07 abril 2010

Estudo analisa uso do Twitter como fonte sobre medicamentos

Rede social divulga informações incorretas sobre modo de uso de remédiosPesquisadores da Universidade de Columbia (EUA) identificaram mais de 52 mil atualizações no Twitter - chamados de "tweets" - mencionando o uso de antibióticos durante um período de quatro meses e meio. O estudo publicado no American Journal of Infection Control mostrou que cerca de 700 tweets continham informações incorretas sobre os medicamentos, principalmente com recomendações erradas de uso.
Foram encontrados tweets citando o uso de antibióticos para doenças virais, como a gripe ou resfriado, embora os antibióticos sejam usados apenas contra doenças causados por bactérias. Outros usuários ofereciam aos seguidores pílulas que sobravam de seu tratamento. Alguns contavam ainda que iam parar de tomar antibióticos antes do término do tratamento, pois já se sentiam melhor.
Embora os sites de redes sociais, e a Internet em geral, estejam tornando as informações sobre saúde à disposição do público mais facilmente, essa contaminação dos dados pode fazer com que mais pessoas façam uso errado de medicamentos e achem desnecessário frequentar o médico.
Ao mesmo tempo, isso pode ser benéfico para o diagnóstico nas clínicas, pois as pessoas estão levando ao consultório o que aprenderam na Internet com os seus médicos para ajudá-los a interpretar o que estão lendo. Um exemplo disto é o da estudante Carolina Fernandes, de 21 anos. Ela conta que sentia os ouvidos tapados e foi a otorrinolaringologistas três vezes e nenhum deles detectou nada de errado. "O entupimento do ouvido não aparecia nos exames de audição e uma das médicas chegou a dizer que meu caso era um mistério. Coloquei meus sintomas em um site de busca e, através das informações que achei, descobri que eu tinha uma disfunção no ATM, o osso do maxilar. A partir dessa informação procurei um especialista na área, um médico bucomaxilo que confirmou o diagnóstico com um simples aperto nessa região".
Lançado em julho de 2006, o Twitter é uma rede social e serviço de micro-blogging que permite aos usuários postar mensagens de até 140 caracteres. A ferramenta não é encarada só como diversão. A NASA, por exemplo, usa o Twitter para atualizar o status dos vôos de ônibus espaciais. O Twitter atingiu um bilhão de postagens em novembro de 2008.

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons