11 maio 2011

Marinha divulga edital de concurso para ingresso de médicos

Os médicos que desejam ingressar na Marinha do Brasil (MB), como oficial de carreira, podem se inscrever para o Exame de Admissão ao Corpo de Saúde da Marinha, desde 18 de abril até o próximo dia 16 de maio.

Todos os candidatos médicos, de ambos os sexos, poderão prestar o concurso para qualquer especialidade oferecida, independente de ser especialista ou não.

Para aqueles que ingressaram sem especialidade concluída, a Marinha oferecerá o Curso de Aperfeiçoamento, à semelhança de Residência Médica.

O candidato deverá optar por uma das vagas oferecidas para as seguintes especialidades: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina Intensiva, Medicina Legal, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Radiologia.

A inscrição é obrigatória, preferencialmente via Internet, pelo próprio candidato, na página oficial da Diretoria de Ensino da Marinha, no endereço www.ensino.mar.mil.br, ou via Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Divulgação (ORDI), relacionadas no Edital do Concurso, que poderá ser consultado no citado endereço.

As provas escritas serão aplicadas no dia 03 de julho nas cidades de Vila Velha(ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ).

A CARREIRA DO MÉDICO COMO OFICIAL DO CORPO DE SAÚDE DA MARINHA

1 – O CORPO DE SAÚDE DA MARINHA
O Quadro de Médicos do Corpo de Saúde da Marinha (CSM) destina-se a suprir esta Força com Oficiais para o exercício de cargos técnicos relativos às atividades de medicina assistencial (em Ambulatórios, Policlínicas e Hospitais Navais), medicina operativa (em navios e tropas), medicina pericial (nas Juntas de Saúde) e pesquisa, no Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB).

2 – O CURSO DE FORMAÇÃO
Os candidatos aprovados no Processo Seletivo realizarão um curso de nove (9) meses, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), situado na Ilha das Enxadas (Baía de Guanabara), na cidade do Rio de Janeiro.

Durante o curso, no posto de Guarda-Marinha (GM), receberão vencimentos mensais de cerca de R$ 5.150,00.

Os oficiais-alunos terão as seguintes vantagens:


- Auxílio para aquisição de uniformes;
- Assistência médica-hospitalar;
- Alojamento e alimentação, entre outros benefícios.

O curso de Formação Militar-Naval consta basicamente de disciplinas atinentes à atuação do Oficial Médico na Marinha do Brasil e de Palestras, em especial sobre os seguintes temas:

- Medicina de aviação;
- Medicina de submarino e escafandria; e
- Saúde mental.

É previsto também a realização do Estágio de Aplicação de Oficiais (EAO), com a finalidade de adaptar o candidato às características do serviço naval inerentes à profissão, à complementação de sua formação militar-naval e à avaliação complementar para o desempenho de funções técnicas e administrativas.

O EAO terá a duração de dez (10) semanas, conduzido pela Diretoria de Saúde da Marinha (DSM), quando o candidato terá a oportunidade de conhecer “in loco” as diversas Organizações Militares (OM) hospitalares e congêneres do Sistema de Saúde da Marinha (SSM).

Após a aprovação no curso de formação, os GM serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil, no posto de Primeiro-Tenente (Md), com vencimentos mensais de cerca de R$ 6.800,00, sendo indicados para o exercício de funções em Organizações Militares hospitalares ou que possuam facilidades de saúde.

Os médicos poderão alcançar o posto de Vice-Almirante (Md), o mais alto posto do Corpo de Saúde da Marinha.

3 – CURSOS EXTRAORDINÁRIOS
O Oficial, ao longo da carreira, poderá realizar cursos extraordinários de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, no Brasil ou no Exterior, destinados ao seu aprimoramento técnico-profissional. Serão em caráter de voluntariado, por número de vagas estabelecido, de acordo com a Sistemática de Planejamento de Pessoal da Marinha.

4 – AS VANTAGENS
Durante a carreira, de acordo com a necessidade do serviço, os Oficiais terão oportunidades de serem selecionados para:

- realizarem cursos extraordinários em instituições civis e militares no Brasil e no exterior;
- dirigirem OM hospitalares, Policlínicas Navais e Unidades Médicas;
- atuarem em missões da Organização das Nações Unidas (ONU);
- participarem de Comissões nos Navios de Assistência Hospitalar (NAsH), os “Navios da Esperança” ;e
- participarem de Comissões Antárticas, dentre outras.

A Carreira Naval também possibilita:

- Perspectiva de crescimento profissional ao longo da carreira;
- Bom ambiente de trabalho;
- Plano de carreira bem definido, com possibilidade de ascensão contínua com aumento de salários proporcionais;
- Estabilidade após cinco anos de serviço;
- Ingresso sem exigência de experiência anterior;
- Salário inicial compatível com o mercado;
- Moradia, quando fora da cidade do Rio de Janeiro;
- Assistência médico-hospitalar para si e para seus dependentes em instalações exclusivas da Marinha e credenciadas;
- Instalações sócio-recreativas para si e seus dependentes, mediante pequena mensalidade;
- Ajuda para aquisição de uniformes;
- Alimentação; e
- Aposentadoria com vencimentos integrais.

Ao ingressar no Quadro de Médicos do Corpo de Saúde da Marinha do Brasil, o candidato estará optando por abraçar a carreira militar como Oficial da Marinha, e não por exercer apenas sua profissão técnica.

Serão abertas diversas novas possibilidades, muitas vezes diferentes do que aquelas permitidas por sua formação original.

Por isso, se você deseja ultrapassar os limites de sua formação técnica, ampliando seus horizontes e seguindo uma carreira cheia de possibilidades e emoções, plena de realização profissional, numa das mais antigas e conceituadas instituições do país, inscreva-se já.

A carreira militar naval é muito mais que uma simples profissão. É uma grande aventura e um compromisso de vida, que prima pela observância de valores éticos e morais.

Ao escolher a Marinha do Brasil, você fará parte de uma equipe capacitada, motivada e atuante, sempre a serviço do país e do cidadão brasileiro.

Acesse os sites www.ensino.mar.mil.br e www.dsm.mar.mil.br


Fonte: Diretoria de Saúde da Marinha (DSM)

1 comentários:

Fernanda Leal disse...

Prezados,
Boa tarde. Meu nome é Fernanda Leal, sou uma das responsáveis por ações da Editora Elsevier Saúde nas redes sociais.
Gostaria de propor uma parceria com o blog.A parceria é simples, nós desejamos divulgar os livros que sejam da mesma área do blog, e em troca, cederemos ao blogueiro o conteúdo exclusivo online do Student Consult/Expert Consult do livro divulgado, durante um período determinado.
Caso vocês conheçam algum outro blog na área de saúde que julguem interessante para fazer essa parceria, é só recomendar para avaliarmos.
Abraços,
Fernanda Leal.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons