Síndrome do Túnel do Carpo é o nome dado à doença que ocorre quando o nervo mediano, que passa por uma região do punho chamada túnel do Carpo, fica submetido à compressão. Comum entre mulheres entre 35 e 60 anos, atinge, principalmente os dedos indicador, anelar e médio, causando dormência e formigamento, geralmente no período noturno.
Existem alguns exercícios que podem ajudar a prevenir e aliviar a dor da síndrome. Embora sozinhos não substituam o tratamento adequado e o posicionamento ergonômico, eles podem oferecer algum alívio.
Você pode tentar esta série de movimentos no início e no final de seu turno de trabalho, bem como durante os intervalos ao longo do dia:
- Levante-se em linha reta e estenda os dois braços para a frente.
- Estenda seus pulsos e dedos de forma aguda, como se estivesse dando um sinal de "pare". Fique nesta posição por 5 segundos.
- Agora, estique os pulsos, enquanto relaxa os dedos.
- Mantenha os pulsos retos, faça um punho e aperte-o bem. Segure por 5 segundos.
- Mantenha os punhos fechados e dobre-os para baixo. Mantenha esta posição por 5 segundos.
- Estique os dois punhos e relaxe os dedos novamente.
Repita a série de 5 a 10 vezes, então, relaxe os braços.
Mesmo se você ainda não sentiu os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo, esses exercícios são simples, fáceis e ótimos para quem usa computadores, trabalha com ferramentas manuais, costura, toca um instrumento ou faz outras tarefas repetitivas com os dedos/mãos.
Não espere até que suas mãos e pulsos lhe causem dor. Tome medidas preventivas!
Fonte: Dra. Elisabete F. Almeida - drabete@lincx.com.br
06:27
DeAssis
No comments
0 comentários:
Postar um comentário