27 abril 2010

Hipertensão atinge quase 100 mil no Rio Grande do Norte

Uma doença silenciosa vem acometendo um número cada vez maior de pessoas em todo o Brasil. A hipertensão arterial ou a pressão alta, como é mais conhecida, ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Segundo o levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, ontem, no Dia Nacional de Combate a Hipertensão, nos últimos três anos a doença avançou para 24,4% da população diagnosticada com a enfermidade no Brasil. O Rio Grande do Norte tem mais de 97 mil pessoas com idades entre 15 a maiores de 80 anos portadoras de hipertensão.

A doença avançou nos últimos dez anos, de acordo com os dados do DATASUS. Segundo a subcordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, em 90% dos casos a hipertensão é hereditária dos pais, mas outros fatores influenciam nos níveis de pressão. "O consumo de bebidas alcoólicas, fumo e obesidade, além do consumo excessivo de sal podem levar à hipertensão".

No Estado, a incidência da hipertensão é maior entre as mulheres acima de 50 anos. Ainda segundo Juliana, "a expectativa de vida de uma pessoa com hipertensão é 40% menor que a de um indivíduo sadio, ao longo dos anos". Na capital potiguar, quase 11 mil pessoas sofrem com hipertensão. No Dia de Combate à Hipertensão, A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um posto de verificação de pressão no Alecrim. No próximo dia 13/05, a SMS realiza um mutirão de ações no combate a Hipertesão.

Para ler mais clique aqui.


Fonte: DN online

1 comentários:

Ministério da Saúde disse...

Olá Blogueiro!
O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
Obrigado!
Ministério da Saúde

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons