11 maio 2010

AMB recebe condecoração do Ministério da Defesa por missão no Haiti

AMB compartilha a honraria com todos os voluntários enviados para atendimento às vítimas do terremoto

A Associação Médica Brasileira recebe, em 12 de maio, a partir das 10h30, a Medalha da Vitória, outorgada pelo Ministro de Estado da Defesa, Nelson Jobim. A homenagem acontece no Monumento Nacional aos Mortos da II Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Na ocasião, a AMB receberá um diploma e condecoração por conta da missão AMB SOS–Haiti, criada para atendimento às vítimas do terremoto que assolou aquele país em 12 de janeiro de 2010.

Segundo o presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral, a grande participação dos médicos nesta iniciativa comprova a grande solidariedade e vontade de ajudar destes profissionais. “Há muito tempo que ouço coisas do tipo: os médicos só atendem em clínica privada ou em grandes hospitais, nos grandes centros, não sabem trabalhar com outros profissionais e não querem se interiorizar. Essa ação mostrou que tais frases não são e nunca foram verdadeiras”.

Além de missões humanitárias como esta, promovida pela AMB em parceria com outras entidades médicas e Sociedades de Especialidade, a Medalha, criada em 2004, destina-se a agraciar militares e civis, além de policiais, bombeiros e outras instituições que contribuem para a difusão dos feitos da Força Expedicionária Brasileira e dos demais combatentes brasileiros, assim como aqueles que participaram de conflitos internacionais na defesa dos interesses do país, integraram missões de paz, prestaram serviços relevantes ou apoiaram o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões institucionais.

Haiti: a lição de solidariedade dos médicos brasileiros

Foram enviadas três equipes, que trabalharam em média 12 horas diárias, totalizando 180 horas de assistência; centenas de atendimentos ambulatoriais, 180 internações e 240 cirurgias. “Quando iniciamos o alistamento de médicos, a inscrição de mais de 1000 voluntários nos deu a certeza de que estávamos no caminho certo, que poderíamos expressar a solidariedade dos médicos brasileiros em relação ao povo haitiano”, afirma Amaral.

Os atendimentos começaram já na primeira semana após o terremoto que destruiu Porto Príncipe, quando médicos brasileiros da organização Expedicionários da Saúde, parceiros da AMB, estabeleceram-se no sul do país, em Les Cayes, e organizaram um serviço médico nas áreas de ortopedia e anestesiologia no hospital canadense Institut Brenda Stratfford.

Duas salas de operação foram aparelhadas, além de um centro de esterilização e duas enfermarias, totalizando 40 leitos.


Fonte: Portal Médico

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons