O Encontro terá representatividade de todos os estados brasileiros, através dos Conselhos Regionais de Medicina. A estimativa é de participação de mais de 200 conselheiros e convidados de todo o país. Outros assuntos previstos para o debate são recertificação de título de especialistas e os modelos de gestão do SUS (fundações, OSCIPs e OSs).
Exame final - Ainda não há consenso entre as entidades médicas, quanto aos moldes e à necessidade de avaliação externa ao fim do curso de medicina.
Por exemplo, os Conselhos Regionais de Medicina de São Paulo e Espírito Santo aplicam um exame opcional há anos. A proposta segue os moldes do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na capital paulista o exame se divide em duas etapas: prova objetiva e avaliação prática. Segundo o Cremesp, com os resultados dos exames é possível evidenciar para a sociedade e as autoridades as deficiências na formação médica no Estado e, a partir daí, promover uma ampla discussão sobre formas de melhorar o ensino médico em nível nacional.
No entanto, algumas entidades do setor defendem uma avaliação progressiva dos cursos de medicina para certificar competência e habilidade do aluno. O modelo de avaliação já tem sido aplicado também voluntariamente em algumas faculdades de ensino pelo país.
SERVIÇO:
II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2010
DATA: 1º, 2 e 3 de setembro de 2010
LOCAL: Sede do CFM
Informações: (61) 3445-5940
Fonte: PORTAL MÉDICO
17:01
Diego Torquato
No comments
0 comentários:
Postar um comentário