24 maio 2010

3º FÓRUM DILEMAS ÉTICOS 2010 - NESTA TERÇA-FEIRA, CREMERN VAI DEBATER DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

A “Doação e o Transplante de Órgãos” serão debatidos nesta terça-feira, 25/05 a partir das 19hs30min, no auditório do Memorial da Medicina, dentro do Fórum Dilemas Éticos, promovido pelo Conselho Regional de Medicina.

O evento contará com duas palestras, sendo a primeira proferida pelo Dr. Carlos Eduardo S. Silvado, que é Membro da Câmara Técnica do CFM,que abordará o tema “Diagnóstico de Morte Encefálica”. A segunda palestra será apresentada pelo Dr. Reginaldo Carlos Boni, que é Coordenador da Organização de Procura de Órgãos - OPO da Santa Casa de São Paulo e ele vai abordar o tema “Captação de Órgãos”.

O assunto Doação e Transplantes de Órgãos é um dos mais importantes da atualidade, especialmente porque o Brasil realiza hoje um dos maiores programas de transplantes de órgãos e tecidos do mundo, com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizadas a realizar transplantes, no Sistema Nacional de Transplantes, presente em 25 estados brasileiros, através das Centrais Estaduais de Transplantes.

Importante frisar que a Política Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos está fundamentada na Legislação (Lei nº 9.434/1997 e Lei nº 10.211/2001), tendo como diretrizes a gratuidade da doação, a beneficência em relação aos receptores e não maleficência em relação aos doadores vivos.

A legislação estabelece também garantias e direitos aos pacientes que necessitam destes procedimentos e regula toda a rede assistencial através de autorizações e reautorizações de funcionamento de equipes e instituições. Toda a política de transplante está em sintonia com as Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990, que regem o funcionamento do SUS.

COMO DOAR - Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente,uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas.

Lembre-se que alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.

OUTRAS INFORMAÇÕES - O Brasil registrou em 2009 número recorde de doadores de órgãos. Foram 1.658, ou 8,7 doadores por milhão da população (ppm). Isso representa um crescimento de 26% em relação ao ano anterior (7,2 ppm) e supera a meta da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), que era de 8,5 ppm.

Para outras informações - Presidente do CREMERN - Dr. Luís Eduardo Barbalho de Mello - 9962-3678


Fonte: CREMERN

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons