre 30 e 60 ml/min) apresentam 136% de risco de morte cardíaca, independentemente dos outros fatores de risco tradicionais para doenças cardiovasculares, como o diabetes e a hipertensão arterial.

A mortalidade de pacientes com doença renal crônica avançada ou dialítica é muito elevada. É um fato preocupante saber que a mortalidade de um paciente de 30 anos de idade que está em diálise é semelhante a de um indivíduo com 80 anos de idade sem doença renal crônica. Dessa forma, são fundamentais a prevenção e a redução da velocidade de progressão da doença.
Os rins são órgãos vitais para o funcionamento do organismo. Estes órgãos atuam como sofisticadas máquinas de processamento de água, sais minerais, e participam diretamente da regulação da pressão arterial, composição do sangue, além de produzir hormônios importantes para a produção de sangue (a eritropoetina) e saúde dos ossos (a vitamina D ativa). Diariamente os rins de uma pessoa filtram cerca de 170 litros de sangue. As impurezas no sangue, o excesso de líquidos, agentes químicos externos e muitas outras substâncias são eliminadas na forma de urina.

Atualmente a doença renal crônica é um problema de saúde pública mundial, sendo que em todo o mundo mais de 1 milhão de pacientes estão em programas de terapia renal substitutiva (diálise). Quando levamos em conta os pacientes com doença renal crônica leve e moderada os números são ainda mais assustadores. Estima-se que no Brasil 10 milhões de indivíduos tenham algum grau de doença renal crônica.

Em 2011 participe do Dia Mundial do Rim, afinal a proteção dos rins é uma atitude que pode salvar o coração!

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons