16 abril 2010

Estudante poderá acessar o FIES assim que for aprovado no vestibular

O estudante terá condições de acessar o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) assim que for aprovado no vestibular ou no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A informação é do ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro".

Para ampliar o acesso aos estudantes, o ministério baixou os juros de 9% para 3,4% ao ano e estabeleceu prazo para amortização de três vezes o tempo da graduação. "Em uma graduação de quatro ano, o estudante terá praticamente 14 anos para pagar esse financiamento com uma taxa de juro inferior à inflação oficial", disse Haddad.

O ministro afirmou também durante a entrevista que o Brasil deve erradicar o analfabetismo entre a população de 15 anos ou mais até o fim desta década.

"Vamos cumprir a meta do acordo assinado em 2000 na Conferência Mundial de Educação, em Dacar, que prevê a redução da taxa de analfabetismo em 50% até 2015. Até o final da década o analfabetismo estará erradicado no Brasil. Erradicado entenda-se menos de 4% da população analfabeta, o que a Unesco considerada um indicador aceitável", afirmou.

Haddad também destacou que o MEC desenvolveu um programa para proporcionar literatura adequada para os adultos que estão sendo alfabetizados. Ele citou ainda a expansão das universidades federais e das escolas técnicas.


Fonte: Folha OnLine

0 comentários:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons