Bixos e veteranos dos cursos de Medicina da UFRGS e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) doaram sangue, como parte das ações do Trote Solidário, iniciativa das Associações de Turmas Médicas, com apoio do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do RS (SIMERS).
Um total de 33 alunos da instituição federal compareceu ao Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo que 10 ainda cadastraram-se como doadores de medula óssea. Na faculdade particular, sete estudantes foram ao Hemovida.
A iniciativa, já em seu terceiro ano, consolida-se como uma nova forma de recepção dos calouros. "Acredito que qualquer forma de doação, quando visa ajudar outras pessoas, é fundamental, ainda mais agora que começamos nossa caminhada na Medicina", destacou o bixo da UFRGS, Marcos Vinícius Razera.
A veterana Érika Biegelmeys doou pela segunda vez. "O Trote Solidário cresce para tornar-se mais importante do que a sua forma suja, praticada certas vezes por veteranos com um sentimento ridículo de superioridade, ou dispostos a dar o troco pelo que receberam", afirma. "Nesta edição, a gente ainda fez a campanha ‘Comida no trote: só se for no Solidário’, porque não faz sentido arrecadarmos gêneros alimentícios, se depois somos vistos desperdiçando ovos e farinha nos calouros".
A representante do Núcleo Acadêmico SIMERS, Thays Dornelles Gandolfi, presenciou a doação de sangue dos alunos da UFRGS e ressaltou a atitude como um contato inicial com a formação humanitária necessária aos médicos. "A maioria das faculdades já abraçou esta causa", conta.
Fonte: Assessoria SIMERS
0 comentários:
Postar um comentário