15 fevereiro 2011

Cremepe, TCE e PF combatem exercício ilegal da medicina

Uma ação conjunta entre o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e a Polícia Federal, realizada no último sábado (12/02), resultou na prisão de um falso médico no município de Panelas, agreste de Pernambuco. Esse foi o primeiro caso de exercício ilegal da medicina identificado conjuntamente pela equipe neste ano.

O panamenho Neftáli Isaías Morales Abaldia, de 32 anos, foi flagrado na Unidade Mista Nossa Senhora de Fátima, onde trabalhava como clínico geral apesar de não possuir número de registro em nenhum conselho regional de medicina do país. O estrangeiro também trabalhava em mais dois municípios do agreste do estado: Ibirajuba e Agrestina. Abaldia foi autuado e levado para a penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. O Cremepe abrirá sindicância para apurar o caso. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) informou que vai responsabilizar as prefeituras pela contratação do falso médico.

“O exercício ilegal da medicina por pessoas formadas fora do país tornou-se frequente, em face da conivência de gestores municipais, que se utilizam desses profissionais submissos a péssimas condições de trabalho e salário. As ações dos Conselhos Regionais de Medicina, da Polícia Federal e do Tribunal de Contas do Estado são decisivas para combater e erradicar essa prática criminosa, indutora de graves prejuízos à população - população que passa da desassistência aos riscos de uma atenção em saúde sem prévia avaliação de capacidade técnica e sem mecanismos regulamentadores de caráter ético-profissional”, avalia Carlos Vital, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cremepe, com informações do CFM.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons