19 fevereiro 2010

"CARTA A UM JOVEM ALUNO"

Meu caro aluno,

Hoje escrevo para você: tão jovem e cheio de sonhos, que muito provavelmente ainda não parou para pensar sobre as suas últimas atitudes. Talvez, o ensinamento da terceira lei de Newton – a cada ação, existe uma reação de mesma intensidade em sentido inverso – esteja mesmo esquecido. E aí você tudo pode; você tudo faz; você nada teme… Imaturidade? É bem possível, afinal o grande Nelson Rodrigues já nos tinha alertado: “os jovens têm todos os defeitos das outras idades e mais ainda a imaturidade…”.

Portanto, somente ela, a imaturidade, pode explicar como alguém que ainda não terminou o curso médico, se aventure, “corajosamente” (ou seria irresponsavelmente?), a ocupar o lugar de plantonista médico no interior do Estado. Sabia que isto é crime penal? Está lá no artigo 282: “Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal… detenção, de seis meses a dois anos”.

Há cerca de um mês, o CREMERN, ao fazer uma fiscalização na cidade de Lagoa Nova, motivado por uma denúncia bem fundamentada, constatou a presença de um estudante se passando por médico. A população da cidade quando soube, ficou indignada e revoltada; os policiais militares, onde foi feito o boletim de ocorrência, ficaram mais ainda revoltados e Deus sabe o que teria acontecido, caso o estudante tivesse sido descoberto em pleno exercício ilegal da profissão… Outro fato que nos causou bastante tristeza, foi constatar que o hospital daquela cidade, com capacidade para quase quarenta leitos, encontrava-se totalmente ocioso, com suas camas vazias. Fico imaginando: quantos partos, quantas pequenas cirurgias, quantos atendimentos de clínica, etc. etc. poderiam ser realizados, caso tivesse uma equipe médica atuante e completa. Mas é claro que é muito mais cômodo, manter as ambulâncias bem abastecidas, para promover a ‘desova’ dos pacientes nos hospitais da nossa capital: pobre Clóvis Sarinho, pobre maternidade Januário Cicco, pobre Santa Catarina… pobre população do nosso Estado.

Pobre jovem estudante… Se hoje, é atrante receber uma mísera esmola para se passar por médico, talvez amanhã, seja bem diferente. Diz um pensamento budista: “se você quer saber como foi o seu passado, olhe para o seu presente; se você quer saber o seu futuro, olhe para o seu presente”. Portanto, amanhã, meu caro jovem aluno, quando estiveres formado, precisando de um emprego, é bem provável que este lugar esteja sendo ocupado por mais um jovem imaturo e irresponsável… é o danado da terceira lei de Newton, que ninguém consegue fugir.

Bem… finalizo, alertando-o: o CREMERN continuará a exercer o seu papel. Fiscalizando cada canto desse Estado; encaminhando todos os casos desse crime contra a população ao Ministério Público; enviando a todos os coordenadores do curso médico, cada um dos estudantes pegos para que se instaure processo administrativo; denunciando ao tribunal de contas os gestores, por uso indevido do dinheiro público, ao contratar profissionais não legalizados para exercerem a função de médico. Então, meu caro jovem aluno, muito mais como professor do que como conselheiro do CREMERN, eu lhe imploro: PARE ENQUANTO É TEMPO!



Francisco Edilson Leite Pinto Junior
Professor, médico e escritor




Para quem não viu a matéria aqui no Blog sobre o Falso Médico e quiser ver todas as fotos:
http://medicinaunp.blogspot.com/2010/01/cremern-conselho-de-medicina-flagra.html

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons