08 abril 2010

CFM prepara-se para emitir certificados digitais junto com a identidade profissional (CRM)

O Conselho Federal de Medicina (CFM) prepara-se para emitir certificados digitais conjuntamente com a identidade profissional. Os cenários para gerenciamento dessa tecnologia, que também poderá ser chamada de CRM digital ou e-CRM, foram apresentados pelo representante do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Ruy César Ramos Filho, nesta quinta-feira (8 de abril), aos conselheiros federais.

Certificado digital é um documento eletrônico que tem informações sobre a pessoa, assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, com mesmo valor jurídico dos documentos assinados de forma tradicional. O diretor de Infra-Estrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Augusto Coelho, explicou que o certificado digital poderá autenticar e validar com garantias de integridade e sigilo (as informações trafegam de forma criptografada).

Com essa tecnologia, os processos ético-profissionais também poderiam tramitar eletronicamente, a exemplo do que já faz o judiciário. As eleições dos conselhos de medicina também poderiam ser realizadas de maneira informatizada com certificação digital, com o voto sendo efetuado de computadores privados.

"O médico, se ainda não precisa, vai precisar de um certificado digital, seja para exercer seus direitos e deveres como cidadão, seja para exercer seus direitos e deveres como profissional da medicina", estima Coelho.

Sul e Sudeste concentram 70% dos médicos brasileiros. Estima-se que 90% deles tenham acesso a computadores pessoais. Inicialmente, este deve ser o principal público para o CRM digital ou e-CRM.


Fonte: CFM

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons