22 abril 2010

CFM e CRM-RN debatem Interiorização do Médico e aplicabilidade do Código de Ética

Em reunião da diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) com conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), nesta terça-feira (20/04), em Natal, analisou-se um levantamento publicado recentemente pelo CFM sobre a distribuição dos médicos no Brasil. O Rio Grande do Norte possui 3.670 médicos, destes apenas 20% estão no interior (716). O CFM defendeu, mais uma vez, políticas para implementação de carreira de Estado para os médicos e incentivos para a interiorização.

A pauta da reunião contou também com debates em torno de temas de relevância para a profissão médica, incluindo análise de especificidades e preocupações locais. Esta foi a 11ª visita do CFM aos Conselhos Regionais.

Fórum Dilemas Éticos - Médicos do Rio Grande do Norte lotaram o auditório do Memorial da Medicina, em Natal, para assistir uma palestra do presidente do CFM, Roberto d´Ávila, que aconteceu no Fórum Dilemas Éticos, com o tema “O Novo Código de Ética Médica – Suas Modificações e Suas Aplicabilidades”.

Ao iniciar sua palestra, Roberto d’Ávila explicou o significado e a história da existência dos códigos de ética médica. Ele afirmou que “o Código de Ética é visto, pela sociologia, como uma norma que é constituída coletivamente e estabelecida por meio da persuasão e da coerção sobre o conjunto da categoria profissional. O que está nele prescrito visa regular a conduta do profissional com seu cliente, com seu colega e com a sociedade”, enalteceu o presidente.

Como destaque especial para os capítulos, artigos e parágrafos onde estão citadas as ações e atitudes que ao médico são vedadas e também nas obrigações do médico, o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre, alertou aos médicos sobre a necessária atenção para o exercício legal da medicina.


Fonte: Portal Médico

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons