13 novembro 2010

É BOM SER MÉDICO?

É bom ser médico?

Já te perguntaram isso? É bom ser médico? É bom ser engenheiro? É bom ser dentista? Pelo seguinte: as pessoas acham que o fato de ser escritor nos torna artistas. É difícil alguém encarar este meu ganha-pão como uma profissão, um ofício. Acham que a gente é diferente, iluminado, cheios de musas, cheios de sei lá o que. E o trabalho da gente torna-se público. Todo mundo acompanha, como se o nosso consultório fosse uma vitrine. E, cá entre nós, `não é muito bom, não.

Imagine você, doutor ou doutora, trabalhar a vida inteira com gente te rodeando, te cobrando, querendo saber detalhes da sua vida, do seu trabalho, do seu dia-a-dia. Mais ou menos assim:

- Doutor, quando você vai dar uma receita, vem uma inspiração, assim alguma musa ou...

- Não sei como você consegue extrair um baço tão bem. Aquele, de outro dia, de quase três quilos, juro, nunca vou esquecer. Olha, você é o cara que melhor extrair baço... Você extrai baço desde pequenininho?

- Estou adorando aquela pneumonia que você está tratando. Não perco um capítulo. Agora, cá entre nós, conta para mim, ela morre no final, não morre? Acho que ela devia morrer. Tão ruim que ela é...

- Você fez alguma faculdade, ou já nasceu assim?, com essa facilidade para manejar um bisturi? Acho que nunca vi ninguém segurar um bisturi tão bem. Juro.

- Transplante de rim, por exemplo: você nasceu com esse dom? Eu sei que tem técnica, mas esse dom... É impressionante: eu olho para o rim na sua mão e é como se eu conhecesse aquele rim há anos. Sinto uma intimidade com ele, percebe?

- Que horas você prefere trabalhar? De madrugada, né?

- Será que dava para fotografar a sua casa para a revista Caras? Você na banheira, por exemplo, cheio de espumas, com um estetoscópio entrando pelo ralo. Não acha boa a idéia?

- Quando eu acompanho uma operação sua (não perco uma!) eu sinto a presença de Deus com você. Você acredita em Deus? Como foi a sua infância? Quando você era pequeno, gostava de operar sapos, gatos?

- Além de você ser médico, você faz o que? Eu sei que a medicina é um hobby. Você ganha dinheiro mesmo fazendo o que?

- Deve ter um monte de mulher querendo dar para você, não deve? Nessa sua profissão ouvi dizer que as mulheres, tá me entendendo? É verdade que a doutora fulana dá?

- E a sua separação? Dá para contar pra gente?

- Você acha que o Pitta tem chance? O que você acha quer aconteceu em Nova Iorque que parece ter sido o estopim?

- Você posaria nu?

- Você gostaria que o seu filho seguisse a sua profissão? É verdade que ele, com apenas sete anos, já está escrevendo bulas?

- Você operaria a minha mãe de graça? É só tirar o útero dela. Sei que você tira de letra.

- É bom ser médico?

Agora imagine a mesma situação se você for engenheiro. Ou advogada. Ou dentista. Ou bancário. Ou mecânico. Ou crítico de crônicas.

O que eu posso responder para você é que eu adoro escrever. E você, pelo jeito, adora ler. Pelo menos, chegou até aqui. Muito obrigado.


PS - Esta crônica foi escrita no São Pedro - SPA Médico, de Sorocaba, onde o escritor se recuperava de uma pneumonia. Aliás, uma pneumonia linda de morrer.

E é por isso tudo que eu vou escrever o meu próximo livro (Os Anjos de Badaró) pela Internet. Você vai vizualizar a minha tela na sua tela. Vai acompanhar o dia a dia do texto. Mas isso é outra história, é pra daqui uns vinte dias e depois eu explico melhor.



Autor Desconhecido
Publicada no O Estado de S. Paulo em 03/12/94

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons