19 fevereiro 2010

Médico Croata usa iPhone para reanimar pacientes

Acoplado a um acessório inventado pelo médico, o smartphone conta com a ajuda de um software que emite sinal sonoro e indica se a força aplicada sobre o peito do paciente é adequada.

O médico Croata diz ter descoberto uma nova função para o seu iPhone. Ivor Kovic transformou seu smartphone em um aparelho médico capaz de reanimar pacientes.

Acoplado a um acessório criado por ele, o iPhone conta com a ajuda de um software já existente no mercado, conhecido por PocketCPR, disponível em inglês, que emite um sinal sonoro quando a reanimação difere das ideais cem pressões por minuto sobre o peito e indica se a força aplicada é a mais adequada.

O acessório vai funcionar no lugar das palmas das mãos, explicou o médico, que acaba de apresentar sua invenção em Amsterdam, na Holanda, em um congresso mundial de especialistas em reanimação.

Tela do software de reanimação
"O acessório para o telefone tem uma superfície de contato maior sobre o peito do paciente e também contribui para uma melhor reanimação", afirma. Por enquanto, Kovic apenas elaborou um protótipo do acessório, embora pretenda patentear sua invenção em breve.
Para Kovic, que também é chefe da Emergência do Hospital de Pazin, na península croata de Istria, este aparelho permite que a reanimação seja feita da melhor forma e o mais rapidamente possível, já que os celulares estão sempre à mão.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons