31 agosto 2010

Charge do dia!!!

I Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina

Na sexta-feira (10/09) o Rio de Janeiro será sede do I Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina. O evento é uma promoção do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM).

Durante o congresso, acontecerá a conferência sobre a imanência filosófica da medicina, ministrada pelo presidente da Academia Brasileira de Filosofia, João Ricardo Moderno. Também está previsto o painel sobre a importância das humanidades em medicina, coordenado pelo orador da Academia Nacional de Medicina, Aníbal Gil, e pelo representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), José Santana.

A tarde do evento está reservada para a conferência “Literatura e Medicina” e o painel sobre a importância da antropologia e da sociologia na medicina.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de setembro no site do CFM. Informações: (61) 3445-5902.


Fonte: CFM

Site conscientiza sobre valor efetivo da consulta médica

O Portal Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM) disponibiliza ferramenta para que os médicos possam calcular o valor efetivo recebido por consulta médica. O aplicativo, desenvolvido pela Associação Paulista de Medicina (APM), ajuda aumentar a conscientização e mobilização da classe médica em relação aos valores de consulta praticados por planos de saúde. O cálculo pode ser realizado no link: http://www.apm.org.br/valorconsulta.


Fonte: Site do Conselho Federal de Medicina

Conselhos debatem sobre exame final de cursos de Medicina

Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina debatem a realização de exames finais de cursos de medicina. O assunto faz parte da programação do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2010, que se realiza entre 1º e 3 de setembro, em Brasília.

O Encontro terá representatividade de todos os estados brasileiros, através dos Conselhos Regionais de Medicina. A estimativa é de participação de mais de 200 conselheiros e convidados de todo o país. Outros assuntos previstos para o debate são recertificação de título de especialistas e os modelos de gestão do SUS (fundações, OSCIPs e OSs).

Exame final - Ainda não há consenso entre as entidades médicas, quanto aos moldes e à necessidade de avaliação externa ao fim do curso de medicina.

Por exemplo, os Conselhos Regionais de Medicina de São Paulo e Espírito Santo aplicam um exame opcional há anos. A proposta segue os moldes do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na capital paulista o exame se divide em duas etapas: prova objetiva e avaliação prática. Segundo o Cremesp, com os resultados dos exames é possível evidenciar para a sociedade e as autoridades as deficiências na formação médica no Estado e, a partir daí, promover uma ampla discussão sobre formas de melhorar o ensino médico em nível nacional.

No entanto, algumas entidades do setor defendem uma avaliação progressiva dos cursos de medicina para certificar competência e habilidade do aluno. O modelo de avaliação já tem sido aplicado também voluntariamente em algumas faculdades de ensino pelo país.

SERVIÇO:
II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2010
DATA: 1º, 2 e 3 de setembro de 2010
LOCAL: Sede do CFM
Informações: (61) 3445-5940


Fonte: PORTAL MÉDICO

Brasil assume presidência de centro de cooperação em saúde - Bireme

A Secretária-Executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit, foi eleita presidente do Comitê Assessor da Rede de Informação em Ciências da Saúde na América Latina e no Caribe, a chamada Bireme. Para um mandato de três anos, a eleição foi nesta terça-feira (31/08), durante reunião na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em Washington (EUA).

A escolha para o cargo se deu em função do trabalho realizado pelo Brasil em prol da manutenção e do desenvolvimento da BIREME como centro de referência especializado em informações científicas em saúde.

A Bireme, que é um Centro da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), foi criada em 1967, numa parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo, na qual está sua Sede.

A intenção do Centro é contribuir para o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e Caribe, promovendo cooperação entre os países e a democratização do acesso, a publicação e o uso da informação, do conhecimento e das evidências científicas e técnicas em saúde.

Para o governo brasileiro, o compromisso de cooperação com a OPAS/OMS para a manutenção e desenvolvimento da Bireme é considerado estratégico. Isso, por um lado, em razão da necessidade de responder ao crescimento continuado da demanda por informação, conhecimento e evidência científica por parte dos gestores, profissionais e usuários do SUS e, por outro, para consolidar a Bireme como instância de cooperação do Brasil com os países da América Latina e Caribe e também como expressão da solidariedade internacional do Brasil e, particularmente, do Ministério da Saúde.

O Comitê é composto pelo governo brasileiro, pela OPAS/OMS, e por cinco de seus Estados Membros. Sua composição é selecionada, a cada três anos, pelo Conselho de Administração da Organização.

A eleição de Márcia Bassit ocorre um dia depois de ela apresentar a representantes da OPAS e da OMS, também em Washington, o Programa Mais Saúde, lançado pelo governo brasileiro em 2007 com um conjunto de 208 ações para ampliar o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar sua qualidade. Os dois organismos internacionais, que solicitaram a apresentação, estão interessados em conhecer a compartilhar a experiência brasileira com outros países.


Fonte: Ministério da Saúde

30 agosto 2010

Hospital Deoclécio Marques recebe investimentos

A partir da segunda quinzena do mês de setembro o Hospital Dr. Deoclécio Marques, em Parnamirim, irá contar com um moderno aparelho de Tomografia Computadorizada, adquirido com recursos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O equipamento tem capacidade para realizar em média 30 exames ao dia.

De acordo com o diretor do hospital, Deoclécio Marques, a sala em que o tomógrafo está instalado foi totalmente adaptada para receber o aparelho e os profissionais que irão manuseá-lo, cerca de 15 pessoas, passaram por um treinamento ministrado pelo próprio fabricante do equipamento.
O diretor acredita que a compra do tomógrafo é mais um avanço para a melhoria na qualidade do serviço de saúde no estado e representa também um primeiro passo para a mudança no perfil de atendimento do hospital. "Queremos transformar o hospital Deoclécio Marques, que atualmente é de atendimento geral, em um hospital de trauma", afirmou.
Ainda segundo o diretor Deoclécio Marques, a transição será feita de forma gradativa e os atendimentos de clínica médica e pediátrica passarão a ser de responsabilidade do município de Parnamirim. Com esta mudança de perfil a expectativa é de que sejam criados também mais 100 leitos de enfermaria.
O Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena foi inaugurado em 9 de agosto de 2004. Hoje existem cerca de 400 servidores trabalhando em regime de plantão contínuo, com atendimento 24 horas, para urgências, emergências, clínica médica, cirúrgica e pediátrica. O hospital é utilizado ainda como hospital escola, oferecendo campo de estágio curricular à Universidade Potiguar (Unp).
Fonte: SESAP - Secretaria de Estado da Saúde Pública

23 agosto 2010

Alunos de Medicina sofrem de estafa física e emocional

Pesquisa feita entre estudantes norte americanos indica que mais de 40% deles têm sintomas moderados ou severos da síndrome de "burnout", ligada ao esgotamento físico e mentalMais de 40% dos estudantes de terceiro ano de medicina nos Estados Unidos têm sintomas moderados ou severos da síndrome do "burnout", termo que caracteriza esgotamento físico ou mental e está ligado à estafa profissional.

Segundo pesquisadores da Universidade Emory, nos EUA, o resultado sugere que o problema, comum em profissionais da saúde, se desenvolve progressivamente ao longo da educação médica.

Para chegar à conclusão, os autores avaliaram 249 estudantes, que responderam a perguntas de um questionário padrão. A pesquisa mostrou que os sintomas começam a se instalar já no primeiro ano; 20% dos entrevistados apresentavam o problema no início da sua formação.

Aqueles que relatavam maiores níveis de estresse e baixo suporte emocional tiveram o dobro de chance de apresentar altos índices de "burnout" do que os alunos que sentiam ter mais controle sobre suas vidas ou algum tipo de apoio psicológico.


Fonte: Folha de São Paulo

Caminhada Nacional pela Residência Médica, em todo o país

Médicos residentes intensificam a mobilização dentro da greve que atinge todo o País e que completa nesta segunda-feira (23) uma semana. Novas adesões desde a última quinta-feira (19) elevaram para cerca de 90% o número de residentes parados, entre os mais de 22 mil em formação em 25 estados e no Distrito Federal (Tocantins não tem programas de Residência).

Nesta terça-feira (24) haverá Caminhada Nacional pela Residência Médica , com atos desde as 9h em vários locais com paralisações, e Dia de Doação de Sangue pela Saúde Pública, na quinta-feira (26). Nesta segunda (23), serão priorizados atos nos hospitais e agendas com governos estaduais. Quarta (25) ocorrerá reunião da Comissão Nacional de Greve, da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), em Brasília.

A categoria reivindica reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio, sendo que mais da metade do índice (23%) se refere à parcela de um acordo firmado em final de 2006, com o Ministério da Educação (MEC), e que até hoje não foi honrado. O movimento tem apoio do CFM, da Fenam e da AMB.

Pelo canal para denúncias (denuncia@anmr.org), a associacão já recebe dezenas de flagrantes de irregularidade. Uma delas é ameaça de corte da bolsa. A ANMR alerta que esta atitude não pode ser tomada pelas instituições. Também chegam relatos de sobrecarga de trabalho e falta de médicos preceptores.


Fonte: ANMR

Fumo passivo modifica genes no pulmão

Cientistas da Universidade Cornell, em Nova York, afirmam em estudo que o contato com a fumaça do cigarro, ainda que por fumo passivo ou ocasional, causa mudanças genéticas no pulmão.

Em artigo publicado no "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine", os pesquisadores afirmaram também que essas alterações expõem as pessoas a risco de câncer de pulmão e à doença pulmonar obstrutiva crônica, problema que limita o fluxo de ar, dificultando a respiração.

Segundo os autores, essa é a primeira vez que se encontram provas biológicas dos efeitos do fumo passivo, efeitos esses que já haviam sido relatados em muitos estudos epidemiológicos.

"Até nos níveis mais baixos de exposição, encontramos efeitos diretos no funcionamento dos genes das células que revestem as vias respiratórias", afirmou Ronald Crystal, líder da pesquisa e chefe do departamento de medicina genética de Cornell, em comunicado divulgado pela universidade.

O médico disse também que o efeito genético é menor do que o observado em pessoas que fumam com frequência, mas isso não significa que não haja efeitos prejudiciais para a saúde.

"Alguns genes das células que revestem as vias respiratórias são muito sensíveis à fumaça de cigarro, e mudanças no funcionamento desses genes são o primeiro sinal de "doença biológica" nos pulmões."

A pesquisa foi feita por meio de testes em 121 pessoas divididas em três categorias: não fumantes, fumantes ativos e fumantes com baixa exposição à fumaça.

Foram testados níveis de nicotina e cotinina, marcadores do cigarro no organismo, para determinar em qual categoria cada participante se encaixaria.

O genoma de cada um foi analisado para detectar quais genes foram ativados ou desativados nas vias respiratórias. Todos os níveis de nicotina e cotinina tiveram relação com alguma anormalidade genética.

Segundo o líder do estudo, isso mostra que não há níveis seguros para a exposição à fumaça. A descoberta deve dar mais subsídios para a implementação de leis que restringem o fumo em ambientes públicos.


Fonte: Folha de São Paulo

22 agosto 2010

Cursos de Educação Médica Continuada promovido pela Sociedade de Pediatria do RN

Educação Médica Continuada

Local dos Cursos: Auditório da Associação Médica do RN.
Horário: 19:30 ás 21:30hs.
Valor por módulo:
R$ 20,00 para Sócios quites, Estudantes e Residentes.
R$ 30,00 para Inadimplentes, não Sócios e demais profissionais.


Mês Agosto – 30/08/2010

Método Bebê Canguru
Dra. Devani Ferreira Pires

Patologias mais freqüentes no período Neonatal
Drª Iracema Augusta Carvalho Cortez Muniz


Mês Setembro – 27/09/2010

Anemias na Infância
(Palestrante a confirmar)

Dor Abdominal Recorrente
(Palestrante a confirmar)


Mês Outubro – 29/10/2010

•Manuseio do Paciente Crítico no Pronto Socorro
(Palestrante a confirmar)

Atualização em Asma
(Palestrante a confirmar)


Mês Novembro – 26/11/2010

Infecções do Trato Urinário (ITU)
(Palestrante a confirmar)

Febre Reumática
(Palestrante a confirmar)


Vagas Limitadas, faça já sua pré-inscrição!

Universidade Potiguar - UnP assina convênio com o Hospital Varela Santiago

No dia 20 de Agosto de 2010, a Universidade Potiguar/UnP assina convênio com o Hospital Varela Santiago em Natal/RN.

O Hospital Varela Santiago tem como atual presidente a senhora Severina Lamartine de Faria - “Nazinha Lamartine”, viúva de Dr. Silvino Lamartine, grande parceiro de Dr. Varela Santiago.

Considerado como entidade filantrópica, o grande objetivo de todos é integrar ações que possibilitem uma compreensão global da criança e sua família, percebendo-os enquanto cidadãos. Por isso, trabalhamos articulados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, que em seu contexto refere-se à identidade da criança como fundamental no seu reconhecimento como sujeito de direito, considerando-o enquanto Ser Histórico-Social respeitado em sua individualidade e integridade.

O hospital tem capacidade de atender a 120 leitos distribuídos nas diversas especialidades médicas e enquanto espaço físico dispomos de 06 salas de atendimento médico em sistema de consultas eletivas, que estão localizados no “Casarão Azul” mais conhecido como “Ambulatório”; Uma sala para vacina, uma sala para internamento e uma para atendimento ambulatorial de oncologia, que está sendo ampliada para o funcionamento do “Hospital Dia” no anexo. Temos também 02 pavilhões para internamentos e tratamentos de patologias gerais conhecidos por Pavilhão I Pavilhão Silvino Lamartine (crianças de 0 a 2 anos) e Pavilhão II Pedro Câmara (Crianças de 03 a 14 anos); um terceiro chamado Pavilhão Esperança para crianças com doenças infecto-contagiosas. E somam-se a estes os outros setores de maior complexidade que são: Clínica Cirúrgica, em que somos hospital de referência na realização de Neurocirurgias, Neonatologia Dra. Angelina Siqueira, UTIP Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e o Centro de Onco-hematologia Infantil (COHI).

Em média realizamos 9.000 procedimentos por mês distribuídos entre todos os setores.

Fonte: www.hospitalvarelasantiago.org.br/?menu=inicio&?id=1

POSSE DA COMISSÃO DE ÉTICA DO HOSPITAL MATERNIDADE DIVINO AMOR

Dia 20/08, às 10h, na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte - Cremern, tomou posse a Comissão de Ética do Hospital Maternidade Divino Amor, localizada em Parnamirim.

Os Conselheiros Dr. Júlio César C. da Rocha e Dr. Roberto de Oliveira Lins representaram a diretoria do Cremern, formalizando a posse.

A Comissão é composta pelos médicos:

-Deoclécio Marques de Lucena Filho (Presidente): CRM 3838
-Maria de Lourdes de Oliveira Mota: CRM 3360
-Andrea Karla Fonseca Pinto: CRM 3907
-Ana Teresa P. Emerenciano Silveira: CRM 2118
-Jorge de Paulo Lopes: CRM 1237
-Egberto Ezequiel de Moura: CRM 3856


Fonte: Cremern

Daniel Goiano convida...

Pessoal,

Daniel Couto (vulgo Goiano) pediu para avisar que está disponibilizando a casa dele lá em Goiânia para os colegas que forem ao COBEM esse ano (agora em outubro, entre os dias 27 e 30)! Se precisarem de hospedagem, basta falar com ele e combinar os detalhes!!!

19 agosto 2010

Exercício ilegal da profissão preocupa conselhos de medicina

O problema do exercício ilegal da Medicina por pessoas que obtiveram diplomas no estrangeiro foi apontado como preocupante pela rede de Conselhos. Em reunião na quarta-feira (18/08), em Brasília, a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) e os presidentes dos 27 Conselhos Regionais debateram o assunto considerado prioritário pela categoria.

Os Conselhos de Medicina defendem que os diplomas médicos obtidos no exterior devem ser revalidados no Brasil antes que seus portadores comecem a exercer a profissão no país. As entidades são contrárias a projetos ou manifestações para revalidação automática no país destes diplomas.

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Dilza Ribeiro, denunciou a situação da Universidade Técnica Privada Cosmos (UNITEPC), localizada em Cobija, na Bolívia, a 350 km da fronteira brasileira. Segundo reportagem da TV Gazeta do Acre, exibida em 08/06, em um ano a escola já recebe 1.200 alunos, sendo 90% brasileiros.

Para ingresso no curso de Medicina, a Universidade só analisa o histórico escolar. “Os alunos são atraídos pela facilidade de entrada e pelo baixo custo das mensalidades. Há informações de estudantes que sequer têm diplomas de 2º grau”, aponta a presidente do CRM-AC.

Estrutura - Segundo Dilza Ribeiro, a UNITEPC não tem laboratórios e qualquer estrutura de ensino. Há denúncias no estado que a escola concede descontos para alunos que conseguirem cadáveres, para o uso em aulas de anatomia.

O problema é recorrente em outros estados que fazem fronteira com países vizinhos. A presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (CRM-RO), Inês Motta de Morais, apontou que no início de 2010 foram flagrados 17 indivíduos ilegais atuando em Iguaja Mirim, interior do estado. “A ausência de médicos em determinadas regiões não é justificativa para que se permita que pessoas exerçam a Medicina sem um diploma válido”, defendeu a presidente do CRM-RO.

No Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul também há casos. Mas não só em estados com fronteiras internacionais que o problema é vivenciado. Há relatos também no Rio Grande do Norte. “É importante que as escolas produzam médicos de qualidade”, disse o presidente do Conselho Regional do Rio Grande do Norte (CRM-RN), Luis Mello.





Revalidação – Os Conselhos de Medicina apóiam o projeto piloto dos ministérios da Saúde e da Educação de revalidação de diplomas. O projeto oferece aos interessados a oportunidade de que revalidem seus diplomas participando de um processo vigente em todo o país, independente das regras específicas de cada universidade. “Não se trata de corporativismo, e sim uma defesa da qualidade do ensino e do profissional de medicina”, defendeu o presidente do CFM, Roberto d’Ávila.

Desde 1957, é exigido que os profissionais formados no exterior realizem um exame de revalidação do diploma para exercer a profissão no Brasil, (seja brasileiro ou estrangeiro).


Fonte: Portal Médico

FILA LONGA NO POSTO DE SAÚDE

Pacientes madrugam em unidades para conseguir fichas. SMS diz que comportamento é "questão cultural"
Em Natal, posto de saúde é sinônimo de fila e espera. Quando a unidade de saúde tem médico, o problema fica ainda mais evidente. Para garantir atendimento, os natalenses têm procurado os postos de saúde cada vez mais cedo. O problema, na avaliação de diretores dos postos e da própria Secretaria Municipal de Saúde, é uma questão cultural. Na avaliação dos natalenses que dependem do sistema público de saúde, é uma questão de sobrevivência. Para a dona de casa Vânia Souza, 39, moradora do bairro Pajuçara, consegue ficha quem chega mais cedo. Nesta segunda-feira, ela chegou a Unidade de Saúde de Pajuçara, na Zona Norte de Natal, as 4h30, trazendo pelo braço o filho caçula Emerson, de 5 anos. "E já tinham umas 50 pessoas na minha frente".

O problema vivido pela dona de casa se repete em vários pontos da capital. A diferença é que a unidade que ela procura está com o quadro de médicos completo. A unidade, que antes atendia apenas urgência e emergência, conta com nove médicos, sendo seis clínicos gerais, dois pediatras e um ginecologista. Além disso, tem nutricionistas, enfermeiros e dentistas. Por dia, são entregues 20 fichas para cada médico. O horário de distribuição já foi alterado duas vezes. Antes, as fichas eram distribuídas as 7h. Depois, mudou para as 11h. A população ficou revoltada e as fichas passaram a ser distribuídas as 9h. Mesmo assim, tem gente que reclama. "Acabou de sair aqui da sala uma mulher dizendo que chegou às 4h e que as fichas deveriam ser entregues às 6h. Só que se fizermos isso, eles vão voltar a dormir na fila como dormiam antes de mudarmos o horário. Se mudarmos para as 7h, o pessoal começa a chegar as 19h do dia anterior", afirma Conceição Frazão, administradora da unidade de Pajuçara.

Além da população que dorme na fila para garantir atendimento, há aqueles que dormem para conseguir fichas e depois vender. "Já chamamos essa pessoa aqui, mas não adianta. Acho que essa prática existe em todas as unidades desaúde", relata a administradora. Além dos moradores de Pajuçara, a unidade atende também moradores de outros bairros da Zona Norte de Natal, como Redinha e Igapó. "Ficha aqui é um problema sério".

Autonomia
De acordo com a secretária-adjunta de Saúde de Natal, Elisama Batista, cada unidade tem autonomia para determinar o horário e o dia de distribuição de fichas. Na tentativa de evitar a formação de filas, a maioria dos postos trabalha num sistema de agendamento prévio. "A secretaria orienta que as unidades distribuam as fichas no dia anterior à consulta", explica. Casos de urgência são atendidos no mesmo dia. "As pessoas não precisam chegar tão cedo às unidades. O problema é que eles têm receio de não conseguir ficha, e por isso chegam cada vez mais cedo. Nós (da secretaria) vamos nos reunir com os gerentes dos distritos de saúde e diretores de postos para encontrar uma saída".


Fonte: DIÁRIO DE NATAL

18 agosto 2010

Charge do dia!!!

Câmara de Cirurgia Plástica do CFM divulga alerta sobre próteses mamárias

A Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nesta quarta-feira (18/08) um alerta dirigido a médicos que realizam implantes de próteses mamárias.

A recomendação é para que os profissionais convoquem, para avaliação e controle, as pacientes que receberam próteses mamárias fabricadas pela empresa francesa Poly Implant Prothese (PIP). Caso seja encontrada alguma anormalidade, eles devem comunicar o fato à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo endereço tecnovigilancia@anvisa.gov.br.


Em abril a Anvisa suspendeu em todo o território nacional a comercialização, a distribuição, a importação e o uso de implantes mamários fabricados pela Poly Implant Prothese. A decisão da Anvisa foi motivada pelo fato de que ao longo dos três últimos anos a Agência Francesa de Segurança Sanitária de Produtos de Saúde (AFFSAPS) notou um aumento de relatos de ruptura de próteses mamárias fabricadas por aquela empresa. A ruptura do envelope de uma prótese mamária pode levar a complicações locais nas pacientes, muitas vezes sendo necessária uma cirurgia para a correção do problema.


Leia a íntegra do alerta da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM:


Alerta


Em vista de solicitação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao Conselho Federal de Medicina (CFM) – para que os médicos que usaram em pacientes implantes mamários fabricados pela Poly Implant Prothese recebam orientação específica –, a Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM, após reunir-se em 18 de junho de 2010, recomenda:


1. Os médicos que usaram em suas pacientes implantes da fabricante indicada acima devem convocá-las para avaliação e controle.


2. Caso encontrem anormalidades, os médicos devem comunicar o fato à Anvisa, pelo endereço tecnovigilancia@anvisa.gov.br.


Fonte: PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Federal de Medicina

Trote de "bixos da Medicina" beneficia bancos de sangue gaúchos

Bixos e veteranos dos cursos de Medicina da UFRGS e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) doaram sangue, como parte das ações do Trote Solidário, iniciativa das Associações de Turmas Médicas, com apoio do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do RS (SIMERS).

Um total de 33 alunos da instituição federal compareceu ao Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo que 10 ainda cadastraram-se como doadores de medula óssea. Na faculdade particular, sete estudantes foram ao Hemovida.

A iniciativa, já em seu terceiro ano, consolida-se como uma nova forma de recepção dos calouros. "Acredito que qualquer forma de doação, quando visa ajudar outras pessoas, é fundamental, ainda mais agora que começamos nossa caminhada na Medicina", destacou o bixo da UFRGS, Marcos Vinícius Razera.

A veterana Érika Biegelmeys doou pela segunda vez. "O Trote Solidário cresce para tornar-se mais importante do que a sua forma suja, praticada certas vezes por veteranos com um sentimento ridículo de superioridade, ou dispostos a dar o troco pelo que receberam", afirma. "Nesta edição, a gente ainda fez a campanha ‘Comida no trote: só se for no Solidário’, porque não faz sentido arrecadarmos gêneros alimentícios, se depois somos vistos desperdiçando ovos e farinha nos calouros".

A representante do Núcleo Acadêmico SIMERS, Thays Dornelles Gandolfi, presenciou a doação de sangue dos alunos da UFRGS e ressaltou a atitude como um contato inicial com a formação humanitária necessária aos médicos. "A maioria das faculdades já abraçou esta causa", conta.


Fonte: Assessoria SIMERS

II Seminário de Acadêmicos de Medicina Internacionais - O Sistema de Saúde e Educação Médica Locais.



Prezados Acadêmicos,

É com grande satisfação que gostaríamos a partir deste email de convida-los a participar do II Seminário de Acadêmicos de Medicina Internacionais- O Sistema de Saúde e Educação Médica Locais.

Uma realização da Coordenação Local de Estágios e Vivências- CLEV UnP que trabalha na promoção e realização de estágios internacionais a partir da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina - IFMSA, membro pleno da DENEM- Diretório Executivo Nacional de Estudantes de Medicina.

Iniciamos o primeiro ciclo de intercâmbios e atualmente estamos com dois acadêmicos de medicina de outros países(Itália e Portugal). Dessa forma objetivando uma maior troca de conhecimentos e experiências o foco do evento é a apresentação sobre o sistema de saúde e educação médica locais e específicas de cada País.

Convidamos a todos a comparecerem na apresentação que se realizará no dia 26/08/2010 às 18h30min, no Anfiteatro I -Campus da Universidade Potiguar- Salgado Filho.

*Pedimos a confirmação da presença.

Maiores informações no cartaz acima.


Atenciosamente,

Coordenação Local de Estágios e Vivências
CLEV Felipe Fonseca,
CLEV Gleika Maia,
CLEV Marina Luiza,
CLEV Nicoli Serquiz

Jornada de Medicina Intensiva e Emergências Clínicas

JORNADA DE MEDICINA INTENSIVA E EMERGÊNCIAS CLÍNICAS

De 10/09 a 12/09/10, no Auditório da Associação Médica.
Coordenação: Dr. Domingos Sávio (coordenador da UTI da Policlínica/ LIGA).

PROGRAMAÇÃO:

# Parada Cardiorepiratória (PCR) - Dr. Domingos
# Choque - Dr. Domingos
# Gasometria - Dr. Domingos
# Distúrbios Hidroeletrolíticos - Dr. Domingos
# Distúrbios Ácido-Básico - Dr. Domingos
# Insuficiência Respiratória Aguda - Dr. Sérvulo Dias
# Insuficiência Cardíaca - Dr. Gustavo Torres
# Insuficiência Renal Aguda - a definir
# Sepse - Dr. Alessandro
# Coma - Dr. Clécio Godeiro
# Politrauma - Dr. Luiz Roberto


Emissão de Certificado!

R$ 40,00 antecipado
R$ 50,00 na semana do evento
R$ 60,00 no dia do evento

Público alvo: Estudantes e Profissionais da Área de Saúde.

VAGAS LIMITADAS! GARANTA JÁ A SUA!

Inscrições:
Everson - 99864009
Layla - 91339847

Em breve, maiores informações.


Realização: 1ª Turma de Medicina da UnP

[Reflita] ARROGÂNCIA

ARROGÂNCIA

Acima da capacidade intelectual e profissional, está a capacidade de reconhecer que nenhuma verdade é absoluta. Ter a humildade em admitir o próprio erro, mesmo que isto represente situação adversa, é digno e nos aproxima das outras pessoas. O segredo do sucesso, começa por ser querido pelas pessoas. A chance de se obter sucesso é inversamente proporcional ao número de inimigos que você cria. Ter autoconfiança, sim. Ser arrogante, JAMAIS. Não confunda arrogância com coragem, ousadia liderança ou segurança.

Os arrogantes colecionam fracassos (nem sempre financeiros), mas todos sempre são justificados e cada justificativa incabível, gera outro fracasso e o ciclo nunca é interrompido.

O arrogante tem características facilmente notadas:

- Jamais se considera arrogante. Em sua opinião, ele apenas defende suas posições e princípios;
- Quando fracassa, a culpa é dos outros ou a sorte não o acompanhou;
- Cobiça o sucesso dos outros, mas é claro que não assume isso, “afinal ele é a personificação do sucesso”. E se esse sucesso pertece à alguém próximo, isso o incomoda profundamente a ponto de lhe fazer mal;
- Nunca elogia ou enaltece a conquista dos outros. Sempre encontra um defeito ou desmerece tal conquista;
- Quando "reconhece" um erro, o que é muito raro, justifica-o mentindo ou omitindo detalhes;
- Exige ser ouvido, mas não dá ouvidos à ninguém;
- Quando solicita opinião, é apenas um meio de autoafirmação. Seu desejo é ser aprovado, caso contrário desconsidera a opinião dada;
- Humilha e destrata quem o desagrada ou tem opinião diferente da sua;
- É um verdadeiro especialista em dizer frases infelizes;
- Acha que tem controle sobre tudo, inclusive sobre as pessoas;
- Tem solução para os problemas alheios, mas jamais consegue resolver os seus;
- A sua palavra obrigatoriamente prevalece sobre qualquer outra;
- Sempre enaltece suas supostas qualidades;
- No auge de sua falsa modéstia, diz que seu maior “defeito” é ser perfeccionista;
- Critica à todos, porém desconhece o que seja autocrítica;
- É egoísta, mas exige solidariedade das pessoas;
- É mentiroso e acredita na própria mentira;
- Não é respeitado e sim, temido;
- Dificilmente agradece por um favor recebido, pois jamais reconhece que o recebeu;
- Se considera o melhor amigo, o melhor conselheiro, o melhor filho, o melhor pai, o melhor marido, o melhor amante, o melhor profissional, o melhor sujeito e por isso raramente muda de atitude;
- Passa a vida pensando que é querido por todos, quando na verdade é odiado por muitos;
- Muitas vezes, tem uma vida infeliz ou medíocre, se achando a pessoa mais feliz do mundo;
- O arrogante termina a vida se arrependendo tarde demais por tudo o que causou aos outros e à si mesmo;

As vezes, agindo com a arrogância, algumas pessoas conseguem o que querem à curto prazo, mas a longo prazo perdem o que há de mais precioso na vida: a amizade, o respeito e o carinho das demais pessoas. O indivíduo "tem tudo na vida", mas não se sente feliz.

O arrogante é cercado por uma nuvem negra de problemas que afeta todos aqueles que por uma infelicidade, estão ao seu lado. Distancie-se dele!

"As pessoas de grande arrogância não possuem integridade, vacilando e mudando de opinião conforme a situação.

Fazem guerra, matam, roubam, enganam e se justificam inventando um motivo nobre.

Agem com arrogância os que ensinam aos outros o que eles próprios desconhecem. Quem não sabe para si, não ponha escola."

O arrogante certamente considerará este texto, como sendo arrogância de quem o escreveu ou simplesmente continuará justificando seus atos e tentando mostrar qualidades onde não existe.


Assinado:
MENTOR INTELECTUAL DA CONSCIÊNCIA PENSANTE


Obs.:
Email enviado por um colega da MED5DA que pediu para ser postado aqui no Blog!

17 agosto 2010

Charge do dia!!!

Parnamirim chega perto dos 90% de cobertura vacinal

Dados preliminares do Ministério da Saúde apontavam, até as 19 horas deste sábado, uma cobertura vacinal de 87,48% na segunda etapa da campanha nacional contra a poliomielite, em Parnamirim. Isso indica que 14.274 crianças foram vacinadas na cidade. No plano nacional, o “gotômetro” marcava uma cobertura de 51,3%.

Durante todo o dia, profissionais da saúde atuaram nos 51 postos que ficaram abertos entre 8h e 17 horas. A campanha vai continuar até o final do mês.

Da regional de Saúde da Grande Natal, a melhor cobertura, a exemplo do que ocorreu na primeira etapa da campanha, realizada em 12 de junho, foi a de Parnamirim. Em Natal, a cobertura alcançava 68,87%, em São Gonçalo 76,61%; em Ceará-Mirim 43,44% e em Macaíba 69,56%.

O sistema do Ministério da Saúde é alimentado por informações enviadas pelas secretarias municipais de saúde via internet. Os índices muitos baixos podem significar dificuldades para acessar o sistema de coleta de dados.

O Dia D de Vacinação contra a Poliomielite foi aberto na manhã deste sábado pelo prefeito Maurício Marques. A abertura oficial se deu na unidade do Parque de Exposição II, dirigida por Maria das Graças Ferreira de Lima, e contou com a participação também do secretário Marciano Paisinho e do secretário-adjunto Henrique Eduardo Costa.

A primeira etapa da campanha teve como tema “Vacinou é gol. Vamos vestir a camisa da vacinação infantil”, no dia 12 de junho. Foram imunizadas 95,3% de 16.200 crianças, atingindo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Na segunda etapa, a meta é vacinar 16.316 crianças. Para isso, a campanha deve prosseguir em todos os postos da cidade até o dia 28 de agosto.

Só no Posto do Parque de Exposição II foram recebidas 500 doses. “Em todas as campanhas conseguimos atingir as metas. Nesta segunda fase começamos a pré-vacina no dia 3 der agosto, mas vamos dar prosseguimento ao trabalho até o dia 28 de agosto”, explicou a diretora Maria das Graças Ferreira de Lima.

A Secretaria de Saúde de Parnamirim faz um alerta para os pais que ainda não vacinaram suas crianças para procurarem a unidade mais próxima de sua residência. A imunização vai prosseguir até o dia 28 de agosto.


Congresso de Acadêmicos da APM (de 01 a 03 de outubro de 2010)



Caros colegas acadêmicos,

A Associação Paulista de Medicina (APM) comemora 80 anos de existência. Vários eventos, portanto, estão sendo realizados para essa comemoração. É com muita satisfação que comunico a realização do Congresso de Acadêmicos da APM como o principal evento dessa festa voltado para nós, acadêmicos.

E com isso em mente criamos um congresso voltado aos estudantes de medicina do 1º ao 6º ano, com temas de interesse em nosso meio, tratados de forma prática e objetiva, com conteúdo ideal às nossas expectativas. A citar, emergências clínicas e cirúrgicas, em que trataremos de situações e doenças corriqueiras nos pronto-atendimentos hospitalares, e o curso de acupuntura, matéria que a cada dia atrai mais estudantes por sua relativa simplicidade de tratamento e seus resultados surpreendentes.

Além da participação em congressos, o envolvimento com uma liga acadêmica tem se mostrado um bom meio de adquirir conhecimento específico sobre um assunto de interesse de nós, estudantes, e um caminho para iniciação científica e aproximação com uma possível futura especialidade. Prova disso é o crescente número de Ligas abertas por todo o país. Contamos, então, com o 2º Encontro da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM) para discutir melhor o papel e a estruturação das ligas, além da apresentação de pôsteres com trabalhos desenvolvidos por Ligas.

Por fim, não poderíamos deixar a cultura médica de lado Teremos visitações à belíssima Pinacoteca no edifício da APM, com quadros que retratam bem a história da medicina, colecionados ao longo desses 80 anos de existência.Esperamos que gostem do congresso. Sejam todos bem-vindos!

Flávio Guimarães Fernandes
Presidente do Congresso de Acadêmicos da APM

Realização
Comitê Multidisciplinar de Acadêmicos
Associação Paulista de Medicina


Governo federal oferece reajuste de 20% para Médicos Residentes

Ministérios da Saúde e da Educação ofereceram, nesta segunda-feira (16/08), aos representantes dos médicos residentes um aumento de 20% na bolsa mensal a partir do orçamento de 2011. A proposta só foi possível por meio do remanejamento de recursos de outros projetos dos órgãos financiadores. O Diário Oficial da União desta terça-feira (17/08) trará uma portaria que cria um grupo de trabalho intersetorial para analisar as reivindicações da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), com o objetivo de avançar nas negociações com os estudantes.

Este grupo será composto pelos ministérios da Educação e da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), além de representantes dos médicos residentes. São esses os órgãos financiadores do Programa Nacional de Bolsas de Residência Médica.

Independentemente da negociação do reajuste na bolsa dos residentes, o governo se compromete a manter a atual política de ampliação das vagas do Programa Nacional de Bolsas de Residência Médica, em áreas consideradas prioritárias para o Sistema Único de Saúde, como: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria, Geriatria, Cancerologia Clínica e Cirúrgica, Radioterapia, Patologia, Anestesiologia, Medicina Intensiva, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Neonatologia, Psiquiatria Infantil e da Adolescência, Cirurgia do Trauma e Medicina de urgência.

Em negociação com os médicos residentes desde março de 2010, o governo federal está analisando outras reivindicações do grupo, como a ampliação do período de licença maternidade de quatro para seis meses e o estabelecimento da licença paternidade de cinco dias para médicos residentes. Esses dois pontos já constam de projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional pelos ministérios da Saúde e Educação. O texto também prevê que possíveis reajustes das bolsas poderão ser decididos diretamente pelo Ministério da Educação, para que não seja necessária a tramitação de promulgação de lei por conta de novas negociações de reajuste.


Fonte: Ministério da Saúde

14 agosto 2010

[Crônica] "TÔ" COMEÇANDO A ENTENDER!!


TÔ COMEÇANDO A ENTENDER!!

Terça-feira passada estava com outros alunos de medicina no hospital Dr. José Pedro Bezerra (mais conhecido como Hosp. Santa Catarina), e por volta das 13 horas (mais ou menos isso), chega uma senhora usando saia amarela, pouco abaixo do joelho, blusa branca – aquelas de tirinhas sobre o ombro, descalça, aparentando ter seus 55 anos, parda, cabelos mais brancos do que escuro, olhos um pouco puxados, como se fosse boliviana; chegou deitada em uma maca, empurrada por um filho, que dizia:

- Minha mãe levou uma facada do meu pai, doto, por favor acuda ela.

- Onde?!

- No coração dotô, no coração.

Calma!! - Gritaram os professores (é assim que chamo os médicos de plantão).

Não sei se aquilo poderia se chamar de calma, pois os momentos que se sucederam foram agitados.

- Dois acessos

- Chama o banco de sangue para ver hematócrito e classificação

- Verifica os sinais vitais

- oxímetro de pulso

...

Quando menos se espera, estamos na sala de cirurgia, fazendo uma toracotomia à esquerda.

...

Que pai!

Que mãe!

Que facada!

Que coração!!

Foi assim mesmo. Uma facada, desferida pelo pai, bem no coração da mãe, que ainda teve tempo de dizer: num deixa eu morrer não dotô, tenho ainda um filho pequeno para criar.

Que coração!!!

“Mais bolsas de sangue”, alguém gritava.

- Estou vendo, estou vendo. Acertou o átrio direito – falava o professor.

- Traga fio agulhado 2-0, vamos suturar o coração.

Que coração!!!! Vermelho. Pulsante. Buscando viver. Buscando amar. Buscando ser amado.

Por ironia do destino, seu nome era DEUSA Maria e, exatamente no dia 27 de julho, comemora-se dia de “Furrinália”, DEUSA romana das águas misteriosas. Ah destino!! Quem me dera se soubesse o que sabes, o que tens preparado para cada um de nós. Machado de Assis em Esaú e Jacó diz: “Não se luta contra o destino; o melhor é deixar que nos pegue pelos cabelos e nos arraste”.

Aquela frase: “num deixa eu morrer não dotô, tenho ainda um filho pequeno para criar” está ecoando como uma voz que não quer calar. Agora Tô começando a entender o quão grandiosa é essa profissão que escolhemos seguir. Quanto amor temos que oferecer e receber ainda...



“Cada qual sabe amar a seu modo;
o modo pouco importa; o essencial
é que saiba amar.”
Machado de Assis




Marcelo Pimenta
Acadêmico de Medicina - UnP

Charge do dia!!!

Médica presa e falso médico foragido podem responder por 5 crimes

A médica Sarita Fernandes Pereira e um falso médico podem responder por cinco crimes, após a morte de Joanna Cardoso Marcenal Marins, de 5 anos, segundo a polícia do Rio.

Ela foi presa neste sábado (14) em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O estudante de medicina também teve a prisão temporária decretada e é considerado foragido. Eles foram indiciados por falsidade ideológica, falsidade material, tráfico de drogas (porque o estudante teria aplicado um anticonvulsivo na menina), associação para o tráfico e exercício ilegal da medicina agravado pelo fato de Joanna ter morrido.

A polícia deve enviar o inquérito para o Ministério Público na semana que vem.

A garota morreu nesta sexta-feira (13), após ficar em coma por quase um mês. Ela tinha marca nas nádegas semelhante a uma queimadura. Antes de ser internada no Hospital Amiu, em Botafogo (Zona Sul), ela havia passado por outros 2 hospitais. No Rio Mar, na Barra da Tijuca (Zona Oeste), ela foi atendida pelo falso médico, que receitou um anticonvulsivo e a liberou desacordada.

Na Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav), a médica negou as acusações. "Eu acredito na Justiça, acredito na minha advogada e sei que tudo isso vai acabar bem." Ela será encaminhada para o presídio Bangu 8 (Zona Oeste).

O falso médico é um estudante de medicina, segundo o delegado Luiz Henrique Marques. Ele prestou depoimento na quarta (11) e teria dito que Sarita Pereira o contratou e entregado a ele o carimbo com CRM falsificado.

A garota foi submetida a necrópsia. O laudo do IML pode esclarecer as causas do coma, das convulsões e se a mancha pode estar relacionada a queimadura, de acordo com o delegado.

Revolta

A mãe de Joanna disse que não vai descansar enquanto os culpados não forem punidos.

"Entreguei minha filha boa no dia 27 de maio para o pai dela, andando, com roupinha com tudo para poder ir pra casa e hoje eu vou enterrar minha filha. Preciso que alguém descubra o que aconteceu, me fale o que houve, porque a gente até agora não tem resposta", afirmou Cristiane Marcenal Ferraz.

A produção do RJTV entrou em contato com o pai de Joanna, André Rodrigues Marins, mas ele não quis falar sobre o assunto.

Desde o nascimento da menina, os pais brigaram na Justiça para ficar com a filha. O pai estava com a guarda desde maio.

Demissão

A direção do Hospital Rio Mar informou que a médica foi demitida e que, como coordenadora do setor de pediatria, ela foi a responsável pela contratação do falso médico. A direção disse ainda que estuda a possibilidade de entrar com um processo cível e um outro criminal contra a pediatra.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu uma sindicância na quinta (12) para apurar o atendimento.


Pacientes aprovam atendimento da UPA de Rosa dos Ventos em Parnamirim

Os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rosa dos Ventos tem aprovação de 80% dos pacientes que lá estiveram entre os dias 11 de junho e 9 de julho. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Serviço Social e encaminhada ao Gabinete Civil da prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde.

A pesquisa mostra ainda que 15% dos entrevistados consideram o atendimento “regular” e apenas 5% o classificam como “ruim”.

“Em se tratando de uma unidade de pronto atendimento é uma aprovação considerável”, disse a diretora da UPA, Luiza Amália Moura Galvão.

Os entrevistados apresentaram setenta e cinco sugestões, entre elas a presença de um número maior de médicos no atendimento, construção de novas UPAs, realização de exames e a disponibilização de barra de ferro para acorrentar bicicletas.

O Secretário Municipal de Saúde, Marciano Paisinho, considera inviável o aumento do número de médicos em Rosa dos Ventos até por falta de espaço físico, mas adiantou que a partir deste mês de agosto a UPA começará a fazer os exames básicos de urgência.

A propósito de novas UPAs, o prefeito Maurício Marques lembra que a prefeitura, em parceria com os governos estadual e federal, já deu início à construção de uma unidade em Nova Esperança, com capacidade para 300 atendimentos por dia.


Centro Clínico Sadi Mendes: 800 mil procedimentos em seis meses

O Centro Clínico Sadi Mendes fechou o primeiro semestre do ano com mais 800 mil procedimento realizados. Inaugurado em dezembro de 2009, o Centro possui uma equipe com 162 especialidades, um laboratório de análises clínicas, e a partir de agosto, vai passar a atender a especialidade de geriatria, ramo que cuida do idoso.

Em janeiro deste ano, foram contabilizados 46 mil atendimentos, dos quais 21 mil foram exames laboratoriais, 15 mil na Central de Marcação, 3 mil procedimentos odontológicos e 5 mil procedimentos na CCPA.

O número de atendimento vem crescendo, contabilizando 79 mil exames em junho deste ano, incluindo aqueles de alta complexidade como ressonância magnética e tomografias. O maior número de consultas no CCPA foi na área de cardiologia e protologia, chegando a uma média de 6 mil e 600 atendimentos. Seguindo as especialidades de otorrino com 2 mil e 500 atendimentos e de dermatologia com 2 mil e 300.

No CCPA foram realizadas 28 mil consultas e 12 mil procedimentos. Na Central de odontologia, foram 23 mil procedimentos, divididos entre os atendimentos de periodontia, endodontia, cirurgia, prótese e radiologia. A Junta médica atendeu 737 pessoas desde dezembro do ano passado.

O investimento de um milhão de reais trouxe diversas especialidades médicas para Parnamirim, como psiquiatria, pneumologia, fonoaudiologia, mastologia e muitas outras.


12 agosto 2010

Charge do dia!!!


[Artigo] Carta ao mestre Ernani Rosado

Carta ao mestre Ernani Rosado


“...Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?”
(Titãs)

Querido mestre Ernani,

Quanta saudade! Ah! Como eram boas àquelas horas de convívio, de aprendizado constante, não só de cirurgia, mas principalmente, de vida. Sim! Caro professor, aprendi muito com o senhor. Aprendi a não ficar calado diante dos absurdos dos homens; aprendi a defender os meus ideais, como se fosse a última coisa a fazer nesta vida... Imagino o quanto o senhor sente saudade da docência, afinal, o professor se liga a eternidade do aluno e a sua influência não cessa nunca. E como àquelas horas se eternizaram em minha mente. Tem razão Adélia Prado: “O que a memória amou, fica eterno”.

Mas, não vamos ter raiva do destino. Ele nem é tão cruel assim. Pois, se ele foi madrasta, ao tirá-lo da sala de aula, foi também mãe, ao poupá-lo de presenciar mais um capítulo nas Universidades Públicas do Brasil. Sabia professor, que o Governo Federal, no apagar das luzes, acenou com mais verbas para as universidades? Agora é o REHUF – Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários. Uma gorda quantia de milhões de reais será oferecida às Universidades Públicas. Até aí, tudo bem! Mas, existe um pequeno detalhe, esquecido por todos, inclusive pela nossa querida UFRN: nada! Nenhum centavo, um mísero vintém, será empregado em programas de qualidade de vida e de estímulo dos docentes e funcionários! Mais uma vez a nossa Universidade nos mostra que Chaplin estav a errado ao gritar por mais humanismo ao invés de fazer apologia às máquinas e as obras...

Como se não bastassem as obras realizadas, desde 1994, no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) - e sempre inacabadas -, agora, através dos quase 100 milhões do REHUF, vamos construir e destruir muito do que já foi feito. Não foi à toa que, certa vez, caro professor, fiz uma analogia das obras do HUOL, com o pano de Penélope: mulher de Ulisses, que para se manter longe dos seus pretendentes, de dia fazia uma manta, para a noite destruí-la. Só que agora, a destruição será mesmo a luz do dia. Vamos destruir muito do que já foi reformado e inaugurado, há poucos dias. Vamos destruir até o biotério e a cirurgia experimental do professor Aldo Medeiros: o lugar onde dei os meus primeiros pontos será transformado Deus sabe em que...

Toda essa farra do cimento e dos tijolos do HUOL, há 16 anos, não teria problema nenhum – mesmo sabendo que tudo isso é patrocinado com os nossos pesados impostos-, se fosse revertida em melhoria para a população. Mas o danado é que os números não mostram isso. Sete salas de cirurgias não conseguem funcionar tanto quanto deveriam e, por isso, em média, um doente leva cerca de cinco anos para operar a sua hérnia inguinal. É melhor nem falar dos cálculos das vesículas biliares, não é mesmo?... não são infundadas, portanto, às críticas ao HUOL e a sua participação pífia no SUS...

Caro professor, não seria mais lógico investir uma parte desse dinheiro no homem - estimulando os profissionais de saúde -, colocando, assim, para funcionar o que já foi construído e, hoje, é subutilizado? Eu sei que estamos na época da robótica, da cirurgia à distância, mas para o centro cirúrgico funcionar é preciso um exército unido, coeso e estimulado: do maqueiro ao médico. De que adianta, então, termos salas equipadas, com aparelhos de última geração, se o homem – o tão esquecido homem, esse ser desprezado, multiforme e cambiante-, não estiver lá para ligar estes aparelhos? Pra que tanta tecnologia - e obras -, se tudo isso não trouxer benefícios efetivos ao homem? Pra quê?!

Meu Deus, caro professor, por que foi que cegamos? Será que Saramago têm razão ao dizer que não cegamos, mas que estamos cegos: “Cegos que vêem; cegos que vendo não vêem”. Será, estimado mestre, que um dia, veremos o nosso bom e velho HUOL, de volta, entregue aos estudantes de medicina e não aos de arquitetura; entregue aos docentes e funcionários da saúde e não aos da engenharia civil? Será que um dia, voltaremos, no HUOL, a sentir o cheiro do éter, ao invés das tintas e colas?

Pois é, querido professor Ernani: quanta saudade! O escritor Rubem Alves ensina que a saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar: “A saudade é a dor que se sente quando se percebe a distância que existe entre o sonho e a realidade. Mais do que isto: é compreender que a felicidade só voltará quando a realidade for transformada pelo sonho, quando o sonho se transformar em realidade”.

Querido mestre, preciso acreditar que o sonho não acabou! Preciso acreditar que esta realidade, tacanha e cega, não continuará para sempre a nos atormentar. Que esta realidade, cruel e mesquinha, não terá a última palavra. Preciso acreditar que a estupidez humana não será eterna...

Um forte e carinhoso abraço!

Do seu eterno discípulo,

Francisco Edilson Leite Pinto Junior
Professor, médico e escritor

Vetado novo curso de Medicina da UFS em Lagarto

Implantação do curso de Medicina no Campus de Lagarto não obteve apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D’Avila, encaminhou uma resposta negativa ao governador Marcelo Déda (PT) quanto ao seu pedido de apoio para a implantação do curso de Medicina no Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto. Esta reportagem do Correio de Sergipe teve acesso, com exclusividade, a toda documentação que comprova a informação.

Ao justificar a negativa, Roberto Luiz justificou com o que ele entende por “condições inadequadas de trabalho” para a categoria, além da carreira de Estado que reflita a dignidade da profissão médica, ou seja, em quatro anos praticamente o governo Déda não cumpriu o compromisso de, encaminhar para a Assembleia Legislativa, um plano de cargos e salários para os profissionais da Saúde pública de Sergipe.

Ao responder ao ofício do governador, o presidente do CFM disse que “informamos que o Conselho Federal de Medicina é favorável a abertura de escolas médicas somente em locais que justifiquem a necessidade social e condições de formação adequada, dentre elas a existência de Hospitais Universitários”.

“Em relação à falta de médicos no interior do Estado, onde nossos dados informam que 92,4% dos médicos residem na capital, o que ocorre é uma evidente má distribuição por falta, certamente, além de condições inadequadas de trabalho, constata-se ausência de carreira de estado que reflita a dignidade da profissão médica. Com certeza, quando o Governo de Sergipe resolver esta situação não faltará médico no interior do Estado”, completou o presidente do CFM.

A decisão praticamente inviabiliza a realização do Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS) do Campus de Ciências da Saúde de Lagarto, que continua sem data prevista para acontecer. O PSS estava previsto para ocorrer agora em julho, mas já se cogitava um atraso para agosto. A realização do Vestibular e o início imediato das aulas foi um compromisso assumido pelo governador Marcelo Deda.

Durante os governos anteriores, o Partido dos Trabalhadores fez duras cobranças pelo plano de cargos e salários dos profissionais de Saúde. Já no comando do Estado, Marcelo Déda também se comprometeu com a categoria, mas até agora não encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei para a apreciação dos parlamentares. O plano de cargos e salários tem sido o objeto da cobrança da bancada de oposição ao longo desses anos, em especial, pelos deputados estaduais Augusto Bezerra (DEM), Venâncio Fonseca (PP) e Goretti Reis (DEM).

Governo do Estado – Ao formular o pedido ao CFM, Marcelo Déda destacou que seu governo vem realizando uma série de investimentos visando a ampliar a rede de atenção á saúde, citando que se encontra em processo de construção, ampliação ou reforma, 102 Clínicas de Saúde da Família, nove Unidades de Pronto Atendimento, quatro hospitais regionais e três hospitais de alta complexidade, compreendendo tudo isso em um investimento superior a R$ 130 milhões.

Marcelo Déda ainda coloca que “para a plena implantação da reforma e para o bom funcionamento das novas unidades, o Governo do Estado depara-se com a carência de profissionais na área médica. Adianto, no entanto, um dos motivos que provocam a carência: a existência de apenas dois cursos de Medicina em funcionamento no Estado, sendo público apenas um deles”, disse o petista, ressaltando que seu governo se empenha em promover uma profunda reforma sanitária em Sergipe.

O governador usa como justificativa pelo curso de Lagarto a necessidade de descentralizar as ações de saúde e, direção ao interior do Estado. “É fato muito conhecido que os médicos em Sergipe concentram suas atividades laborais na capital, seja pelo fato de o mercado de trabalho ter melhores condições e ser mais especializado, seja pelo hábito cultural relacionado ao acesso a bens e serviços mais sofisticados. Não fazem parte dos anseios profissionais fixar residência e atuar no interior, porque trabalhar na capital está relacionado ao reconhecimento do sucesso profissional”.

Por fim, o governador chega a colocar em “cheque” a capacidade dos profissionais médicos sergipanos. “Outro tema a ser enfrentado é a atitude dos profissionais de saúde em geral, e dos médicos em particular, cujas práticas guardam um grau de degradação dos valores éticos e falta de compromisso com o cuidado aos pacientes, configurando uma prática médica degradada, que atua, por um lado, com um paradigma científico defasado e, por outro, como uma prática técnica e ética não comprometida com o cuidado do paciente”.

“A maior parte dos profissionais médicos é formada em nossas escolas sob a égide do trabalho médico liberal, num paradoxo enorme em relação aos cenários de ensino, a maioria deles realizada em serviços públicos do SUS. Boa parte dos docentes e estudantes conhece parcialmente a rede de serviços pública, pois sua formação está concentrada no hospital universitário, que nem sempre tem uma integração efetiva com o SUS”, completa o governador.

Cremese – Na última quarta-feira (21), o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese), Dr. Henrique Batista e Silva, publicou uma nota esclarecedora para a população sergipana. Apesar de compreender e estimular os investimentos do Governo do Estado na ampliação da rede de atenção à saúde da população, entende que a “justificativa” do governador Marcelo Déda, para conseguir a implantação do curso de Medicina em Lagarto, “agride gratuita e espontaneamente, mais uma vez, os profissionais de saúde em geral e em particular os médicos quando numa generalização absurda e injusta”.

Henrique Batista diz ainda que desta forma, o Governo de Sergipe despreza todos aqueles profissionais, que lutam diuturnamente contra a morte junto aos seus pacientes, em hospitais públicos desaparelhados, vivendo verdadeiro caos administrativo, como comprovado em sucessivas fiscalizações conjuntas realizadas pelo Conselho Regional de Medicina/SE e Ministério Público Estadual. “Atinge ainda, em flagrante falta de justiça e bom senso, o Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe que em 2011 fará 50 anos de relevantes serviços prestados ao Estado, responsável pela formação de 64% dos médicos em atividade no Estado de Sergipe, lançando-lhe a pecha descabida e injusta de uma prática médica degradada, com um paradigma científico defasado, com um Hospital Universitário que nem sempre tem uma integração efetiva com o Sistema Único de Saúde”.

O presidente do Cremese coloca também que “em relação à falta de médicos no interior do Estado, dados informam que 92,4% dos médicos residem na capital, mas grande parte desses deslocam-se diariamente aos municípios aonde exercem suas atividades, pela facilidade proporcionada pelas curtas distâncias dentro do Estado. A distribuição dos profissionais certamente não é melhor, pelas condições inadequadas de trabalho com baixo padrão técnico resolutivo, precariedade e insegurança nos contratos trabalhistas e ausência de carreira de Estado aos moldes do Judiciário, que reflita a dignidade da profissão”.

Ele encerra a nota, mandando um recado duro para o governo do Estado. “Com certeza, criadas tais condições pelo Governo, não faltarão profissionais, inclusive oriundos de outros Estados. Inaceitável é, na justificativa de um projeto, a agressão generalizada à classe médica e sua instituição formadora, que mantém a saúde do Estado – as quais não podem ser responsabilizadas pelo caos administrativo vigente”.

Ápice – O auge da polêmica veio à tona com a publicação do artigo “Governador Déda e a UFS versus os médicos de Sergipe”, no site do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed/SE), de autoria da médica e da presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise, Déborah Pimentel, que ensina Medicina Legal e Ética Médica no Departamento de Medicina da UFS.


Fonte: Jornal Correio de Sergipe

Sistema de urgência e emergência próximo a situação de colapso

O aumento da demanda dos serviços de saúde tem colocado em dificudade o seu funcionamento levando a uma situação próxima de um colapso.
O principal hospital público do Estado, o Walfredo Gurgel, chega a registrar cerca de 50 macas que se acumulam em seus corredores, gerando dificuldade na prestação de socorro, e criando uma situação quase desumana de atendimento. Ainda no Walfredo Gurgel, na semana passada, havia uma fila com 25 pacientes a espera pelo atendimento na UTI.
A impressão das entidades médicas é que essa situação possa agravar se alguma providência não for tomada de imediato.
O que pode ser feito?
Entre as possibilidades para amenizar o problema, o presidente do Sinmed, Dr. Geraldo Ferreira cita como soluções a ampliação ou reativação de leitos da rede pública, contratação de leitos de suporte na rede filantrópica e privada, além da construção de um grande hopsital público em Natal nos moldes do Walfredo com capacidade superior a 300 leitos.
O Sinmed deverá orgazinar nos próximos dias uma reunião com diretores de hospitais e gestores das secretarias de saúde para que possam ser elencadas soluções emergenciais para amenizar a crise.
Fonte: Sinmed RN

Obstetrícia próxima de um colapso

A obstetrícia na grande Natal vem enfretando sérios problemas. Falta de leitos, de recursos humanos (médicos obstetras) figuram entre as dificuldades. Em aspectos gerais, a escassez de leitos tanto para mães, como para bebês pre-maturos são os problemais mais comuns ocorridos nos hospitais Januário Cico e Santa Catarina.

O médico obstetra, Dr. Ricardo Cobucci, destaca um outro ponto que prejudica o atendimento obstétrico. "A maternidade Divino Amor, em Parnamirim atende hoje cerca de 40 municípios. É uma demanda consideravél". Para ele, o grande número de pacientes vindos do interior- devido a falta de médicos obstetras- aumenta a demanda nos maiores maternidades de Natal e Parnamirim.

Além disso, Dr. Ricardo informa que em algumas maternidades de Natal, um outro agravante é escala de médicos defasada e a ausência de materiais básicos em qualquer unidade de saúde, como toalhas, luvas . "Se não forem tomadas medidas com urgência, a obstetrícia pode entrar em colapso", concluiu.


Fonte: Sinmed RN

11 agosto 2010

Charge do dia!!!

COBEM 2010 - Congresso Brasileiro de Educação Médica

Após 30 anos, a cidade de Goiânia volta a sediar o congresso da ABEM. Situada no coração do país, a capital do estado de Goiás e sua calorosa população receberão todos aqueles que anseiam em contribuir para o desenvolvimento da Educação Médica brasileira.

O estado de Goiás é privilegiado na sua diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais, fazendo do turismo uma grande atividade econômica local. E Goiânia, uma das cidades com melhor qualidade de vida, é um centro de excelência médica em diversas especialidades e possui variadas opções gastronômicas e de lazer. Venham preparados para curtir o final de semana e o feriado prolongado após o 48º COBEM em nossas cidades turísticas e nossos pontos culturais e comerciais.

O COBEM 2010 será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, localizado no centro da cidade, a poucos metros da rede hoteleira, bancos e opções gastronômicas variadas e que possui infra-estrutura para comportar mais de 2000 congressistas. No pavimento térreo será construído nosso alojamento estudantil.

O tema oficial é “Uma Escola para o SUS: O lugar da Educação Médica no Sistema de Saúde Brasileiro”. A proposta é construir um congresso que discutirá, tanto aspectos específicos da Educação Médica, quanto aspectos da política de Saúde Pública, com importante enfoque na parceria ensino-serviço, através dos cenários oferecidos pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde.

Esperamos todos vocês em Goiânia, para que possamos, juntos, escrever esse excepcional capítulo na história da Educação Médica brasileira. Estejam atentos para as datas de inscrição no Congresso com os menores valores e para a data final de inscrição de trabalhos que será 30 de junho de 2010.


Prof. Vardeli Alves de Moraes
Presidente Docente do 48º COBEM

Ac. Denis Masashi Sugita
Presidente Discente do 48º COBEM



Hospital da PM comemora 47 anos de existência nesta quarta-feira

O Hospital Central Coronel Pedro Germano, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, completa 47 anos de existência nesta quarta-feira (11). Uma missa pela manhã, seguida de um café, marcou o início das comemorações, que será encerrada no final da tarde com uma solenidade que homenageará pessoas que direta ou indiretamente deram apoio à Diretoria de Saúde da PM.

Localizado na avenida Prudente de Morais, 887, no bairro do Tirol, o Hospital Pedro Germano dispõe de enfermarias de clínica médica, pediatria, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, UTI geral e neonatal, centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas, farmácia, sala de radiografia e ultrassonografia, sala de pronto-atendimento, além de um anexo onde funciona a “cidade da amamentação”, composta de um banco de leite e de uma sala de vacinas.

A unidade hospitalar atende não só aos militares e seus dependentes, como também a população em geral, desde que com encaminhamento médico. O hospital oferece ainda o programa de Residência Médica em Clínica Médica e Pediatria e a Residência Acadêmica, com cerca de 35 estudantes.

Como reconhecimento ao trabalho pelo combate à mortalidade infantil recebeu do UNICEF/Ministério da Saúde/UNESCO o título de “Hospital Amigo da Criança”, em dezembro de 2000. O Hospital também foi referência para o atendimento a autoridades, presidentes e ao Papa João Paulo II quando o sumo pontífice esteve em Natal.

Hoje, a unidade realiza um atendimento anual de mais de 5.300 internações hospitalares, 2.400 cirurgias, 40.000 exames laboratoriais. 3.600 ultra-sonografias, 5.000 exames de raios X, 85.000 mil consultas médicas além de 23.000 atendimentos odontológicos.

História

O Hospital Coronel Pedro Germano é uma evolução do centro ambulatorial Leide Morais, que até 1962, era o único atendimento médico “privilegiado” a policiais militares. Com a criação da Diretoria da Saúde no âmbito da PM, em 1963, o centro evoluiu até chegar à unidade hospitalar que é hoje.


Fonte: Agência RN

Médicos Residentes de todo o país entram em greve no dia 17


Os 22 mil médicos residentes deflagram greve a partir do dia 17 de agosto em todo o país. A categoria, que atua nos serviços ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), luta por reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio, congelada desde 2006 em R$ 1.916,45. Desde abril, os residentes buscam negociação com os ministérios da Saúde e da Educação sobre suas reivindicações, mas até hoje não houve proposta que assegurasse valorização dos profissionais e proporcionasse melhores condições na formação.
No Rio Grande do Sul, o movimento é liderado pela Associação dos Médicos Residentes do Rio Grande do Sul (AMERERS) e tem apoio do Sindicato Médico do RS (SIMERS). Além de reajuste na bolsa, a pauta de reivindicações dos médicos residentes inclui pagamento de auxílio moradia e auxílio alimentação e do adicional de insalubridade, respeito ao reajuste anual, instituição da 13ª bolsa-auxílio e aumento da licença maternidade de quatro para seis meses.
A decisão pela suspensão dos atendimentos por tempo indeterminado, exceção feita à prestação de serviços essenciais (urgências, emergências e UTIs), foi tomada pela Comissão de Greve da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), formada por diversos representantes estaduais.
"Fizemos de tudo para evitar essa medida extrema, mas a falta de valorização do nosso trabalho por parte dos ministérios da Educação e da Saúde nos força a apelar para esse último recurso", diz Nivio Moreira, presidente da ANMR. "A rigor, os hospitais não podem depender dos serviços dos residentes, mas na prática a história é outra. Não temos como estimar o volume de cirurgias, procedimentos e consultas que corre o risco de cancelamento".
Os pós-graduandos de todas as regiões do Brasil já confirmaram sua participação na greve. No dia 17, às 10h, haverá ato público em frente aos hospitais que oferecem programas de especialização médica. Os representantes da categoria também planejam realizar exames de medição de pressão arterial e glicose, e haverá distribuição de panfletos à população.
A Campanha de Mobilização pelo Reajuste da Bolsa ganhou força com paralisações de 24 horas realizadas em 23 estados, de 13 a 15 de abril. Desde então, a ANMR já participou de diversas reuniões em Brasília nas quais sua pauta de reivindicações foi discutida, tanto na Comissão Nacional de Residência Médica quanto no gabinete da Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Ana Estela Haddad. Embora o governo tenha cedido em alguns pontos, o índice oferecido como aumento (17%) permanece muito aquém do pleiteado.
Fonte: Imprensa/ANMR

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons