17 maio 2010

Leide Moraes realizará campanha contra Câncer de Mama

Incentivar as mulheres na prevenção contra o câncer de mama e reduzir os índices da doença no RN. São com esses objetivos que o Centro de Saúde Reprodutiva Profª Leide Morais promoverá a "Semana da Mamografia", entre os dias 24 e 28 de maio. A campanha será realizada na sede da entidade, situada na Rua Fonseca e Silva, 1129, no Alecrim.

Voltada a mulheres com 40 anos ou mais, a ação tem por meta atingir mais de 2.000 pessoas. Assim, a campanha busca contribuir para diminuir a incidência de novos casos de câncer de mama no Estado, que ocupa o quinto lugar em ocorrências da doença na Região Nordeste e o 15º no País, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com estimativa do instituto, em 2010, devem surgir mais 49.240 casos desse tipo de câncer no Brasil, sendo 540 referentes ao RN.

Para combater esse quadro, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais, como explica a diretora geral do Leide Moraes, Débora Torquato. "O câncer mamário pode ser curado em até 90% das incidências, caso seja diagnosticado e tratado na fase inicial. Por isso, a campanha visa a sensibilizar as mulheres quanto à importância da realização da mamografia como atitude preventiva, estimulando o cuidado contínuo com a sua saúde", destacou.

Para participar da campanha, as mulheres devem apresentar uma solicitação do exame, expedida por um médico da rede pública ou privada, além do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A diretora informa que será disponibilizada uma equipe no local para providenciar o cartão SUS para aquelas que não o possuam. Também haverá médicos para as que necessitarem da requisição de mamografia. Além disso, é preciso realizar um agendamento prévio, por meio dos seguintes números de telefone: 3232-6164 ou 3232-6178.


Fonte: SESAP/RN

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons