03 fevereiro 2010

Prêmio Nobel de Medicina

Os concorrentes ao Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2010 serão anunciados pela Unicamp.

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) pode indicar até 10 pesquisadores brasileiros ou estrangeiros. Uma comissão coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp e formada por professores e pesquisadores da FCM, do Instituto de Biologia (IB), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e outros cientistas convidados tem até o dia 1º de fevereiro para enviar a relação de candidatos. O nome dos integrantes da comissão e dos indicados ao prêmio é mantido em sigilo, conforme normas estabelecidas pelo Prêmio Nobel.

O prêmio Nobel foi criado em 1901 pelo inventor sueco Alfred Nobel, criador da dinamite. O prêmio tem o objetivo de reconhecer pessoas que tiveram atuações marcantes nas áreas da física, da química, da medicina, da literatura e da paz. Tradicionalmente, medicina é a primeira área a receber o prêmio Nobel. Os prêmios são entregues no dia 10 de dezembro em Estocolmo, Suécia, exceto o da paz, que é entregue em Oslo, Noruega.

Em 2009, Elizabeth Blackburn, Jack Szostak e Carol Greider venceram o Nobel de Medicina ou Fisiologia pela descoberta de como os cromossomos são copiados e protegidos contra a degradação. Eles receberam um prêmio de mais um milhão de dólares. Os vencedores são escolhidos a partir de uma lista de indicados elaborada pela Fundação Nobel após consulta a algumas universidades e faculdades do mundo. Diferente da entrega do Oscar, a lista não é divulgada previamente. Apesar de haver sempre muitos palpites e favoritos, é difícil saber quem vai vencer.



Fonte: BLOG - Redação Saúde

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons