23 fevereiro 2011

UnP inaugura Hospital Simulado

A Universidade Potiguar- UnP inaugurou ontem, 22/02, o primeiro hospital Simulado do Brasil. A obra foi resultado de uma grande reforma nos oito mil metros quadrados de instalações da UnP da Salgado Filho ao custo de R$ 15 milhões.

Nele, há 22 consultórios e uma clínica integrada para a realização de atendimentos à comunidade. Segundo a coordenadora do Hospital Simulado, profa. Ana Loíza Araújo, "o Hospital Simulado faz parte das metodologias ativas que estão sendo implantadas na UnP”.

Nos laboratórios, os alunos de todos os cursos da área da saúde poderão simular problemas de diferentes naturezas, aprendendo a lidar desde cedo com urgências e emergências como se estivessem num hospital de verdade.

O trabalho poderá ser realizado com simulador, manequim e/ou um ator, em que o professor vai decidir o caso a ser tratado e nós utilizaremos todos os equipamentos tecnológicos para dissimular a situação que ele desejar.

Para que os professores fossem capacitados a lidar com os simuladores, a diretora do curso de Enfermagem, profa. Brenda Justiz coordenou o treinamento. "Nós fizemos duas simulações: um parto e um paciente que sofreu um acidente enquanto fazia exercícios em uma academia.

Para que todas essas mudanças acontecessem, a instituição investiu em reformas estruturais e curriculares, possibilitando o uso de novos métodos como "bodypainting" (Pintura Corporal), que possibilita a simulação, em seres humanos, dos movimentos dos músculos e demais sistemas do corpo.

Já o Hospital e UTI simulados com manequins robotizados comportam modernos softwares que simulam situações bastante próximas do real, como reações a medicamentos e procedimentos errados.

Todas essas novas possibilidades no ensino deve garantir à UnP um lugar de destaque na região quando o assunto é formação de profissionais – especialmente médicos. Em todo o país, apenas a UnP e uma universidade de São Paulo utilizam o equipamento de ponta.


Fonte: Sinmed RN

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons