31 maio 2010

ENADE 2010 vai passar por mudanças

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que está marcado para dia 21 de novembro, passará por mudanças em 2010. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), vai assumir a elaboração das perguntas e alterar o esquema de distribuição e aplicação do teste. O Enade, antigo provão, é pré-requisito para obtenção do diploma e obrigatório para alunos de 4,5 mil cursos de bacharelado.

Para melhorar a operação do exame, o Inep não deve mais comprar questões de empresas e vai contratar pessoas físicas para elaboração do teste. Além disso, haverá mudanças na impressão, distribuição e aplicação do Enade, que no ano passado, foi alvo de denúncias de vazamento e fraude – hipótese descartada em investigação da Polícia Federal. Para imprimir e aplicar o teste, deve haver licitação. E a distribuição será feito pelos Correios, em processo idêntico ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No ano passado, as 54 questões anuladas, o que equivale a 7% das 745 perguntas distribuídas em 27 provas, foi motivo de preocupação para os estudantes. Este ano, o teste é obrigatório para alunos dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. Pela primeira vez, também serão avaliados estudantes dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Obrigatoriedade
Devem fazer o Enade alunos que entraram este ano na universidade e, até 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Também estão convocados os alunos com conclusão do curso prevista para 2010 e aqueles que já tenham cursado pelo menos 80% da carga horária do currículo da graduação. No caso dos cursos superiores de tecnologia, as regras são as seguintes: o teste é obrigatório para alunos ingressantes que, até 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 25% da carga horária e para os concluintes que tiverem cursado pelo menos 75% até a data limite ou que tenham condições acadêmicas de se formar este ano.

Estão dispensados do exame em 2010 apenas os estudantes que colarem grau até 31 de agosto e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante. Além da avaliação dos alunos de cursos superiores de tecnologia, outra novidade desta edição do Enade é a ampliação dos locais de aplicação da prova. Segundo portaria do Ministério da Educação (MEC), haverá testes também em cidades onde há polos presenciais de ensino credenciados pelo MEC. Com isso, o atendimento aos estudantes de cursos de graduação na modalidade de educação a distância avaliados em 2010 será ampliado.

As instituições de ensino superior são responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados ao Enade 2010, no período de 2 a 31 de agosto, no site do Enade (www.inep.gov.br/superior/enade). A lista dos estudantes que deverão fazer o exame será divulgada em 20 de setembro e os locais de prova devem ser publicados até 22 de outubro.


Fonte: UAI - MINAS (28/05/2010)

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons